Problemas de comunicação Usuário X TI

12 respostas
A

Bom dia.

Gostaria de abrir discursão sobre um assunto bastante complicado e recorrente no meio que é a falta de comunicação entre usuário e TI.
Bom, eu trabalhei bastante tempo no administrativo mas sempre tive um pé-e-meio no TI.
Sempre fui de dar sugestões, arremessos hora convertidos, hora desviados… mas o que pude notar é que alguns profissionais de TI fazem ouvidos môcos quando um usuário sugere uma implementação.
Em contra partida, e isso é o que mais me irrita, há usuários que simplemente ignoram a possibilidade de melhorar uma rotina no sistema que utiliza, chegando ao cúmulo de exportar dados de uma base para o Excel, processar as informações e lançar os resultados no sistema.
Tudo bem que isso mostra pro-atividade, mas “pera lá”, tem empresas que mantém um monte de “planilhinhas” que fazem isso, que fazem aquilo…
Confesso que comecei a aparecer como desenvolvedor utilizando VBA Excel, mas antes de criar uma ferramenta eu sugeria uma implementação, caso não fosse atendido, sendo por falta de interesse de algum fulano ou por ser de fato ignorado por ser um ADM dando idéias de projetos audaciosos demais para o que se esperava de um usuário, criava para meu uso ou dos meus colegas, que sempre adotaram meus “aplicativos” na sua rotina de trabalho.
Eu acho que deve haver cessão de ambos nessa quabra de braços, muitas vezes instaurada por orgulho mútuo ou unilateral.

12 Respostas

Alexandre_Saudate

A proposta é que técnicas como BPM reduzam isso, mapeando o processo do cliente e mostrando pra ele onde ocorrem alguns gargalos…

[]´s

M

O BPM é uma ferramenta muito boa,

mas o seu problema não é ferramental, é cultural.

Para você conseguir alguma mudança você primeiro precisa convencer sua gerencia e a gerencia dos usuários (se convencer a sua já é um grande passo ultrapassado).

Só depois de convencer a Sua gerencia que algo está errado e que há soluções viaveis para isso ocorrer, como o BPM, espcialização na área de requisitos, etc, ai então você poderá ver melhoras.

mas esse processo não vai levar menos de um ano.

A

Concordo que a questão é cultural. Se você observar nas empresas sempre tem aquele “planilheiro” de quem os “caras” são fãs.
Com todos os recursos que existem ainda acho que nada melhor que as informações de quem executa a tarefa para elaborar bons requisitos, até porque sem um ator não há caso de uso, e como na maioria das vezes atores são usuários é inevitável e impressindível sua participação na elaboração de um projeto.

Trazer leigos para participarem de projetos não é novidade mas poderia ser prática mais comum, basta identificar alguem com visão no departamento ou setor e utilizar seus conhecimentos nesse processo. O que vocês acham?

Alexandre_Saudate

ajmcarvalho:
Concordo que a questão é cultural. Se você observar nas empresas sempre tem aquele “planilheiro” de quem os “caras” são fãs.
Com todos os recursos que existem ainda acho que nada melhor que as informações de quem executa a tarefa para elaborar bons requisitos, até porque sem um ator não há caso de uso, e como na maioria das vezes atores são usuários é inevitável e impressindível sua participação na elaboração de um projeto.

Trazer leigos para participarem de projetos não é novidade mas poderia ser prática mais comum, basta identificar alguem com visão no departamento ou setor e utilizar seus conhecimentos nesse processo. O que vocês acham?

Acho que você está falando como um verdadeiro praticante de Agile =P

[]´s

A

Olha, fui moldado nas forjas da rede AMBEV, onde a metodologia é “Trocamo o pneu de um carro em movimento”.
Não consegui me livrar disso até hoje e, apesar desgastante, tem lá suas vantagens quando tem pessoas motivadas no processo.
Mas… êpa… não me confundam com aqueles luados que acham que tapinha nas costas me motivam e nem aquela LOOOONGAS palestras com aqueles bobocas fazendo macaquisses pra te fazer rir e enfiar aquela prosinha de “Vista a camisa…!”, “Cresça com a empresa…!”… motivação pra mim e liberdade para trabalhar e acima de tudo ela, a GRANA.

Alexandre_Saudate

ajmcarvalho:
Olha, fui moldado nas forjas da rede AMBEV, onde a metodologia é “Trocamo o pneu de um carro em movimento”.
Não consegui me livrar disso até hoje e, apesar desgastante, tem lá suas vantagens quando tem pessoas motivadas no processo.
Mas… êpa… não me confundam com aqueles luados que acham que tapinha nas costas me motivam e nem aquela LOOOONGAS palestras com aqueles bobocas fazendo macaquisses pra te fazer rir e enfiar aquela prosinha de “Vista a camisa…!”, “Cresça com a empresa…!”… motivação pra mim e liberdade para trabalhar e acima de tudo ela, a GRANA.

Ah, mas isso é típico de empresas onde a atividade fim não é a TI. Como TI nessas empresas é commodity, ninguém liga pra como a coisa é feita. Quando eles contratam uma consultoria, por exemplo, a coisa muda de figura.

[]´s

A

Bom, hoje estou trabalhando numa metalúrgica, na eminencia de cair matando no ABAP (não vejo a hora).
Mas essa metodologia ainda sim me parece bem mais eficiente.

A

Ah… mas eu concordo com você asaudate, inclusive faço parte do quadro societário de uma empresa de consultoria empresarial e desenvolvimento. Trabalhamos novas formas de trabalho, baseado em um diagnóstico prévio dos processos da empresa, mas com um componente indispensável: opiniões dos funcionários sobre a empresa, suas atribuições e melhorias propostas.

D

Existe uma questão importante que é o custo, já trabalhei em multinacionais e não é bem assim que funciona: “oh fulano, faz uma rotina assim assado no sistema pra mim?”

Isso é projeto. Tem que ter um patrocinador.

ManoJava

Boa tarde!

Também trabalho numa Indústria Metalúrgica e sei que o departamento de T.I. faz parte do apoio pois o foco principal da empresa não é software e sim produtos Metalúrgicos, mas temos sorte que o nosso gerente de T.I é Mestrado em Sistemas de Informação e álias deu aula pra mim na Facul e aqui é assim, quando um usuário solicita uma alteração ou inclusão de algum processo novo na sua área eles devem fazer solicitações e estas devem ser aprovadas antes de se iniciar as atividades para cada desenvolvedor/Analista, procuramos fazer tudo de acordo com os padrões e seguindo normas principalmente ISO e ABNT.

Att.

sergiotaborda

ajmcarvalho:
Bom dia.

Gostaria de abrir discursão sobre um assunto bastante complicado e recorrente no meio que é a falta de comunicação entre usuário e TI.
Bom, eu trabalhei bastante tempo no administrativo mas sempre tive um pé-e-meio no TI.
Sempre fui de dar sugestões, arremessos hora convertidos, hora desviados… mas o que pude notar é que alguns profissionais de TI fazem ouvidos môcos quando um usuário sugere uma implementação.

Isso acontece porque

1. Tecnicamente a sugestão do usuário não deve ser feita ao profissional de TI e sim ao “patrocinador”. O patrocinador é que avalia se a feature dá valor ou não ao software. Se não, TI nem sequer é chamada. Se sim, agora existe uma força executiva para forçar o usuário a ouvir.
  2. O cara de TI deve explicações aos patrocinadores, não aos usuários.

Passar por cima da figura do patrocinador leva a vários problemas como favoritivismo ou repressão porque o usuário e o cara de TI estão no mesmo patamar “de poder” e nenhum pode exigir nada do outro.

A

A questão não é ficar subordinado ao usuário, mas sim coibir o desenvolvimento paralelo e documentar todas as fazes das rotinas de trabalho, que muitas vezes ficam meio que escondidas nesse “deixa que me viro com o Excel” ou mesmo com a calculadora.

Criado 16 de março de 2010
Ultima resposta 18 de mar. de 2010
Respostas 12
Participantes 6