Bom dia senhores, venho por meio dessa recorrer a sapiencia alheia por conta da minha miseravel aflição na tentativa de desenvolvimento e consumo de Web Services.
Muito bem, antes de mais nada estou usando Axis2, Apache Tomcat 6.0.18, Jdk 1.5 e Netbeans 6.5
Estou tentando desenvolver algo simples, apenas para entendimento e estudo. Quero aproveitar-me da automaticidade fornecida pelo Netbeans, e estou tendo dor de cabeça, talvez por falta de conhecimento. De qualquer forma estou lendo em paralelo o livro Java Web Services da O’ Reilly ( 2002 ) /*nao sei se tem algo mais novo, se alguem tiver uma indicação, por favor não se contenha ;D */ , a fim de obter um melhor entendimento.
Quanto a minha aplicação, trata-se de um Web Service com apenas uma função de soma, com entrada de dois inteiros e grava o retorno de um inteiro no banco de dados.
Já o cliente seria um aplicativo executado na linha de comando de uma maquina em qualquer outra maquina fora daquela rede, mas ligada a internet, que ao executar, ele pega 2 valores e envia para o Webservice, que faz todo o trabalho.
Mando gerar pelo Netbeans 6.5 e aparentemente dá tudo muito certo, localmente.
Tutorial seguido: http://www.netbeans.org/kb/61/websvc/gs-axis.html
Gera o WSDL, roda no servidor, consigo testar, tanto pelo netbeans, quanto imputando variaveis pelo endereço do navegador, e pelos testes grava com sucesso na base de dados.
Então mandei gerar o Client também, que é gerado com sucesso, e executado com sucesso no meu ambiente de trabalho. Trata-se de apenas um Methodo main. Manda as variaveis para o webservice e voilá, funciona que é uma beleza.
Mas aparecem coisas que não consigo compreender tais como:
-Na geração do client, são gerado as referencias de web. E surgem as seguintes, MainSOAPHttp11ENDPoint, MainSOAPHttp12ENDPoint e MainSOAPHttpENDPoint. Todas elas trazem as mesmas informações e usando qualquer uma delas obtenho o mesmo código e o mesmo efeito (local) de funcionamento.
Olhando o WSDL conferi que aparecem os 3 nomes lá, que deve ser proveniente da geração automatica. Pq disso? Isso é normal por culpa do comodismo da geração automatica?
Criei um client migrando de um serviço qualquer encontrado na internet, e cada hora as referencias de WS são geradas de uma forma diferente. Isso está dificultando um pouco o entendimento. Isso é normal ou estou dando azar?
Quanto ao cliente que gero e funciona localmente, quando mando construir e jogo ele em outra maquina em outro ponto qualquer, com rede funcionando. Mando rodar ele e não dá nenhum erro, mas também não funciona. Olhando com mais cuidado dentro do pacote contruido notei que não tem xml algum. Isso é normal? Qual a melhor forma de construir o pacote para esse client?
Cheguei a ver os xmls que compoe o webservice em busca de algo como 127.0.0.1 para trocar pelo ip que minha maquina tem aqui na rede, mas tá tudo certinho, com o client também fiz isso.
Se você chegou até aqui lendo tudinho, muito obrigado pela atenção, espero ter obtido a clareza necessaria. :oops:
Aguardo uma luz advinda de uma criatura abençoada. :lol: