Problemas em conectar aplicação JSP via ODBC

2 respostas
D

Pessoal, estou tendo um problema em conectar a minha aplicação em JSP via ODBC. Criei o arquivo abaixo somente para testar esta conexão:

<%@ page import = "java.sql.*"%>
<html>
<body>
<%
String odbc = "jdbc:odbc:dbtutorial";
try {
           Class.forName("sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver");
           Connection conn = DriverManager.getConnection(odbc, "", "");
           Statement stmt = conn.createStatement();
           ResultSet rs = stmt.executeQuery(
               "select * from dbtutorial");
           while(rs.next()) {
               out.println("teste1");
               out.println(rs.getString(1));
               out.println(rs.getString(2));
               out.println(rs.getString(3));
               out.println(rs.getString(4));

%>
&lt;center&gt;<b>Chamado cadastrado com Sucesso !
<A HREF="http://premium/helpdesk">Voltar </A></b>
&lt;/center&gt;
&lt;%
           }
} catch (Exception e) {
    out.println("Não foi possível conectar ao banco" + e.getMessage());
}

%&gt;
&lt;/body&gt;
&lt;/html&gt;

E quando tento acessar a página me é retornado o seguinte erro: Não foi possível conectar ao banco[Microsoft][ODBC Driver Manager] Nome da fonte de dados não encontrado e nenhum driver padrão especificado

O estranho é que o mesmo código que está entre as tags JSP quando testado no eclipse da minha máquina está funcionando, alguém saberia me dizer o porquê disto estar ocorrendo?

Só para deixar mais claro tenho o Tomcat 5.0.28 instalado em minha máquina Windows XP e configurei as seguintes variáveis de ambiente:

Alguém poderia me dar uma dica do que pode estar ocorrendo.

2 Respostas

T

Como você inicia o seu Tomcat? Se for como serviço do Windows (ou seja, se você usou o instalador do Tomcat) ele provavelmente não vai encontrar o seu User DSN ou File DSN. Você precisa configurar como System DSN.
(Lembre-se que quando você roda o tomcat pelo Eclipse, o usuário é o usuário local da sua máquina, portanto usa o User DSN. Quando você roda o tomcat como serviço, o usuário é LocalSystem, que não consegue usar o User DSN.
Esse problema é muito comum quando se usa ODBC, troque as palavras “JSP” por “ASP” e “Eclipse” por “Visual Studio / VB 6.0”. O problema é igualzinho.

D

Valeu pela dica thingol, mas sabes como devo fazer para configurar como System DSN. Ou como faço para na instalação, não configurar meu Tomcat como serviço do Windows. Agradeço desde já pela ajuda.

Criado 1 de junho de 2005
Ultima resposta 1 de jun. de 2005
Respostas 2
Participantes 2