Problemas em JScrollPane

Senhores pesquisei em um monte de lugar etc… achei soluções para colocar as barras de rolagens em um JScrollPane , mas, meu problema e outro tbem o maldito JScrollPane quando esta em sendo add em um JTabbedPane, ambos lotados com JPanel com Layout null, não posiciona nem pelo reza alguém sabe como resolver??

Não entendi nada.

[color=red]1[/color]

private void iniPanelCelulas(){ this.panelCelulas = new JPanel(); this.panelCelulas.setLayout(null); this.panelCelulas.setSize(10024, 400); this.panelCelulas.setPreferredSize(new Dimension(10024, 400 )); }
[color=red]2[/color]

private void iniPanelDeScroll(){ this.panelDeScroll = new JScrollPane(); this.panelDeScroll.setViewportView (this.panelCelulas); this.panelDeScroll.setAutoscrolls(false); this.panelDeScroll.setWheelScrollingEnabled(false); this.panelDeScroll.setAutoscrolls(false);

Basicamente eu tinha 1 e 2 o painel de células recebia n células todas em layout null, e depois era add no this.panelDeScroll, ate entao tudo bem , mas, this.panelDeScroll era add ao um JPanel com que continha outros JPanel com layout null, sendo que o conteiner de todos tbem era null layout , entao, o this.panelDeScroll sempre retornava para a posição a localização (0,0), mesmo dando setLocation(x,y), resolvi coloando um painel intermediario (3) abaixo com BorderLayout();
[color=red]3[/color]

private void iniPanelAba1(){ this.panelAba1 = new JPanel(); this.panelAba1.setSize(this.larguraFrame-this.larguraColunaDeNumeros-6, 214); this.panelAba1.setLocation(this.larguraColunaDeNumeros-1, this.alturaCelula-1); this.panelAba1.setLayout(new BorderLayout()); this.panelMeio.add(this.panelAba1); this.panelAba1.add("Center",this.panelDeScroll); }

Agora gostaria de saber como eu posso colocar a Scroll do JScrollPane impossivel de ser mechida, por exmplo eu quero ela so como figura estetica, e nao funcional, comsegui apenas travar a movimentação da “rodinha” do mouse e o auto scroll (4)
[color=red]4[/color]
this.panelDeScroll.setWheelScrollingEnabled(false); this.panelDeScroll.setAutoscrolls(false);

De Qualquer forma agradeço a prontidão da resposta e se poder me ajudar com isso fico muito grato.

abs

Lothar

Mas… se vc não quer que se mexa no scrollpane, pq vc usa um scrollpane? Não é mais fácil não usa-lo?

Sim, mas a questao e estetica eu um prototipo de uma coisas, e para da idea que aqule paneldecelulas, e como se fosse um planilha de excel vc ve as barras de rolagens e sabe que tem mais celulas. Eu nao acho isso em lugar algum? tenho que implentar alguma coisa?