Problemas em mostrar mensagem de alerta[JSF]

iai pessaul, blz?

estou usadno jsf e tenho uma página jsp onde tenho um formulario com alguns campos que são obrigatorios. aparentemente realmente eles não são gravados no banco se não forem preenchidos, porem coloquei mensagens de alerta usando o requiredMessage, mas as mensagens não aparecem nem a pau…nem da erro nem nda, simplesmente meu form fica estatico e nda acontece…segue meu arquivo, se alguem puder dar uma força eu agradeço…vlw

[code]<%–
Document : cadastrar-usuario
Created on : 17/09/2008, 16:33:01
Author : Ciro S. Santos
–%>

<%@page contentType=“text/html” pageEncoding=“UTF-8”%>

<%@taglib prefix=“f” uri=“http://java.sun.com/jsf/core”%>
<%@taglib prefix=“h” uri=“http://java.sun.com/jsf/html”%>
<%@taglib uri=“http://richfaces.org/a4j” prefix=“a4j”%>
<%@taglib uri=“http://richfaces.org/rich” prefix=“rich”%>

Nf-e - Cadastro de Usuários
Cadastro de Usuários

<h:message for="login" errorStyle="color: darkred;"/> 
                <h:message for="nome" errorStyle="color: darkred;"/>  
                <h:message for="role_login" errorStyle="color: darkred;"/>

<h:panelGrid columns="2" id="panel2" columnClasses="odd-row,even-row">  
                    <h:outputLabel value="Login: "/>  
                    <h:column> 
                        <h:inputText value="#{usuarioBean.login.login}" size="30" required="true" id="login"  
                                     requiredMessage="Campo Login é obrigatório."                              
                                     style="color:gray;"/>                                                           
                    </h:column> 
                    <h:outputLabel value="Senha: "/>  
                        <h:inputSecret value="#{usuarioBean.login.senha}" size="30" redisplay="true"/>                              
                    <h:outputLabel value="Nome: "/>  
                        <h:inputText value="#{usuarioBean.login.nome}" size="30" required="true" id="nome"  
                                     requiredMessage="Campo Nome é obrigatório."                              
                                     style="color:gray;"/>  
                    <h:outputLabel value="Permissão: "/>  
                        <h:selectOneMenu value="" id="role_login"  
                                         requiredMessage="Campo Permissão é obrigatório."  
                                         required="true">  
                            <f:selectItem itemValue="" itemLabel="-- Selecione --" />  
                            <f:selectItems  value="#{usuarioBean.roles}"/>
                        </h:selectOneMenu>                              
                </h:panelGrid>  
                <rich:separator height="4" style="width:290px"/><br>
                <a4j:commandButton action="#{usuarioBean.adicionarUsuario}" value="Cadastrar" />  
                <br>                        

<h:outputText value="#{usuarioBean.resultado}" style="color:red; font-weight:bold"/>     
            </rich:panel>
        </h:form>
    </f:view>
</body>
[/code]

tenta colocar essa tag no final de cada column

<h:messages />

como assim?

e onde eu abro essa tag?..eu tiro as tags de message de onde elas estão?

[quote=cs.santos0]como assim?

e onde eu abro essa tag?..eu tiro as tags de message de onde elas estão?[/quote]

Nao precisa tirar nada, vai ficar assim

# <h:column>   
#    <h:inputText value="#{usuarioBean.login.login}" size="30" required="true" id="login"    
#                        requiredMessage="Campo Login é obrigatório."                                
#                        style="color:gray;"/>                                                             
#     </h:column>
#     <h:messages />

Temta assim e ve o que da

.

coloquei…e não aconteceu nda cara…

a unica coisa q aconteceu, foi embaralhar o layout do meu form…

existe alguma outra forma de fazer isso?

Existe sim.

Voce pode fazer as validações direto nos seus mbean e caso esntre nas condições voce seta um determinado valor em outro mbean e chama um pop-up, assim esse pop-up traz a mensagem. Esse processo so é executado se voce usa internacionalização , que não é o seu caso.

me manda o projeto que eu vou testar aqui, pois isso que te passei deveria ter funcionando

pace!!!

cara tenta colocar o
<h:messages> antes do seu <h:form> e feche depois dele, acho que isso poderá resolver o seu caso