Problemas em pegar dados de uma jtable

16 respostas
moacirrox

bom pessoal, não reparem no código noob, pois é o primeiro q estou tentando criar sem ajuda de livros e videos. porém impaquei! kkkkkkkkkk mais até q fui longe.

private void excluir_cadastro(){
        if(tbCargos.getSelectedRow() != -1){
            int resp = JOptionPane.showConfirmDialog(this, "Deseja excluir o cargo selecionado?", "Confirmação", JOptionPane.YES_NO_OPTION);  
            if (resp == JOptionPane.YES_NO_OPTION) {  

try{
                    con_cargos.executarSQL("delete from cargo where id='"++"'");
                    cancelar_cadastro();
                    JOptionPane.showMessageDialog(this, "Cargo excluido com sucesso.");

}
                catch(SQLException erro){
                    JOptionPane.showMessageDialog(null, "Problemas ao excluir cargo");
                    cancelar_cadastro();
                }
        }  
        }
        else{
            JOptionPane.showMessageDialog(this, "Selecione um cargo.");
        }
    }

o que preciso é na linha q está a query de delete eu pegue o codigo do cargo que está na tabela selecionada. como faço isso? hehehe sei que vai ser usando um getSelectedRow() + alguns dados… mais n sei como montar, preciso de uma luz xD

vlws

16 Respostas

yhhik

como vc esta preenchendo a tabela com uma list?
faça assim para selecionar o cargo

cargo = listaCargo.get(tabela.getSelectedRow());

moacirrox

sim, é pq quero colocar uma ação no botão editar, então quando ocara clica em algum registro da jtable o botão editar ativa, ai quando clicar em editar ou excluir quero que pegue a id do cargo entendeu?

yhhik

vc ja tem o cargo… como vc vai tirar o id dele?
use get…

cargo = listaCargo.get(tabela.getSelectedRow());  
cargo.getSeuId();
R

e aí solucionou? mas diga vc nunca fez curso nenhum.?senão foi longe mesmo. conseguiu conectar banco de dados e tudo?
puxa levei um bom tempo no curso para conseguir isto. pode ser que enrolem um pouco, mas as vezes só, como vc diz, empaca.

olha boa sorte, mas acho que é bom um livro com exemplos. um muito bom é:

desenvolva aplicativos com java 6, de renato rodrigues filho.

www.editoraerica.com.br

da de pegar o download dos exemplos gratuitamente.
muita coisa boa. para estudar. melhor com o livro nas mãos.

moacirrox

pois é amigo, cheguei a assistir video aulas, ai depois larguei e pensei cmg, se eu n desapegar a esses exemplos e etc… a coisa n vai hehehe

solucionei…

olha o exemplo

int puxa_linha = tbCargos.getSelectedRow();
        String codigo_cargo = tbCargos.getValueAt(puxa_linha , 0).toString();

na variavel inteira ini peguei a linha que foi selecionada e na linha abaixo criei uma variavel string junto com o getValueAt para pegar a linha e a coluna, no meu caso ficou a coluna 0 que é a primeira q tinha o código!

Vlws galera

R

bem parabéns, o livro ali serviu para algo, tentou pegar o download? é bem bacana…

posta aí o resultado ou o jar, para eu ou a turma ver o que vc “aprontou” …

valeu.

moacirrox

cabo saindo ± isso aqui amigo, porém estou com um outro problema agora q nunca mexi

preciso que o campo “Nº Banco” aceite apenas numeros, para que não apresente erro na hora de inserir na db, pq se colocar letras o catch alerta erro ao inserir na tabela né^^, ja tentei fazer formatação de campos, porém a formatação tambem só cadastra se estiver de acordo com o q foi solicitado por ela e assim n da muito certo xD

EDIT: ultimamente ando até sonhando com java, almoçando java^^ por isso q a coisa ta andando hehehe

R

bem primeiro uma dica que recebi de um professor, este código que vc postou primeiro ali, é meio inútil. o código pode interessar para o programador, mas muitas vezes, nada para o usuário. no caso vc já tem o número do banco, que se está listando por ordem numérica, já é uma espécie de código. apesar de poder usar o código, pode usar isto invisivilmente, o que acha?

agora quanto ao que vc fala, não entendo. o catch, como vc diz, já vai definir se é número ou não, com a mensagem certa, então qual o problema? se os dados não forem certos, o catch vai “avisar” na cadastracao, e só cadastra se for números.

qual o problema de fato?

e por fim, o que vc fará com estes bancos, pode falar da idéia inteira do projeto?

valeu.

R

acho que ficou claro, o código que falei é o primeiro campo da tabela, não o código do programa, ok?

aguardo resposta.

moacirrox

sim entendi o do primeiro código, e realmente sua ideia está mais do que certa! só serve para o programador, ja o usuário n vai utilizar, porém em uma fabrica de embutidos q visitei, eles tinha uma linha de 15 produtos apenas e lançavam no sistema por código, mais isso não vem ao caso, consegui resolver o problema e vou usar a ideia do catch…

Obrigado amigo.

esse tabela de bancos é apenas para auxiliar o usuário, estou fazendo o que chamamos de um mine erp, apenas para aprender ao decorrer do tempo, e está dando resultado na aprendizagem, pois quando deparo com esses obstáculos vou aprendendo sempre +! agora estou com um problema no combobox hehehehe

R

é sobre usar o código já pensei nisto, realmente pode acontecer. mas o professor me convenceu que o código era coisa de programador. em todo caso em alguns casos ele pode vir a ser útil sim.
mas de fato ali já tem o número do banco, então quem sabe para não ficar confuso demais, ele pode usar o número do banco, por exemplo…

estou achando bacana o visual do seu programa, está com uma ‘cara boa’.

e qual é o problema do combo, quer postar aí…

talvez eu possa ajudar

[email removido] tb.

R

tenho um programa bacana, que trabalha com combos, talvez possa servir de exemplo.

moacirrox

vc conseguiria disponibilizar alguma coisa do src? se puder seria de grande ajuda para minhas dúvidas.

sobre o visual do programa, eu tenho um pacote de icones aqui que posso disponibilizar para você caso queira.

Obrigado amigo!

R

me manda o email pois o projeto é muito grande, o anexo não permite enviar arquivos ou projetos grandes. valeu.

R

já deixei meu email ali, é só escrever. fica mais fácil. caso eu me perca do tópico.

moacirrox

[email removido]

Criado 1 de dezembro de 2011
Ultima resposta 5 de dez. de 2011
Respostas 16
Participantes 3