Problemas na distribuição do programa

6 respostas
J

Boa noite pessoal, após passar dias programando, pesquisando e testando um software, me deparei com 3 problemas após eu finalizá-lo e por o mesmo pra distribuir. Vou passar somente dois problemas pro enquanto. Um delas é que após eu contruir o projeto no NetBeans, ele criou o arquivo .jar e uma pasta chamada .lib, até ai tudo bem, mas ao criar o instalador com ajuda do InnoSetup não estou conseguindo colocar a pasta lib junto, só vai os arquivos que estão dentro dela. Aí após intalar o programa eu preciso ir na pasta do programa, criar uma pasta, remoneá-la como lib e aí mover todos os arquivos dela pra poder o programa abrir. Outra é com relação a GUI. aqui no meu notebbok eu testei e os componetnes da GUi(jLabel, JtextField e etc) ficam alinhados conforme foram criados, mas ao instalar em um outro computador alguns componentes parecem cortados no lado direito.Vale lembrar que o meu notebook é um widescreen enquanto no pc ele é no formato 3:4 normal de tv de tubos.Alguem podem me dar uma força

6 Respostas

mauricioadl

sobre as libs, coloque elas dentro do jar, assim nao precisa nem de instalador. xD

sobre a tela distorcia e o layout que o netbeans usa, ele da esses problemas mesmo, tente usar um layout da propria linguagem java, Border, Grid, etc.

[]'s

InicianteJavaHenriqu

Só complementando a resposta do mauricioadl:

Para criar um .jar sem a pasta lib :arrow: http://preclog.blogspot.com.br/2010/03/criando-jar-no-netbeans-sem-pasta-lib.html

Sobre o layout é como o mauricioadl disse use outro gerenciador e não layout null, porém, você terá que refazer sua GUI.

Para ajudar em mais algumas coisas no instalador (colocar ícone, script do BD…) :arrow: http://www.guj.com.br/java/262896-resolvido-como-criar-um-instalador-a-partir-de-um-arquivo-jar-no-netbeans

:thumbup:

J

Ou seja, eu vou ter que fazer a GUI na mão mesmo, código por código. Sei que é muito complicado fazer na mão pois envolve alinhamento dos coponentes, utilizar o gerenciador de layout correto e outras combinações. Não existe uma forma de fazer mesmo no netbeans

L

Tenta utilizar esse código para definir o tamanho do seu frame:

Dimension tela = new Dimension(); // cria e inicializa um variavel do tipo "dimensão"
tela = Toolkit.getDefaultToolkit().getScreenSize(); // variavel tela recebe o tamanho do monitor utilizado
this.setSize(tela); // define o tamanho do frame de acordo com o tamanho do monitor

isso deve resolver esse problema de compatibilidade.

Sobre a pasta lib, joga junto dentro do jar.

InicianteJavaHenriqu

Fazer GUI “na mão” é só uma opção. Quem te disse que não da para fazer no NetBeans :?:

Clicando com o botão direito do mouse em cima do componente (JFrame, JPanel…) você pode escolher o gerenciador de layout que quiser e ainda mudar seu valor (de espaçamento, alinhamento…) na paleta de propriedades.

E no final você não precisar remover o botão maximizar e nem o redimensionamento do seu JFrame.

:thumbup:

J

galera, conseguir alterar o arquivo xml pra criar a pasta store mas ao executar o .jar da aplicação ele não fucionou. Fiz conforme estava descrito no tutorial, ele criou a pasta store direitinho ma s deu mensagem tipo: a classe principal não foi encontrada ou não existe

Criado 25 de junho de 2012
Ultima resposta 28 de jun. de 2012
Respostas 6
Participantes 4