Problemas na exibição de Relatórios a partir de um Jar

2 respostas
ronnypeterson

Já postei um tópico semelhante mas não obtive sucesso, já googlei, pedi ajuda aos universitários, já comecei até a rezar, mas nada adianta para que o relatório que funciona a partir do Eclipse funcione a partir do jar do meu projeto.

Já estou pensando seriamente voltar p o Delphi, tudo por causa desses relatórios. Será que haveria uma alma generosa que poderia me passar esse segredo que parece ser guardado a sete chaves).

Estou precisando muito dessa ajuda.

Estou desenvolvendo uma aplicação no Eclipse com relatórios. Dentro do eclipse roda blz, sem erros e tal.
O problema é quando gero um .JAR do meu projeto, pois quando tento abrir o mesmo relatório pelo jar aparece uma msg informando que o arquivo não existe.
Alguém sabe como posso resolver isso???

public static void geraRelAtendimentosData(Date data_ini, Date data_fim)
 	{
 		conexao com =  new conexao();
 		Connection conn = com.retornaConexao();

String rel = "Relatorios/Relatorio_Atend_Data.jasper";

try
 		{											
 			Map parametros = new HashMap();
 			parametros.put("data_inicio", data_ini);
 			parametros.put("data_fim", data_fim);

JasperPrint impressao = JasperFillManager.fillReport(rel, parametros, conn);

JasperViewer viewer = new JasperViewer(impressao, false);			

viewer.setTitle("Relatório de Atendimentos");

viewer.setIconImage(Toolkit.getDefaultToolkit().getImage("imagens/agenda.png"));

viewer.setVisible(true);							

}
 		catch(Exception e)
 		{
 			JOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro durante montagem do relatório!\n"+e.toString(), "Erro",JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE );
 		}	
 		finally
 		{
 			try 
 			{
 				conn.close();
 			} 
 			catch (SQLException e) {}
 		}
 	}

2 Respostas

davidbuzatto

Os jars do jasper reports estão no classpath do seu aplicativo?
Olha esse link, são os .jar básicos para a utilização do jasper reports na sua aplicação.

No seu último post vc disse que não conseguia executar o IReport não foi? Eu não tinha entendido direito a sua pergunta.

Creio que o eclipse quando gera o seu .jar cria uma cópia dos jars adicionados no classpath do projeto junto com o .jar da sua aplicação. Se ele não faz isso por padrão é só configurar.]

Posta ai se funcionou.

Até mais!

Marky.Vasconcelos

Os outros jars estão sendo carregados normalmente
ex: MySql e Hibernate se você usa?

se não… como você exporta pra .jar?
tem um plugin do eclipse chamado FatJar
se for seu caso recomendo procurar sobre isso

Criado 1 de agosto de 2007
Ultima resposta 2 de ago. de 2007
Respostas 2
Participantes 3