Pessoal sera quem alguam mais tem o mesmo problema que eu, qdo estou criando uma tela no netbeans, eu adiciono os Jlabels, e comeco a inseriri o JTextField, porem as vezes(quase sempre) que vou redimencionar um jTextField, ele ferra todo o layout, ou diminui o tamanho de algum componente, ou aumenta o jtextfield para o tamanho da tela, sempre sofro com isso utilizo o Free disgner, pois ele me orienta para deixar os componentes na mesma linha e altura, essas coisas porem tenho esses problemas, alguem sabe como resolver?/
Cara, o FreeDesign ele é na verdade o GroupLayout, e ele “tenta” se ajeitar de acordo com o grupo de componentes que estão perto dele, fazendo com que algumas vezes ele se perca e aconteca isso, por enquanto eu não sei a solução que vc pode fazer para arrumar, mais para a proxima versão do netbeans 6, isso está corrigido, eles perceberam isso e deram um jeitinho, vc pode conferir isso nesse video do Matisse no netbeans 6. http://www.netbeans.org/download/flash/netbeans_6_gui_builder/netbeans_6_gui_builder.html
A proxima versão do Netbeans está prevista para meados de junho.