Problemas no layout de relatório formato xls com ireport

Olá galera,

estou utilizando o ireport para gerar relatórios para a minha aplicação. Estou com um pequeno problema que não consigo solucionar. Quando exporto para pdf, ele aparece perfeito. Porém quando exporto para xls o layout fica totalmente "tosco". Segue abaixo a imagem do arquivo exportado.

Como vocês podem observar, existem inúmeras linhas verticais e horizontais (marcas das células)....gostaria que não houvesse nenhuma ou, caso não seja possível, um número mínimo, apenas separação das células. Outro problema são os campos que aparecem uma seta vermelha, que indica que tem mais texto que não está aparecendo, por exemplo o campo "ramo de", que no arquivo jrxml está "ramo de atividade". Gostaria que ele mostrasse tudo, como faço?

Não sei se consegui explicar direito, ou se fui didático demais, mas espero ter conseguido expor meus problemas....valeu

Eu tive esse problema mano, e fiz o seguinte para resolver
1- evite colocar em seu relatório campos aninhados(ou seja, um dento do outro)
2- simplifique a forma com que os dados serão apresentados o máximo que vc puder
3- se vc quer colocar um espaço vazio para separ dados, coloque um campo de texto estático entre os mesmos
4- se existe dados incompletos ou simplesmente sumindos é porque os campos de texto estão muito próximos ou sobrepondo um pedaço do campo vizinho, então coloque uma leve distância entre eles.
5- se tiver alguma imagem que não esteja aparecendo no seu relatório, me avise se vc encontra a solução pois eu ainda estou com esse problema.

Então, mas eu gostaria que o fundo ficasse todo branco, sem essas linhas feias. Alguém tem alguma idéia?

Olá analistadj, já tive um problema parecido e foi resolvido como o jmaia falou.

Verifique se a propriedade IS_WHITE_PAGE_BACKGROUND não resolve o seu problema, o link da documentação do método está aqui

[]'s

Quando eu tive esse problema foi questão de alinhamento. O alinhamento dos campos tem que estar impecávelmente impecável