Problemas no upload de arquivos do Openlaszlo

10 respostas
B

Ola pessoal, primeiro gostaria de agradecer toda a ajuda que o pessol do Portal já me deu e nem sabia, :slight_smile:

Explico, a primeira noticia que tive do Openlaszlo foi deste forum, como eu estava a fim de conhecer novas tecnologias, resolvi ver como era e como resultado hoje uso o mesmo para a camada de visão de um projeto particular.

Achei aqui muitas das soluções para problemas que encontrei pelo caminho, trilhando os mesmos passos que muitos aqui ja fizeram, nunca participei do forum pois meu conhecimento é pouco e ainda não da para ajudar muito, então deixo para quem conhece mais ajudar aos iniciantes, quando eu tiver mais “bala na agulha” prometo participar mais.

Tenho um problema no qual estou “quebrando a cabeça” ja a alguns dias e não encontro a solução, como não achei nenhuma referencia sobre ele em lugar algum que o “Oraculo” (Google) possa me indicar, estou solicitando uma ajuda mais direta dos participantes daqui.

Tenho um upload.lzx que estava funcionando corretamente no Openlaszlo 3.4.0, porem passou a dar problemas quando mudei para a versão 4.0.3, no method abaixo ele começou a acusar a inexistencia do flash.net.FileReference, imagino que na versão anterior ele era carregado automaticamente e na versão nova não encontrei o lugar onde eu possa informar que vou utilizar o mesmo.

<method event="oninit" args="invoker">
	<![CDATA[
		this.fr = new flash.net.FileReference();	
		this.fr.addListener(invoker);
	]]>
</method>

O erro que aparece no Debug do laszlo é o abaixo.

ERROR: ../classes/upload.class.lzx:70: reference to undefined variable 'flash' 
ERROR: ../classes/upload.class.lzx:70: undefined object does not have a property 'net' 
WARNING: ../classes/upload.class.lzx:70: reference to undefined property 'net' 
ERROR: ../classes/upload.class.lzx:70: undefined object does not have a property 'FileReference' 
WARNING: ../classes/upload.class.lzx:70: reference to undefined property 'FileReference' 
ERROR: Compiler.substitute:-1: undefined object does not have a property 'make' 
WARNING: ../classes/upload.class.lzx:71: reference to undefined property 'fr' 
ERROR: ../classes/upload.class.lzx:71: undefined object does not have a property 'addListener'

Se alguem puder me ajudar agradeço muito, pois estou travado neste ponto e não estou conseguindo resolver isso.

Obrigado. :slight_smile:

PS: Não sei se importa, uso o Linux (Kurumin 7.0) e o Firefox como browser, como não tenho outra maquina para testar, nem espaço em disco para criar outra partição para instalar o Ruindows, não cheguei a testar no IE, mas não acredito que possa ser isso.

10 Respostas

B

Pessoal,

Informação para quem esta passando pelo mesmo problema que eu, testei no Windows, no Internet Explorer, e estou tendo o mesmo erro, portanto ja descartei o sistema operacional e o browser.

Não tem ninguem que tenha tido problemas em carregar as bibliotecas do Flash no openlaszlo, após a mudança da versão 3.4.0 para a 4.0.3? Vocês usam somente o que esta disponibilizado direto no laszlo?

Ajuda ai pessoal, ja é caso de desespero, se eu não resolver isso to ferrado…

De qualquer forma vou continuar postando aqui meu progresso, ou desespero, rsrs…

E

opa blz?

de uma olhada nesse [link]
um camarada da alemanha disponibilizou um exemplo
de como trabalhar com upload no OL :wink:

B

Blz, Erko…

Foi através deste link, indicado por você a outra pessoa daqui do forum, que eu consegui montar o upload no Laszlo, ele estava funcionando 100% quando fui inventar de atualizar a versão para a 4.0.3 é que me ferrei legal.

Se fosse só o upload tudo bem, retirava o upload pelo laszlo e passava para html com algum jsp no server, mas uso as bibliotecas internas do flash para mais alguns lugares, então não tem jeito mesmo…

Não entendi porque foi retirado, do uso no código, essa referencias as libs do flash, elas complementavam algumas deficiências do openlaszlo, será porque queriam padronizar por causa da entrada da geração do código para dhtml?

Quanto a promessa de que o mesmo código laszlo pode gerar dhtml em vez de flash, por enquanto é só promessa mesmo, pois menos de 20% do meu código funcionou, o que parecia a salvação para o opelaszlo esta ajudando a terminar de enterrar o coitado.

De qualquer forma obrigado pelo retorno, vou seguir tentando…

Quanto a promessa de que o mesmo código laszlo pode gerar dhtml em vez de flash, por enquanto é só promessa mesmo, pois menos de 20% do meu código funcionou, o que parecia a salvação para o opelaszlo esta ajudando a terminar de enterrar o coitado.

De qualquer forma obrigado pelo retorno, vou seguir tentando…

E

bom o problema do código é, foi feito no Ol 3

e o OL 3 tem algumas incompatibilidades com o Ol 4… :roll:

B

Notei isso mesmo, por falar nisso, você sabe onde encontrar alguma relação dessas incompatibilidades, e se possivel indicações de como resolve-las?

E

bom onde encontrar a lista de alterações tem no release note
umas informações notificando sobre essa tal incompatibilidade,
porém não achei nenhum lugar dizendo como resolver elas…

comentando: to curioso para ler o Laszlo in Action, acho que tem
coisas úteis como essa de como fazer upload usando OL :roll:

B

Bom pessoal, estou postando aqui a solução do meu problema para que possa ser útil aos que passarem pelo mesmo aperto que eu passei…

Primeiro uma visão geral sobre algumas particularidades do flash 8, nesta versão do flash foram incluídas diversas implementações que eram solicitadas a muito tempo pela comunidade de desenvolvimento, bibliotecas como de upload de arquivos, tratamento gráficos entre outros ficaram disponibilizados para uso, porem para poderem ser usados no código o mesmo deve ser gerado para essa versão.

No meu caso eu já sabia deste detalhe, tanto que passei a configuração do WEB-INF/lps/config/lps.properties para geração automática em flash 8, para quem não sabe é só alterar a configuração abaixo para swf8:

# Default runtime
	compiler.runtime.default=swf8

Funciona muito bem até a versão 3.4.0, porem na versão 4.0.3 descobri um bug, alterada a configuração o OL aceita, compila os códigos, mostra na console que gerou flash 8 porem o que na realidade ele fez foi gerar código do flash7, consequentemente sem as bibliotecas necessárias para o upload de arquivos.

Pude comprovar esse bug forçando a geração para flash 8 usando o parâmetro “lzr=swf8” na URL do fonte lzx, com esse parâmetro tudo passou a funcionar direto, não sendo necessário nenhuma alteração no código inicial.

Portanto fica a dica, quem tiver problemas de inexistência de bibliotecas do flash 8, mesmo que tenham configurado o OL para gerar binarios da versão 8, verifiquem se não estão morrendo neste bug do OL.

Não notei nenhuma outra configuração do lps.properties que não esteja sendo respeitada, somente a “compiler.runtime.default” esta sendo ignorada, este bug deve ser corrigido logo mas sempre é bom ficar de olho.

Erko, me chamou a atenção seu comentário referente a “como fazer upload de arquivos”, eu já achei o caminho para fazer upload de arquivos no flash, nunca postei aqui pois achei que o pessoal estava conseguindo fazer com o link do camarada da Alemanha, se quiserem posso disponibilizar em um post separado, são dois arquivos e uma configuração no OL, só preciso de um local para colocar um zip com o código.

Agradeço a ajuda e espero que a dica acima ajude a outros que usam OL.

E

opa fiz um post comentando sobre o problema e como você sulocinou, deixando um link para este seu post aqui no forum :wink:

[link] do post no meu blog

B

Blz, alias parabéns pelo blog, seguido passo por lá para dar uma olhada.

Só que você você esqueceu de comentar que somente a configuração ainda não funciona no OL 4.0.3, não vai funcionar até o pessoal da Laszlo Systems corrigir o bug.

Essa configuração funciona até o OL 3.4.0, para funcionar no OL 4.0.3 é necessário informar na URL, como no exemplo abaixo:

http://localhost:8080/projeto/fonte.lzx?lzr=swf8

Abraço.

E

hum blz :grin: alterei lá :wink:

Criado 19 de agosto de 2007
Ultima resposta 27 de ago. de 2007
Respostas 10
Participantes 2