[quote=harrysongui]Olá galera ,sou BEM novato em java(comecei a ver POO há menos de um mês) e também é meu primeiro post aqui no GUJ.
Dei uma pesquisada rápida e não encontrei solução pro meu problema.
Por enquanto estou usando somente notepad++ e compilando pelo prompt no Windows 7 para não ficar mal acostumado com IDE logo de cara.
Criei meu manifest.txt declarando a classe que tem o método main e o inseri no meu diretório de classes.Criei o .jar com o comando jar -cmf manifest.txt Myapp.jar harryson
(harryson é o nome do pacote/diretório onde se encontram minhas classes compiladas).
Funcionou numa boa,executo meu programa através do comando java -jar Myapp.jar
e funciona normalmente.
Porém,ao dar 2 cliques no .jar ele dá o erro:“Could not find the main class: mypackage.Myclass.Program will exit”.
Eu sei que o .jar não é como um arquivo executável,mas como ele está associado a máquina virtual java,então 2 cliques nele teria que fazer ele abrir a JVM e executar meu código,não é?Eu já vi programa em java sendo executado dessa forma e no próprio fórum vi que isso é possível.
Resumindo,minha dúvida é essa:Como fazer o .jar executar com 2 cliques?Até pq o usuário final não vai executar meu código pelo prompt,não é?
[/quote]
Olá,
Cara, deixa eu te perguntar só pra desencargo de consciência, você já configurou as variáveis de ambiente corretamente?
Verifica se ela está assim:
Vá no Painel de Controle do Windows, abra o ícone Sistema, clique em Configurações avançadas do sistema em seguida no botão “Variáveis de ambiente”.
Você pode tanto configurar essas variáveis somente para o usuário que está logado ou todo o sistema, se for usuário, clique em variáveis de usuário no botão “Nova”, se for em todo o sistema em “Nova” de variáveis de sistema.
Defina o nome da variável como “JAVA_HOME”
Defina o valor da variável como “C:\jdk1.6.0_01” (nesse campo, coloca o endereço da pasta onde você instalou o JDK)
Clique em ok e pronto.
Agora faça o mesmo para as variáveis PATH e CLASSPATH definindo os seguintes valores respectivamente:
para PATH: %JAVA_HOME%\bin;
para CLASSPATH: C:\jdk1.6.01\lib;
Agora se estiver configurado correto, e se “java- jar” funciona é sinal que o manifest está correto, talvez um erro na instalação do JRE ou JDK, aí nesse caso, você tem 2 opções, desinstalar e instalar novamente ou tentar os seguintes comandos :
C:\>ftype Myapp.jar="C:\JRE1.6\bin\javaw.exe" -jar "%1" %* //Lembrando que o endereço do javaw tem que ser o mesmo que está instalado o JDK
C:\>assoc .jar=Myapp.jar
Espero ter ajudado;
Daniel…