Problemas para executar .JAR com duplo clique

Pessoal o problemas é o seguinte: Crio um projeto no netBeans e mando construir e gerar o arquivo .jar ele cria tudo certinho, a pasta dist, lib e o arquivo manifest.mf. A aplicação executa dentro da IDE e com o comando
java -jar nomerdoarquivo.jar, perfeito. O problema começa quando eu tento executar com um duplo clique no .JAR, vou ate a pasta dist e tento executar o .jar com um duplo clique e nda, apenas aparece um prompt do DOS rapidinho e desaparece a aplicação não executa. Diante disso eu acho que pode ser que o Windows não sabe com qual programa executar o .jar, ou algo assim, alguem pode me ajudar por favor , ja fiz de tudo e não consegui resolver o problema. Obrigado. A mensagem que aparece no prompt é " java.lang.classNotFoundException"

Abre seu arquivo manifest e confere o nome da classe. Tem que ter uma linha assim: Main-Class: SuaClasseQueContemOMain.Main

nda, eu vou na aba arquivos do janela do projeto e abro o manifest.mf e tudo que tem é isso:

Manifest-Version: 1.0
X-COMMENT: Main-Class will be added automatically by build

criei um projeto novo, chamado Teste, deixei criar o Teste.main, abri o manifest.mf e so tinha oque esta escrito acima, fiz oque vc me disse, escrevi no manifest.mf: Main-Class: teste.main
dei o duplo clique e nda

Então adiciona o nome da sua classe que possui o método main no Manifest, assim como o amigo postou…

[quote=bentoRBC]nda, eu vou na aba arquivos do janela do projeto e abro o manifest.mf e tudo que tem é isso:

Manifest-Version: 1.0
X-COMMENT: Main-Class will be added automatically by build

criei um projeto novo, chamado Teste, deixei criar o Teste.main, abri o manifest.mf e so tinha oque esta escrito acima, fiz oque vc me disse, escrevi no manifest.mf: Main-Class: teste.main
dei o duplo clique e nda

[/quote]

e provavelmente esqueceu que para java Teste.main != teste.main … se vc escreveu igual falou nesse comentario

“criei um projeto novo, chamado Teste, deixei criar o Teste.main”
“escrevi no manifest.mf: Main-Class: teste.main”

Teste != teste … java é case sensitive … tudo tem que estar exatamente igual!

Ps.: o operador != quer dizer diferente

Ps2.: Ahh o método main deve ser

public static void main(String[] args) //ou public static void main(String ... args) //String[] args é o mesmo que String ... args

Olha oque aconteceu: Criei um novo projeto chamado Teste o netBean tem a opção: Criar classe principal: teste.Main (dessa forma minuscula mesmo) eu permite que ele criasse, quando eu verifico botão direito no projeto --> propriedades—>executar: la esta dizendo: Classe Principal: teste.Main(tbm minusculo)
no arquivo manifest.mf ja tentei Main-Class:teste.Main e Main-Class:Teste.Main mas quando eu mando construir ele da o mesmo erro

Building jar: C:\Documents and Settings\Proprietario\Desktop\Teste\dist\Teste.jar
Manifest is invalid: Manifest line “Main-Class:teste.Main” is not valid as it does not contain a name and a value separated by ': ’
C:\Documents and Settings\Proprietario\Desktop\Teste\nbproject\build-impl.xml:410: Invalid Manifest: C:\Documents and Settings\Proprietario\Desktop\Teste\manifest.mf
FALHA NA CONSTRUÇÃO (tempo total: 0 segundos)

quando clico no erro vai para o arquivo build-impl.xml na seguinte linha:

Parece que faltou um espaço depois do :.

Não irmão não é isso não arrumei do jeito que vc falou
Main-Class: teste.Main
e tbm:
Main-Class: Teste.Main, com espaço tudo certinho, parou de dar o erro mas continua não executando
o jar com duplo clique

o método auto-executavel é “main” e não “Main” … tem que ser minusculo o nome do método

Qual a versão do netbeans e do jdk?
Tenta atualizar os dois.

JDK 1.6 NetBeans 6.5
são as versões mais recentes de ambos, devo ratificar que o jar executa via linha de comando e dentro da IDE sem problemas. :cry: :cry:

Isso já aconteceu comigo,
O problema aparentemente estava na configuração do windows (tipo… não abria com javaw.exe), resolveu quando eu troquei de maquina(Windows 2000 pra xp).
No meu caso eu dei sorte pois na hora tinha 5 maquinas ao meu lado.

[quote=sedmalakian]Isso já aconteceu comigo,
O problema aparentemente estava na configuração do windows (tipo… não abria com javaw.exe), resolveu quando eu troquei de maquina(Windows 2000 pra xp).
No meu caso eu dei sorte pois na hora tinha 5 maquinas ao meu lado.[/quote]

Tem alguma forma de resolver isso no Windows? Sabe como mexer nessa configuração do sistema. Eu acho que pode ser que o windows não tem registrado que arquivos .JAR são executados com o javaw. Ja mandei abrir com o javaw, botão direito–> abrir com, ai eu vou na pasta bin do java e escolho o javaw mas nda acontece.
ja dei um comando “ftype java” no prompt e diz: “tipo de arquivo java não encontrado ou nenhum comando open associado a ele”. Se alguem souber algo a respeito diz ae, pq ate hj não consegui resolver o problema. To pensando ate em formata a maquina. Hhuahuahau, pra ver meu desespero.

To com o mesmo problema!!! muito chato isso :cry:

te mandei meu msn por mp, se quise me manda o seu por msg privada, dai agente tenta rescolve

Flws

Estou com o mesmo problema e tentei tudo que vocês propuseram. :frowning:
Inclusive adicionar o noma da classe principal no manifesto, dessa forma:

Main-Class: classeQueContemOMain.Main

E deu esse erro aqui:

Eu fiz o projeto pelo NetBeans, devo comentar, o programa é perfeito!
Porém, por fazer quase tudo sozinho, não ajuda a gente a entender o código e talz…
Já fiz o programa inteiro, com banco de dados e tudo, mas não sei nem descrever o que tem um 1 linha do projeto! Huaysuas :smiley: