Problemas para manipular arquivos

Olá sou novato em java e estou com um trabalho na faculdade para fazer, só que não sei manipular arquivos alguém pode me dá 1 help ai?

O programa é o seguinte:

O aplicativo terá 2 telas. A 1a. tela terá os seguintes campos: 1 campo para o usuário digitar a matricula e 2 botões (Incluir e Pesquisar).
O campo incluir inicialmente estará desabilitado. Quando o usuário digitar a matricula e clicar em pesquisar, o programa terá que pesquisar em um arquivo texto pela matrícula. Se aquelefuncionário existir será aberto uma tela com todos os seus dados e um botão de sair. Se ele não existir,
será aberto uma tela de cadastro do funcionário com 2 botões: salvar e sair. Quando o usuário clicar no botão salvar os dados daquele funcionário deverão ser salvos neste mesmo arquivo texto.

Alguém pode me ajudar como fazer esse programa?

[quote=cidinhorj]Olá sou novato em java e estou com um trabalho na faculdade para fazer, só que não sei manipular arquivos alguém pode me dá 1 help ai?

O programa é o seguinte:

O aplicativo terá 2 telas. A 1a. tela terá os seguintes campos: 1 campo para o usuário digitar a matricula e 2 botões (Incluir e Pesquisar).
O campo incluir inicialmente estará desabilitado. Quando o usuário digitar a matricula e clicar em pesquisar, o programa terá que pesquisar em um arquivo texto pela matrícula. Se aquelefuncionário existir será aberto uma tela com todos os seus dados e um botão de sair. Se ele não existir,
será aberto uma tela de cadastro do funcionário com 2 botões: salvar e sair. Quando o usuário clicar no botão salvar os dados daquele funcionário deverão ser salvos neste mesmo arquivo texto.

Alguém pode me ajudar como fazer esse programa?[/quote]

Bom…vamos lá…vou tentar ajudar quanto a leitura de arquivos ok?

No java temos uma série de classes que nos ajudam a abrir e manipular arquivos!

Você vai ultilizar as classes FileInputStream para ler arquivos, e a classe FileOutputStream para escrever em arquivos…
Vou mandar um código para você ver e analisar e ver se te ajuda…

public static void escreveFluxo(OutputStream os,InputStream is) throws IOException
	{
		InputStreamReader reader = new InputStreamReader(is);
		BufferedReader bufreader = new BufferedReader(reader);
		OutputStreamWriter writer = new OutputStreamWriter(os);
		BufferedWriter bufwriter = new BufferedWriter(writer);
                String str;
                str = bufreader.readLine();
		bufwriter.write(str);//escreve a string str no arquivo passado pelo inputstream is
                bufwriter.newLine();//pula linha no arquivo

}
		bufwriter.close();
		bufreader.close();
	}	

public static void main(String[] args)
	{
		try
		{
			FileInputStream is = new FileInputStream("nome do arquivo ou System.in para pegar da tela");
			FileOutputStream os = new FileOutputStream("nome do arquivo ou System.out para imprimir na tela");
			escreveFluxo(os,is);
			os.close();
			is.close();
		}catch (IOException e)
		{
			e.printStackTrace();
		}
	}