Problemas para salvar configurações do usuário (Socooorro)

5 respostas
diego_qmota

Bom dia,

Estou desenvolvendo aplicações swing e distribuindo via Webstart (link para arquivo jnlp).

Preciso salvar as configurações mais usadas pelo usuário em um arquivo no PC dele para que o aplicativo restaure essas configurações ao iniciar.

Criei um arquivo “properties” e a aplicação cria uma pasta no diretório que o System.getProperty (“user.home”) indica e salva o arquivo de propriedades lá.

No meu PC rodou sem problemas. No entanto, as dificuldades começaram a aparecer depois…
Devido as diversas plataformas diferentes que podem acessar o programa, em alguns PC´s está ocorrendo falhas para fazer esse procedimento. Em um pc que têm Windows Vista, ele não permite fazer nenhuma operação nessa pasta e nem criar a pasta para eu salvar as configurações. Em outros que têm XP, roda tranquilamente. No Seven, às vezes ocorre o problema do Vista e outras vezes não (dependendo do pc).

Têm alguma outra pasta ou essa pasta que estou usando (apontada por System.getProperty (“user.home”) ) é a correta mesmo? Se for, o que o usuário precisa fazer para o programa rodar sem problemas?

Caso eu esteja errado: Que procedimento posso fazer para salvar esses arquivos de configuração sem que ocorram esses problemas? Qual diretório ou varíavel do sistema posso usar para salvar as configurações do meu programa?

PS: Ressaltando que o webstart está devidamente assinado, o jnlp corretamente configurado e com todas as permissões (ou seja, o problema não é de permissões do webstart, mas varia para cada usuário).

5 Respostas

diego_qmota

ALGUÉMMM?

thiagobaptista

Por que você simplesmente não escolhe um outro diretório para salvar esse arquivo de configurações? Seria mais prático e muito mais portável, porque de todos os exemplos de sistemas que você citou, não incluiu nenhum GNU/Linux…

diego_qmota

Sim, eu entendo. Mas para o ambiente dessas aplicações, eu já sei que irão rodar somente no WINDOWS porquê é em uma empresa onde toda a plataforma é Microsoft. Por isso não englobei a questão de outros sistemas além do WINDOWS.

R

uma alternativa seria gravar na pasta temp, ou alterar o UAC do vista para permitir a gravação no disco local

diego_qmota

Como deve ser alterado o UAC para liberar essas permissões? Devo instruir o usuário a inserir um programa para o qual haverá exceção na verificação do UAC?

Criado 23 de setembro de 2010
Ultima resposta 27 de set. de 2010
Respostas 5
Participantes 3