Problemas para salvar um combobox

Boa Tarde Pessoal.`
É assim eu tenho 4 combo box diferentes, que trazem o código e a descrição de condição de pagamento no mesmo combo, só que eu tenho que salvar no banco só o código,mas nem todos os combos serão preenchidos.
Se preencher todos eu consigo salvar o problema esta em não preencher todos

Assim que fiz

Cab.setOCCON1(jCBCod1.getSelectedItem().toString().substring(0, 2));
Cab.setOCCON2(jCBCod2.getSelectedItem().toString().substring(0, 2));
Cab.setOCCON3(jCBCod3.getSelectedItem().toString().substring(0, 2));
Cab.setOCCON4(jCBCod4.getSelectedItem().toString().substring(0, 2));

Bom Agradeço quem ajudar.

Quando o combobox não está selecionado, ele retorna null no getSelectedItem. Nesse caso, ou você dá uma mesagem de erro, ou não faz o set:

if (jCBCod1.getSelectedItem() != null) Cab.setOCCON1(jCBCod1.getSelectedItem().toString().substring(0, 2));

Se o usuário for obrigado a selecionar alguma coisa, você também pode dar o setSelectedItem na combo já com seu primeiro valor. Assim, sempre haverá pelo menos um item selecionado.

Outra coisa, é uma boa prática carregar objetos dentro do seu ComboBox, e não Strings. Aí evita aquele subString que você está fazendo ali, e torna o código mais fácil de manter caso, por exemplo, você decida trocar a forma que os dados são apresentados. Por exemplo, você poderia nem sequer exibir o código, ou exibir um código mais amigável para o usuário, e deixar o id do banco fora da combo.