Problemas pra começar a programar

Ola,
estou com problemas com um livro, “Java, Como Programar: Terceira edição”, pq ao digitar o exemplo do livro aparece uma mensagem de erro
dezendo que não existe o camando “javac”.
O exemplo é : “digite: javac welcome.java”.

A intenção acredito eu que seja para criar uma class, o prompt do MS-DOS deveria gerar um arquivo “welcome.class” para poder continuar os exemplos do livro :frowning: , se algém puder me ajudar…

Obs: sou novo aqui

Aguardando, e obrigado, :smiley:
Daniel

Você configurou as variáveis de ambiente em seu sistema operacional?
Olha na seção de artigos e tutoriais do GUJ como fazer.

Espero ter ajudado.

Só pra garantir q o java esta instaldo belezinha, entre no prompt do dos e na linha de comando digite “java -version”
Estando corretamente instalado ele mostrara a java_version…
ve se aparece isso primeiro ok?
ai posta ai de novo o resultado para verificarmos outras possibilidades…
abraço

Oi,
Digitei “java -version” no prompt do MS-DOS e
vi que a verção é a “1.6.0_02”
se ajudou eu não sei, mas obrbigado pela atenção.
abraço

ok…agora coloca o diretório que esta instalado o java nas variaveis de ambiente…sessão “Path” …
beleza?

assim… fiz configurções em “Variáveis de ambiente”
adiconei: CLASSPATH,
JAVA_HOME e PATH
Configurei as variáveis de ambiente do jeito que o tutorial em .pdf pediu
e foi concludo com sucesso.
Porém, ao digitar o texto no Prompt (javac welcome.java) aparece que o programa javac não é encontrado
aguardo a resposta :slight_smile:

obrigado…

Tenta digitar só javac.
Se der erro é que tem algo errado nas variáveis de ambiente.

Ah, quando eu era ainda mais iniciante tive esse problema e quando fui ver eu tinha instalado o JRE e não o JDK. Olha isso…

olha, digitei penas “javac” , e apareceu uma lista de comandos
como estava no tutorial em .pdf . O problema é que quando digito “javac welcome.java” aparece:

javac: file not found: welcome.java
Usage: javac
use -help for a list of possible options

e então?

Tá funcionando então.

Você está acessando via DOS a pasta aonde está o arquivo?
Faz um teste.
Coloca ela no C:.
Então entra no DOS e digita “cd…”(sem os parênteses) até ficar apenas na pasta C:>.
Aí você tenta compilar.

ja aconteceu comigo, pois não estava no diretorio do arquivo, talvez seja isso!

GiancarloBraga,
tentei deixar apenas “C:>” e digitar “javac welcome.java”,
mas mesmo assim a frase continua. Tipo acho que a idéia do livro que estou lendo
é que a partir deste processo, apareça um “welcome.class”.

C:>javac welcome.java
use -help for a list of possible options

e então?

Difícil te dizer o que pode ser.
Tem certeza que estava no C: mesmo?
Tenta refazer as variáveis de ambiente, confira se elas estão setadas para a pasta certa e talz.

Se as variáveis de ambiente estão corretamente configuradas, provavelmente você não está no diretório do seu arquivo .JAVA. Confira pelo Explorer o local correto do seu arquivo .JAVA (ex: C:\Documents and Settings\Seu Aplicativo), abra o prompt de comando e digite “cd Documents” e aperte a tecla TAB, ele completará automaticamente o nome da pasta caso o nome seja composto, aperte Enter, depois novamente digite “cd Seu” e aperte TAB que ele completará novamente, aperte Enter e pronto você estará na pasta do seu arquivo .JAVA. Tenha certeza que está no diretório correto, somente assim ele compilará o arquivo.
Como você está começando em Java, recomendo que você use uma IDE, recomendo NetBeans (http://dlc.sun.com/netbeans/download/5_5_1/fcs/200704122300/netbeans-5_5_1-windows-pt_BR.exe), além de ser um excelente editor que facilitará sua programação você poderá compilar seus arquivos com apenas um clique, além de muitas outras funções.

Abraço.

Desculpe, não tinha percebido essa parte do comentário:

[quote]C:>javac welcome.java
use -help for a list of possible options [/quote]

Realmente você não está no diretório correto, você deve ir pelo prompt de comando até o diretório onde se encontra seu arquivo welcome.java. Siga o exemplo que citei no post acima para chegar na sua pasta e compilar seu arquivo.

Abraço.

e ai conseguiu?
Realmente é isso…vc esta executando o comando JAVAC fora do seu diretório de trabalho.
Só precisa ir no diretório em que esta salvo o arquivo (Ex: C:\Fontes\welcome.java) e executar javac de la beleza?
abraço

dar uma olhada no tuto em anexo para ver se ajuda… :smiley:

Obrigado ai galera mas, por mais que que facilite utilizar
programas como o netbeans para compilar um arquivo pefiro seguir os
passos do livroque estou lendo. Ao menos para não perder o fio da meada.
Sou bem metódico em relação a aprendizado, então sigo a risca tais exemplos.

—> Bom, como pedido antes, digitei “javac welcome.java” no diretório do arquivo
porém agora aperece:

C:>javac welcome.java
welcome.java:1: reached end of file while parsing
welcome→
^
1 error

e então? Algém sabe porque que deu o erro, agradeço se algém me responder :slight_smile:

Por que não posta o código de sua classe?Parece que existe chaves a mais em seu arquivo.

Te dar uma dica quando você detectar um erro de compilação ou de runtime.
Você pode pegar a mensagem desse erro e digitar no google ou até mesmo na busca do guj para ver se alguém não já teve este problema e já foi disponibilizada essa solução.
É importante ler as mensagens e tentar entender e até mesmo aprender a buscar respostas nessa fase que está aprendendo o básico.Principalmente porque provavelmente os erros que terá agora, são erros que com certeza outros iniciantes já tiveram e buscaram através de posts no guj ou outros sites.

Eu acredito que seu erro seja porque o compilador encontrou uma } fechando o .java enquanto havia ainda mais codigos para ser compilado.
Procura verificar o “casamento” das chaves doseu código.

{

}