Problemas pra implementar os patrao de desenho

Olá pessoal um boa noite desde Uruguay, eu ja peso perdao pelo meu Portugues que nao e bom. ando incomodando vcs por o seguinte eu to estudando o primer semestre de java e tenho problemas em aplicar os Padroes de desenho (preincipalmente observer) em um jogo que mandarao facer de uma tal Batalha naval.Eu poso ter N partidas(com diferentes usuarios) e N janelas abertas au mesmo tempo , eu quero ganela1 observe a janela2 e a ganela2 observe a janela1. Espero que eu posa ter expresado bem a munha duvida. desde ja muito obrigado.

Yo no sé español (estoy usando Google Translator), sino en portugués “patrones de diseño” quiere decir “design patterns” (lo siento por los brasileños sermos tan “monos” de los estadounidenses también).

Em português “design patterns” às vezes se traduzem por “padrões de projeto”.

Realmente você deve usar o padrão “observer” ou “listener”, tipicamente você deve definir uma interface Listener (a ser implementado por alguma classe) que deve expor um método que deve ser chamado por todos os usuários, dando as informações sobre os outros jogadores.

Vou agora a uma reunião, não sei se vou poder dar um exemplo agora.