[PROBLEMAS] sintaxe acess

4 respostas
T

Estou com duas tabelas, e não estou conseguindo acertar a sintaxe de um comando.

TABELA 1: PLACA,FABRICANTE,ANO,COR,MODELO

TABELA 2: NOME,CPF

quero receber todas essas colunas. Tentei:

SELECT PLACA,FABRICANTE,ANO,COR,MODELO FROM TABELA1 AND SELECT * FROM TABELA2
SELECT NOME,CPF FROM TABELA1 AND * FROM TABELA2

mas não deu certo =/

4 Respostas

makecio

tenta o seguinte…

SELECT placa, fabricante, ano , cor, modelo FROM TABELA1 UNION SELECT * FROM TABELA2

desse modo vc juntara o conteudo da consulta da tabela 1 com a consulta da tabela 2

espero ter ajudado .

A

tsalsicha, vou parecer um pouco grosso, mas sugiro que você procure alguma documentação ao invés de tentar chutar a sintaxe correta.

A principio, você está lidando com duas tabelas: Pessoas e Carros, tabelas que não possuem relacionamento uma com a outra.

A sintaxe do makecio funcionaria, se ambas tabelas tivesse o mesmo número de colunas (e dos mesmos tipos).

Para unir os dados das duas tabelas na sua situação, só montando um produto cartesiano de ambas, que geralmente não tem qualquer valor prático.

A sintaxe seria:

SELECT * FROM tabela1, tabela2
T

Como normalmente a pessoa arruma um problema desses?

Criando uma tabela temporária com essas colunas ou adicionando colunas “nulas” em ambas tabelas pra eu poder usar o union ?

ViniGodoy

Você precisa estudar um pouco de banco de dados.

As tabelas precisam ter IDs. Você precisaria, no mínimo, ter um campo na tabela 1 para indicar quem é o motorista do carro. Aí sim, você poderia fazer um JOIN.

Então supondo:

Tabela Motorista: IdMotorista, Nome, CPF
Tabela Carro: IdCarro, Placa, Fabricante, Ano, Cor, Modelo, IdMotorista

O SQL seria:

SELECT * FROM tblCarro INNER JOIN tblMotorista ON tblCarro.idMotorista = Motorista.idMotorista

Uma coisa que o AbelBueno falou é bem certa. Não adianta tentar fazer o que você acha, que não vai funcionar mesmo.
Para que o código rode, você precisa estudar o modo correto de fazer as coisas.

Chutar é um meio muitíssimo ineficiente (e perigoso) de se programar.

Criado 24 de outubro de 2010
Ultima resposta 24 de out. de 2010
Respostas 4
Participantes 4