Probleme na validação de campos string em uma aplicação JSP

6 respostas
M

Pessoal,

Estou enfrentando um problema um pouco complicado para quem ainda está aprendendo Java e não sabe nada de JSP. Sou responsável pela manutenção de uma aplicação WEB desenvolvida em JSP.
A aplicação tem a função de emitir, via web, o histórico escolar de alunos de pós-graduação de uma universidade. A interface da aplicação se constitui de um form, onde há dois campos, um botão e um link.
Os campos são Login e Senha do usuário, o botão é Avançar e existe um link “mudar senha” que remete a um código JSP responsável pela mudança de senha.
O problema que está acontecendo é que não estão sendo aceitas senhas alfanuméricas.
Toda vez que um aluno tenta emitir o histórico dele usando uma senha alfanumérica aparece a mensagem “Matrícula ou Senha inválida”.
Detalhe importante : a aplicação consegue efetuar tranquilamente a mudança de senha. Tentei fazer isto, e olhei nas tabelas Oracle, que a senha tinha sido alterada adequadamente.
Em resumo, o problema é : no ponto da aplicação onde é feita a validação do usuário, não estão sendo
aceitas senhas alfanuméricas.
Como não entendo nada de JSP, gostaria de saber se existe alguma forma prática de eu tentar isolar o problema, ou seja, localizar se ele está ocorrendo nas páginas JSP, alguma questão de banco de dados ou em alguma parte do código fonte das classes Java.
Moderadores, sintam-se à vontade para mover este tópico para alguma sala mais adequada, caso isto
seja necessário.
Caso o tópico seja movido, favor me informar o novo link para o mesmo.
Agradece a atenção,

Max Carvalho

6 Respostas

Amanweb

A validação provavalmente está sendo feita via JavaScript (na própria página JSP) ou em algum código Java que é chamado quando a página é submetida (veja para qual código Java a action submete).

M

Aman,

Acredito que não seja via JavaScript não.
Veja o seguinte trecho de código, retirado do arquivo "index.jsp" : 

...
<form method="post" action="consulta.jsp">
....

Então, percebe-se que o fluxo de execução é desviado para uma página JSP.
Espero que isto possa "lhe ajudar a me ajudar".
Caso você tenha interesse em ver o código fonte do arquivo <consulta.jsp>, é permita a publicação

do mesmo aqui ou é recomendável enviá-lo por e-mail ?
Agradeço-lhe pela atenção,

[]'s
Max
jgbt

bom, se nenhuma javascript ta validando na pagina index.jsp, entao a validação deve estar na pagina consulta.jsp.
vc vai ter que olhar o codigo dessa pagina e procurar onde esta a validação.

[]´s

M

É permitido postar código aqui ?

M

jgbt,

Tem outro detalhe : JSP roda no servidor.
Como testar e depurar a execução de código JSP de dentro do NetBeans ?
Valeu !!!

Amanweb

Poste o código, não tem problema nenhum.

Criado 21 de fevereiro de 2008
Ultima resposta 22 de fev. de 2008
Respostas 6
Participantes 3