Estou tentando realizar uma simples conexão do iReport com SQL Server para fazer um relatório desde ontem. Já utilizei bastante esse software para fazer relatório utilizando banco de dados MySql, porém com o SQL Server eu não estou conseguindo fazer a conexão. Após preencher os parâmetros (driver JDBC {com.microsoft.jdbc.sqlserver.SQLServerDriver}, endereço do servidor e nome do banco) eu clico em realizar teste e ele retorna o seguinte erro:
ClassNotFoundError! Msg: com.microsoft.jdbc.sqlserver.SQLServerDriver Essa classe não foi encontrada: com.microsoft.jdbc.sqlserver.SQLServerDriver Cheque o seu classpath.
Foi o que eu fiz… Fui até Opções/classpath e adicionei o endereço deste driver > http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?displaylang=en&id=11774
E o classpath ficou apenas com este item: C:\Program Files\Microsoft JDBC Driver 4.0 for SQL Server\sqljdbc_4.0\enu\sqljdbc4.jar
Acredito que esteja tudo certo e que deveria funcionar… Porém acontece o mesmo erro. Se puderem me ajudar eu agradeço muito galera!