Galera,
To querendo fazer um programa para ajudar a afinar um violão, guitarra, ou similar.
Eu vou ligar o violão na entrada da placa de som e ao tocar uma corda, o programa vai me dizer qual é a nota e a frequencia…
Agora as dúvidas…
Como “pego” o som da placa de som ?
Como vou “transformar” esse som em uma frequencia ?? (desse jeito saberei a nota musical…)
Sugestões ??? Valeu…
beeiii… cara, eu nunca vi nada parecido em Java, eu não faço nem idéia de como fazer isso, mas uma coisa eu sei, é trabalho digno de conclusão de curso! … pra trabalhar com som, existe a JMF (Java Media Framework), q é uma API, agora… não sei te dizer se ela é tão boa assim quanto tu precisa… :roll:
Nem é trabalho de final de curso… to fazendo para aprender mesmo…
tem um programa parecido que se chama “tune it”, mas eu quero fazer um similar em java
Tenho um destes soft´s de afinação, mas não em java :???:
Muito bom !
Olha só… tenho um Demo da Sun que poderá te ajudar…
Não é bem o que vc quer… Mas ele trata sinais da placa de som, etc…
Só não tive tempo de pesquisar sobre ele ainda…
Link: http://java.sun.com/products/java-media/sound/samples/JavaSoundDemo.zip
Tomara que ajude…
Se puder mande notícias sobre seu projeto ! :razz:
Abraço,
Maicon
Encontrei nesse site
http://www.developer.com/java/other/article.php/1565671
vários tutoriais legais para usar a API Java Sound… (o link acima é para o tutorial introdutório)
não vai ser tão difícil fazer o programa… conforme eu for tendo minhas “releases” vou avisando vocês (só vai demorar um pouco porque estou com algumas coisas pendentes para fazer…).
eu acho q a parte mais dificil será a de “pegar” o som da placa…
pq reconher a nota musical vai depender da frequencia q o som vai emitir…
por exemplo… um som de frequencia 440 Hz corresponde a nota Lá…
me interessei nesse projeto… vou da uma pesquisa…
tb toco violão/guitarra e nunca vi algum afinador pra Linux… e se fizesse um pra java, rodaria em qualquer lugar… se pá até num celular!! hahaha… nossa… viajei! hehehe
flw!
pegar o som da placa é facil, isso eu já consegui…
o problema é descobrir a frequencia, a API Java Sound não tem nada que faça isso, para eu descobrir a frequencia eu preciso implementar um algoritmo de FFT (Fast Fourier Transform) sobre a entrada para descobrir a frequencia…
ja consegui o algoritmo… so falta implementar tudo. (nunca pensei que faria algo relacionado a processamento de sinais digitais)
aki na escola um cara fez em PASCAL um tocador de arquivo .MIDI em pc speaker, com o procedimento SOUND
tem algum procedimento que apita alguma coisa no PC SPEAKER?
no speaker eu nao sei…
veja o link que postei e vc vai ver como usar a placa de som…
capturar e tocar um som é muito facil… o difícil é fazer o DSP em cima desse som.