Processo de Seleção

Bom dia;

Não sei se estou criando o tópico na área certa, eu ia criar na área de Assuntos relacionados a tecnologia, mas como o foco eh Java, preferi criar aqui;

Eu vou participar semana que vem de um processo de seleção para vaga de estagiário em programação Java;

Os requisitos são, conhecimento em Java e SQL;

Eu sou de São José dos Pinhais, ao lado de Curitiba, faço curso de Java na Elaborata, então tenho um conhecimento razoável do básico, mas nunca trabalhei na área de programação;

Eu nunca participei de um processo de seleção e como sei que tem muita gente experiente e que já passou por isso, o que podem me dar de dicas?

O que normalmente pedem em processo de seleção? Me aconselham estar preparado para oq?

Agradeço quem puder ajudar;

Processos seletivos variam de empresa para empresa.
Em geral, o que pesa é o caminho que você percorreu e o teu perfil.
Alguns conselhos básicos:

• Jamais minta.
  • Sempre demonstre interesse e tente deixar claro que o que você está buscando é por que gosta e não apenas “por que precisa do trabalho”. Em geral, respostas que possuem “por que preciso” são avaliadas negativamente, pois soam como obrigação e não como livre escolha, o que te deixa como um mau funcionário, logo de cara.
  • Saiba ouvir, mas pergunte. Interaja.
  • Dinâmicas de grupo são para avaliar suas capacidades de desenvolver projetos em grupo e de forma individual, bem como, analisar teu comportamento em situações incomuns (nervosismo, desespero, fuga, etc).

É difícil falar de provas e avaliações específicas.

P.S.: Você faz curso durante a semana ou aos sábados na elaborata? Eu fui instrutor ali por alguns meses e posso te dizer que saí por discordar do conteúdo do curso, logo, cuidado ao enfatizar que você faz este curso. Não sei como está o material deles agora, mas se ainda for Struts 1, ainda continua o mesmo…

Desculpe, mas o processo é para selecionar estagiários (que cursam alguma faculdade) ou para selecionar um candidato a vaga de Java junior ?
Pergunto isso, pois se a vaga for para estagiário, você terá de estar cursando facu na área, devido legislação e tals.
De resto, siga as dicas acima, e vai na fé… O não você já tem…

[quote=drsmachado]Processos seletivos variam de empresa para empresa.

• Jamais minta.
  • Sempre demonstre interesse e tente deixar claro que o que você está buscando é por que gosta e não apenas “por que precisa do trabalho”. Em geral, respostas que possuem “por que preciso” são avaliadas negativamente, pois soam como obrigação e não como livre escolha, o que te deixa como um mau funcionário, logo de cara.
  • Dinâmicas de grupo são para avaliar suas capacidades de desenvolver projetos em grupo e de forma individual, bem como, analisar teu comportamento em situações incomuns (nervosismo, desespero, fuga, etc).

P.S.: Você faz curso durante a semana ou aos sábados na elaborata? Eu fui instrutor ali por alguns meses e posso te dizer que saí por discordar do conteúdo do curso, logo, cuidado ao enfatizar que você faz este curso. Não sei como está o material deles agora, mas se ainda for Struts 1, ainda continua o mesmo…[/quote]

Bom dia;

Obrigado pelos conselho, atualmente eu trabalho na área de suporte, sou efetivo, estou disposto a ser estagiário para poder entrar na área de programação, que é o meu foco;

Eu não mencionei, mas também faço faculdade de Sistemas de Informação;

Eu faço curso aos Sábados, ainda não cheguei no módulo que passam Struts, estou em JEE;

Enfatizo esse curso, pelo peso que a Elaborata e pq realmente estou aprendendo muito, em nenhum dos módulos que fiz até agora seguimos fielmente a apostila, ela fica só de apoio, normalmente o instrutor ensina conforme ele acha melhor;

Obrigado;

Cara já que você está começando e tem pouco tempo para a entrevista… Da uma olhadinha na apostila[color=red] FJ-11 [/color] da prória Caelum e o download é gratuito.
Mesmo que você não entenda muito no começo, já é uma base e um argumento na entrevista.

Abraços.

[quote=Tiago Bevilaqua]Cara já que você está começando e tem pouco tempo para a entrevista… Da uma olhadinha na apostila[color=red] FJ-11 [/color] da prória Caelum e o download é gratuito.
Mesmo que você não entenda muito no começo, já é uma base e um argumento na entrevista.

Abraços.[/quote]

Olá;

Eu jah tenho uma lógica e conceito de OO razoável, mas mesmo assim, vou dar uma boa olhada nessa apostila;

Obrigado;

[quote=mariogpr][quote=drsmachado]Processos seletivos variam de empresa para empresa.

• Jamais minta.

P.S.: Você faz curso durante a semana ou aos sábados na elaborata? Eu fui instrutor ali por alguns meses e posso te dizer que saí por discordar do conteúdo do curso, logo, cuidado ao enfatizar que você faz este curso. Não sei como está o material deles agora, mas se ainda for Struts 1, ainda continua o mesmo…[/quote]

Bom dia;

Obrigado pelos conselho, atualmente eu trabalho na área de suporte, sou efetivo, estou disposto a ser estagiário para poder entrar na área de programação, que é o meu foco;

Eu faço curso aos Sábados, ainda não cheguei no módulo que passam Struts, estou em JEE;

Enfatizo esse curso, pelo peso que a Elaborata e pq realmente estou aprendendo muito, em nenhum dos módulos que fiz até agora seguimos fielmente a apostila, ela fica só de apoio, normalmente o instrutor ensina conforme ele acha melhor;

Obrigado;[/quote]
Entendi.
Então, creio que você tenha sido um dos alunos para os quais eu lecionei, na turma de sábado, em substituição ao Augustinho.
Você cursa qual curso e instituição, se puder nos informar…

[quote=drsmachado][quote=mariogpr][quote=drsmachado]Processos seletivos variam de empresa para empresa.

• Jamais minta.

Bom dia;

Obrigado;[/quote]
Entendi.
Então, creio que você tenha sido um dos alunos para os quais eu lecionei, na turma de sábado, em substituição ao Augustinho.
Você cursa qual curso e instituição, se puder nos informar…[/quote]

Creio que vc seja o Darlan, correto?

Pela sua assinatura da NAPTEC, fiquei sabendo que o Darlan estava dando aula lah;

Eu faço Sistemas de Informação na FAMEC - Faculdade Metropolitana de Curitiba, que foi recentemente adquirida pela FIEP e agora vai passar a fazer parte da “Faculdades da Industria”;

[quote=mariogpr][quote=drsmachado][quote=mariogpr][quote=drsmachado]Processos seletivos variam de empresa para empresa.

• Jamais minta.

Bom dia;

Obrigado;[/quote]
Entendi.
Você cursa qual curso e instituição, se puder nos informar…[/quote]

Creio que vc seja o Darlan, correto?

Pela sua assinatura da NAPTEC, fiquei sabendo que o Darlan estava dando aula lah;

Eu faço Sistemas de Informação na FAMEC - Faculdade Metropolitana de Curitiba, que foi recentemente adquirida pela FIEP e agora vai passar a fazer parte da “Faculdades da Industria”;[/quote]
Todas as alternativas estão corretas.
Bom, eu fiz parte da primeira turma de BSI da FAMEC, quando ainda eram uma instituição da Gama Filho.
Posso dizer que, comparando ao que outros cursos de instituições de mais renome apresentam, a FAMEC nunca deixou a desejar.

Quanto ao naptec, sim, dou aulas lá atualmente. Perto da elaborata, estamos engatinhando, só estamos na terceira turma até o momento, mas nosso enfoque é sempre o de trazer o que o mercado pede para os alunos.

Ah, sim, se você tiver um bom inglês, sugiro arriscar a GLT, que é uma empresa que desenvolve projetos do HSBC e está com processo seletivo a todo vapor.

[quote=drsmachado]
Bom, eu fiz parte da primeira turma de BSI da FAMEC, quando ainda eram uma instituição da Gama Filho.
Posso dizer que, comparando ao que outros cursos de instituições de mais renome apresentam, a FAMEC nunca deixou a desejar.

Quanto ao naptec, sim, dou aulas lá atualmente. Perto da elaborata, estamos engatinhando, só estamos na terceira turma até o momento, mas nosso enfoque é sempre o de trazer o que o mercado pede para os alunos.

Ah, sim, se você tiver um bom inglês, sugiro arriscar a GLT, que é uma empresa que desenvolve projetos do HSBC e está com processo seletivo a todo vapor.[/quote]

Hum… legal encontrar por aqui alguem que tenha feito FAMEC tbm ^^

Fiquei sabendo que a Naptec esta muito boa, tenho amigos que irão fazer curso ai;

Em relação a GLT, agradeço a dica, meu inglês não é muito bom, mas mesmo assim vou mandar um curriculo pra lah xD

PS: esse processo de seleção que vou fazer, é na BRQ IT Services, pelo oq eu vi, parece ser uma empresa muito boa, alguém conhece ela melhor?

Obrigado;

Na entrevista do meu atual emprego, em vaga para estagio, precisei fazer uma prova de logica e inglês, além de dinâmica em grupos, e entrevista com os gerentes.
Acredito que além do conhecimento técnico mostre interesse pela vaga e disposição para aprender, pergunte sobre a empresa e tenha uma boa interação com os grupos, exponha sua opinião e PRINCIPALMENTE veja a do próxima, por que ficar queto demais nesses casos é ruim, mas falar demais também. xD

Vendo a área mais técnica, acredito que conhecimentos de OO são interessantes e uma base de banco de dados, e interação com o mesmo também.

Boa sorte :stuck_out_tongue:

[quote=mariogpr][quote=drsmachado]

Ah, sim, se você tiver um bom inglês, sugiro arriscar a GLT, que é uma empresa que desenvolve projetos do HSBC e está com processo seletivo a todo vapor.[/quote]

Hum… legal encontrar por aqui alguem que tenha feito FAMEC tbm ^^

Fiquei sabendo que a Naptec esta muito boa, tenho amigos que irão fazer curso ai;

Em relação a GLT, agradeço a dica, meu inglês não é muito bom, mas mesmo assim vou mandar um curriculo pra lah xD

PS: esse processo de seleção que vou fazer, é na BRQ IT Services, pelo oq eu vi, parece ser uma empresa muito boa, alguém conhece ela melhor?

Obrigado;[/quote]
É uma empresa boa, resta saber se já deixaram a idéia do CLT Flex de lado (você, que será estagiário, precisa ficar atento a isso, pois numa futura contratação, pode complicar). Caso tenham deixado de lado, com certeza está bem melhor.
Aliás, tem um ex aluno meu do naptec lá.

[quote=feharaujo]Na entrevista do meu atual emprego, em vaga para estagio, precisei fazer uma prova de logica e inglês, além de dinâmica em grupos, e entrevista com os gerentes.
Acredito que além do conhecimento técnico mostre interesse pela vaga e disposição para aprender, pergunte sobre a empresa e tenha uma boa interação com os grupos, exponha sua opinião e PRINCIPALMENTE veja a do próxima, por que ficar queto demais nesses casos é ruim, mas falar demais também. xD

Vendo a área mais técnica, acredito que conhecimentos de OO são interessantes e uma base de banco de dados, e interação com o mesmo também.

Boa sorte :P[/quote]

Obrigado pelas dicas;

O conhecimento básico eu posso dizer que tenho xD

Como não trabalho com Java, algumas coisas não lembro exatamente como faz, fiz uns projetos que acessam BD MySQL… mas vou levar uns exemplos num pendrive para qualquer coisa, tirar umas duvidas;

Por mais coincidência que seja, ontem eu tive aula na faculdade sobre processos de seleção, sahsuahsa;

[quote=drsmachado]É uma empresa boa, resta saber se já deixaram a idéia do CLT Flex de lado (você, que será estagiário, precisa ficar atento a isso, pois numa futura contratação, pode complicar). Caso tenham deixado de lado, com certeza está bem melhor.
Aliás, tem um ex aluno meu do naptec lá.[/quote]

Eu não sabia o que é CLT Flex, fui dar uma pesquisada, realmente, se passar nos processos, eh algo que vou questionar;

Obrigado a todos pelos esclarecimentos e dicas;

Sou funcionário de empresa concorrente da BRQ, mas respondo quanto à questão do CLT Flex, eles deixaram de lado, agora é tudo CLT. Nunca trabalhei na BRQ mas tenho amigos que já trabalharam, no geral é uma empresa boa, pra quem tá começando é quer aprender é uma boa.

Se eles deixaram de lado, tornou-se uma empresa ótima para se começar.
Eu comecei numa das rivais da BRQ (Stefanini) e foi muito bom para meu aprendizado, estas empresas normalmente empregam metodologias ágeis, dão liberdade e bons desafios, além de, normalmente, as equipes serem bem integradas, permitindo que novos colaboradores sejam rapidamente assimilados e passem a se sentir parte do time.

Eu comecei numa das rivais da BRQ (Stefanini) e foi muito bom para meu aprendizado, estas empresas normalmente empregam metodologias ágeis, dão liberdade e bons desafios, além de, normalmente, as equipes serem bem integradas, permitindo que novos colaboradores sejam rapidamente assimilados e passem a se sentir parte do time.[/quote]

Bom saber que eh uma ótima empresa para se começar, é isso que estou precisando… começar a trabalhar na área e o mais importante, aprender mais xD ;

Eu comecei numa das rivais da BRQ (Stefanini) e foi muito bom para meu aprendizado, estas empresas normalmente empregam metodologias ágeis, dão liberdade e bons desafios, além de, normalmente, as equipes serem bem integradas, permitindo que novos colaboradores sejam rapidamente assimilados e passem a se sentir parte do time.[/quote]
Eu estou na Stefanini atualmente, já fazem dois anos. Na BRQ é uma ótima empresa para começar, mas se o cliente deles ainda for apenas HSBC, com o tempo você fica sempre nas mesmas tecnologias usadas pelo banco e os projetos sempre parecidos. No quesito de trabalho em equipe eu acredito em você, nunca vi ninguém reclamando de equipe ruim do pessoal que conheço da BRQ.

Bom, não tenho experiência exatamente na área de programação, pois só uso como ferramenta e não como a parte principal do trabalho.

Mas sei que demonstrar interesse no que está fazendo e mostrar que realmente gosta daquilo, é bem interessante.
Já consegui estágio por ter blog voltado para programação, por participar de fóruns e criar alguns artigos/tutoriais no vivaolinux.com.br
Acho que se você já faz algo de graça é porque gosta muito daquilo, e há boa probabilidade de ser bom naquilo.

Ou seja: é gostar, estudar, ser bom nisso e fazer a empresa saber disso.