Estou publicando diáriamente todo o processo de análise e implantação do processo de Teste de Software em metodologias ágeis de desenvolvimento.
Será feito em detalhes, baseado em um cenário já proposto, onde eu descrevo como é o processo de desenvolvimento scrum (sem detalhes).
Dentro deste cenário é possivel ter um setor de testes alinhado, tendo tarefas e estágios bem definidos de teste, além de documentação e aplicativos que auxiliam muito no ciclo de desenvolvimento/teste.
Usarei de linguagem simples e dinâmica, de fácil entendimento, com gravuras e exemplos do dia-a-dia, comum em todas as empresas de desenvolvimento.
Estará tudo alinhado, cada post liga no outro, como um manual. Será util para toda a comunidade
Estarei também respondendo as dúvidas de todos e ajudando os amigos do fórum no que precisar sobre o tema.
Voce pode me indicar a bibliografia que voce usou como referencia para tais afirmaçoes. Eu as achei estranhas e incoerentes com as práticas ditas ágeis e gostaria de saber em que contexto algum autor indicaria tais práticas e tal visão.
O processo de Teste e o Processo de Desenvolvimento são processos distintos, por exemplo: Se uma empresa adotar um método ágil de desenvolvimento (conforme eu estou propondo no blog) isso não impede do setor da qualidade ter um processo de Teste a parte. A proposta é justamente essa, ter um método de teste que encaixe no método de desenvolvimento.
Na segunda questão, normalmente em métodos ágeis de desenvolvimento existe um ponto de partida, uma reunião inicial. Vamos imaginar o scrum. Ele tem o Sprint Plannig, onde são defidas as tarefas e o esforço de cada uma. A qualidade entrando neste estágio, ele já tem uma série de informações importantes para o planejamento dos testes, inclusive para a montagem dos testes. Quanto aos papeis, depende muito de empresa, eu vou usar sempre o Analista de Testes, pensando em uma pequena empresa, ou pequeno projeto. No exemplo usado temos 2 semanas de projeto.
Yvga, gostaria de agradecer pelas perguntas. Continuarei postando no blog passo-a-passo, diariamente, cada parte do processo de teste “encaixado” ao desenvolvimento ágil, explicando como é possivel ter um setor de testes organizado e eficiente dentro de um cenário ágil de desenvolvimento.
Da parte da Qualidade do Produto/Teste de Software, estão baseados na base de conhecimento do ISTQB, http://www.istqb.org/
Caso precise da fonte em português: http://www.bstqb.org.br/