Durante o desenvolvimento deste sistema notei alguns pontos interessantes.
- Manunteção da regra de negócios.
Ficou muito mais fácil de efetuar alterações pois como fiz uma classse com o formulário e uma outra com extends do formulário, nessa fiz toda a regra de negócios. O código fica muito mais limpo e visível.
Como o Java quase que te obriga a trabalhar orientado a objetos, você tem classes distintas para efetuar cada função da aplicação.
Uma classe para Cadastro, outra de acesso ao banco, outra controlando as threds, etc…
Houveram alguns problemas durante a implantação, mas foi muito menos traumático corrigí-los.
Este sistema faz uma conexão TCP/IP com um servidor, esta implementação foi muito mais simples com o Java.
- Consultas de banco de dados
O retorno das consultas com o Java foi muito mais sacal. Tive que fazer uma Classe para cada modelo de exibição nas JTable. Foi um dos momentos que gastei muito mais tempo que no delphi.
:idea: Estou pensando em algo para resolver este problema, tipo criar um JTable próprio para exibir RecordSets.
- Manunteção do layout.
Este é um ponto muito delicado. Qualquer alteração errada pode zoar todo o seu formulário. O consumo de tempo de desenvolver os layouts são muito altos. Sem contar nas ordens do TAB. Complexo mas tem uma grande vantagem quando você cria um formulário em java você pode criar novas instâncias deste formulário fácilmente o mesmo já não acontece com o Delphi (até dá pra fazer, mas de 100 sistemas delphi, 1(um) vai ter).
Agora no novo sistema o usuário pode executar várias consultas simultâneas, Fiz uma limitação no código, pois dependendo da quantidade de janelas posso ter problemas de lentidão no sistema. Dá pra fazer em delphi, mas requer muito mais tempo.
PS: Fazer uma “Tela” “nas coxas”, tanto no delphi quanto no Java é rápido…
- Threads
Criar threads em java é bricadeira de criança. Em delphi já é muito mais complexo e requer muita atenção para não ter SERIOS problemas de memória.
- Adicionar uma feature nova
Como tudo é feito em objetos, em um determinado ponto do seu projeto você ja tem quase tudo pronto. As duas tecnologias ficam pau a pau neste ponto.
:arrow: :arrow: Criar um projeto com reaproveitamento de código é tão complexo em Delphi quanto em Java. Fazer tudo proceduralmente em delphi deixa o desenvolvimento muito, mas muito mais rápido. O único grande problema é que se você tiver que criar outro projeto semelhate você perde de Loge pro Java.
:arrow: Sempre que vou criar uma classe me faço a seguinte pergunta: O que nesta classe é genérico e o que é particular dela. Respondida esta pergunta ao invés de criar uma única classe engessada, crio duas e dependendo do casso algumas interfaces e classes abstratas…
Acho que é isso.
Um grande abraço galera…