Produtividade na camada de persistência

Ae galera,

estou abrindo esse tópico para discutir sobre uma maneira de aumentar a produtividade na criação da camanda de persistência de aplicações JEE.

Estou trabalhando atualmente com OAF/ADF e tenho que dizer que a Oracle fez o dever de casa quando o assunto é produtividade. A partir de uma tabela no banco de dados, o framework cria automaticamente EntityObjects (uma espécie de VO) e ViewObjects (uma espécie de DAO) eliminando por completo a tarefa de fazer mapeamento objeto-relacional, além do retrabalho de digitar os VOs e DAOs.

Estou iniciando um projeto cuja interface será feita em Flex, e dada a experiência acima, eu estava planejando usar ADF para fazer o lado do servidor do projeto até eu descobrir que os objetos gerados pelo ADF não são serializáveis (o que impossibilita a utilização de BlazeDS com os mesmos).

Agora estou procurando uma forma tão produtiva quanto o ADF para gerar minha camada de persistência e que utilize POJOs (serializáveis) como VOs para que esses possam trafegar via BlazeDS do Java para o Flex (e vice-versa). Alguma recomendação?

Não seria o caso de editar os entity objects e adicionar implements Serializable?

Tenta isso também http://boss.bekk.no/boss/middlegen/

Eu já tentei, mas existem alguns detalhes na implementação do ADF que fazem a serialização não funcionar. Na verdade, eu consegui enviar os dados do Java para o Flex, o problema é no sentido contrário.

Vou fazer uns testes com esses middlegen. A primeira vista me pareceu muito baixo nível, mas vou testar melhor.

Muito obrigado cara.

Ja testou o netbeans?

O gerador de entidades dele eh bem legal tb…

vou testar josenaldo. Valew pela dica!

Só pra dar o feedback pra galera:

Até agora, gostei mais da solução do netbeans. Fácil de usar, rápido e já faz a configuração do hibernate para o seu projeto.