Produtividade! Socorro

acham que estou 1/2 desesperado? não, na verdade estou desesperado e 1/2, pois tenho um sisteminha pra entregar em 5 dias, o sistema não é muito grande (são pelo menos 6 telas, na verdade eram 12 mas eu estou cortando umas e inserindo os dados delas direto no banco)… eu já tentei usar o Delphi (só que eu não consegui implementar um relacionamento N:N ai me travou) …

será que vale a pena eu tentar fazer ele em Java (jsp, webwork, velocity, hibernate) ao invés de tentar termina-lo em Delphi?

Você estudou e usou bastante jsp/ww/hibernate?

Se ainda não, termina em delphi cara, senão creio que será ainda pior hehe

Olá

Se vc conhece bem todas estas tecnologias então vale a pena. Mas se ainda vai estudar alguma delas então termine o que já começou em Delphi.

Para fazer um relacionamento n para n precisa criar uma tabela intermediária. Procure em livros básicos de banco de dados ou em tutoriais como fazer.

[]s
Luca

eu já tenho as tabelas prontas e todo o relacionamento o problema é implementar-los no Delphi (fazer com que num dbLookUpCombobox apareça os campos da outra tabela sendo que tem uma tabela de relação entre elas)

e o pior é que não. mas eu tava dando uma olhada nas apostilas de hibernate e vi que ele já tem as malditas relações Pré-feitas (bom não sei trabalhar ainda com elas más acho que com um pouco de pesquisa eu conseguiria implementar-las…

Em 5 dias eu não aprendi a fazer os relacionamentos todos no hibernate. Aliás, so consegui em uma semana graças ao pessoal do GUJ.

Mas bem … você que sabe cara.

karamba!!!
Valeu por clarear a idéia kara vou tentar terminar no Delphi mesmo (karamba o pessoal do Delphi não são muito animados para ajudar não postei num forum e quase nem me responderam). e o pior é que agora não são mais 5 dias o velho quer que eu entregue o programa amanhã :cry: :cry: :cry: :frowning: :frowning:

E o que vc está fazendo aqui ainda? :roll:

Sistema pra implementa relacionamento n-n

Tabela cliente
nome
endereco
codcliente

Tabela cliente_telefone
codcliente
codtelefone

Tabela telefone
codtelefone
telefone
operadora
ddd

etc…± assim…dai é só dize pro Delphi que os códigos ali se relacionam(fk) e tal…

Estou tentando entender o tipo de coisa que vc está tentando fazer,
sei que é um NxN mas tem N maneiras de fazer isto no Delphi :slight_smile:
, por exemplo usando um componente como o LookupCombo, usando
um dataLink para outro dataset e uma combo de dados, carregando os
dados na mão usando uma combo comum.
Cada opção é útil em determinada situação, e depende do tipo
do “comportamento” que vc espera do aplicativo tb, no caso mais
simples faça duas master-detalhe:

Tabela Master -> Tabela NxN -> Tabela detalhe

Que deve funcionar, senão tente explicar melhor o uso que vc
vai fazer deste NxN.

Espero ter ajudado, se precisar de algo, poste aqui no forum,
abraços,

Carlos

:shock: :shock: :shock:

Cara, vc nao pode mais pensar em q plataforma/tecnologia desenvolver! Termina o q vc jah comecou e boa sorte!

Ah, procura outro job pq este seu chefe eh um sangue suga ( igual sua assinatura :smiley: :smiley: :smiley: )

tentando explicar

Eu tenho algumas tabelas que tem relacionamento de N : N e eu faço uso de uma tabela de relacionamento para interligar essas duas tabelas.

ex:

tenho na tabela aluno:

  • nome
  • Cod_aluno (PK)

tenho uma tabela Curso:

  • nome
  • cod_ curso(PK)

O relacionamento delas é N:N então eu criei uma tabela de relacionamento AlunoCurso:
-Cod_AlunoCurso(PK)
-Cod_aluno(FK)
-Cod_curso(FK)

aluno -> AlunoCurso -> Curso
N N:N N

eu tenho no meu formulário FrmProfissional campo Nome Profissional e um dbLookUpComboBox Curso
só que eu queria que no combo mostrasse os cursos. Só que quando eu fosse fazer uma transação (UpDate, ou insert ou delete), ele faria isso na tabela de Relação.
obs: to usando Delphi 5

desde já agradeço …

hum… como?

[quote=“n10”] Só que quando eu fosse fazer uma transação (UpDate, ou insert ou delete), ele faria isso na tabela de Relação.
obs: to usando Delphi 5

[/quote]

usa trigger se o SGBD suportar…
se não, faça na mão mesmo…

Dê uma boa estudada no exemplo MastApp na pasta Demos/DB/MastApp,
creio que na tela EDOrders tenha alguns NxN, estudar estes exemplos é
a melhor maneira de aprender, geralmente os exemplos dos livros são muito
simples.

Boa sorte, se não conseguir mesmo poste os problemas
que encontrar ok,

Carlos.