A empresa em que eu trabalho está reformulando um ERP. É uma arquitetura distribuida, onde os clientes estão conectados a um servidor REST.
Afinal, estou encarregado de desenvolver a parte WEB desta aplicação. Já testei vaadin e jsf.
Gostaria de saber a opinião de vocês quanto ao ganho de produtividade e também quanto a “vida útil” da tecnologia.
E quanto a criação de componentes para agilizar o desenvolvimento e não ter que ficar alterando 10 mil lugares no fonte quando alguma alteração em algo padrão está com bug?
Qual a opinião de vocês quanto a utilização de herança de formulários com vaadin, alguém já fez isso, já ouviu falar de alguém que fizesse? E como posso fazer algo assim com JSF? Pelo que vi a criação de componentes JSF é um pouco complexa.
Boa tarde,
Particularmente usaria o jsf 2.0, pois sera mais fácil de conseguir mão obra, alem de ser muito fácil sua utilização.
Estou tocando alguns projetos com o primefaces e estou tendo uma produtividade considerável com o esquipe de desenvolvimento
Verifiquei um tempo atras o Vaadin e acredito no seu potencial em um futuro próximo.
Mas não utilizaria ele neste momento.
Como você descreve esta produtividade? apenas pela facilidade na implementação ou por ter recursos facilitadores onde não é necessário escrever código repetido.
Pois passo por estes problemas com JSF. Para extender funcionalidades é um pouco difícil. Pelo que vi existem os Composite Components que podem ser usados para facilitar algumas tarefas. Eles podem ser usados como Templates.
Outro ponto que gostaria de saber, alguem de vocês já usou CDI (Weld) com o JSF? Existe um problema pois não tenho o @ViewEscoped, este escopo deve ser criado, porém meus conhecimentos não chegam em um nível tão alto.
Obrigado pela indicação mas não acredito que isso seja uma troca viável, no caso de trocar o JSF e seus componentes pelo JQuery puro, quando você diz JQuery está falando dos componentes do JQuery ui?
Se é ao JQuery ui que você se refere estou usando estes componentes em cima do JSF, é uma Biblioteca chamada Primefaces. São basicamente os componentes JQuery ui e vários outros, portados para o JSF.
Não é bem um erro, é que o @ViewScoped é do JSF e eu preciso de um escopo que corresponda a este para utilizar com a anotação @Named, parecido com o @RequestScoped do pacote javax.enterprise.context.
Preciso deste tempo de vida para meus Beans do CDI.