Será que vai ser dessa vez? :roll:
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/112004/29112004-13.shl
seria tão bom se isso realmente acontecesse…
É.
O lado bom:
É que em sendo a profissão regulamentada disciplina o mercado de trabalho no aspecto técnico.
Se ficar estipulado que qualquer empresa que usa informática obrigatoriamente tem de ter um responsável técnico da mesma forma que engenheiros e arquitetos conseguiram que toda obra civil tem de que ter um responsável técnico engenheiro ou arquiteto registrado no CREA ou ainda os farmacêuticos que exigem um responsável técnico em cada farmácia, aí beleza.
O lado ruim:
Agora se for só pra cobrar impostos vai melar. Porque por exemplo as empresas baseadas em profissões regulamentadas não podem ser micro-empresas por definição federal. Aí quando aquela consultoria quer te contratar como empresa você vai se ferrar pois terá de abrir a empresa pagando a mesma gama de impostos que a IBM paga e no mesmo nível de taxação. Caso em que, somente as empresas de grande porte de TI vão conseguir sobreviver legalmente, cobrando um buzilhão dos clientes e pagando uma merreca para os profissionais e assim conseguindo pagar todos os impostos para a viúva. E estes vão pagar os juros da dívida ou vão alegrar os maganos. :x :x :x
De uma forma ou de outra vamos ter de reinventar o nosso negócio.
E, afinal, pra que lado a lei vai nos levar? Alguém conhece o tema?
Voce chama de “micro-empresa” as empresas que se encaixam no Imposto Simples? Hoje uma empresa de desenvolvimento de software ja nao pode fazer isso - ate onde sei. Se estiver enganado alguem me corrija por favor (seria uma noticia interessante :D).
Marcio Kuchma
Não poderia receber melhor noticia!
Enfim teremos nossa profissão em discussão para regulamentação…quem sabe, se regulamentar mesmo, as coisas se acertem de uma vez por todas…
…agora basta saber em que condições será feita essa regulamentação! (pre disposições)…
ate mais…
Não sei se os prós compensam os contras!!!
[quote=richardpeder]Não poderia receber melhor noticia!
Enfim teremos nossa profissão em discussão para regulamentação…quem sabe, se regulamentar mesmo, as coisas se acertem de uma vez por todas…
…agora basta saber em que condições será feita essa regulamentação! (pre disposições)…
ate mais…
[/quote]
Eu ainda não consegui enxergar o que tem pra ser acertado…
É fato que profissionais medianos não sobrevivem por muito tempo no mercado.
O que na sua doce ilusao leva a crer nisso?
Rafael
Voce chama de “micro-empresa” as empresas que se encaixam no Imposto Simples? Hoje uma empresa de desenvolvimento de software ja nao pode fazer isso - ate onde sei. Se estiver enganado alguem me corrija por favor (seria uma noticia interessante :D).
Marcio Kuchma[/quote]
De fato, empresa de informatica nao pode ser enquadrada no Simples, o que leva a pagar a mesma quantidade de impostos ( ~11% ) das “empresas grandes”.
Rafael
[quote=Rafael Steil]
Rafael[/quote]
Isso pra mim só tem um nome:
Mais Taxas e impostos. Teremos que pagar a anuidade ou mensalidade (e quem sabe diária) do conselho regulamentador, traxa para o ingresso no conselho, taxa para a papelada de regulamentação da empresa´no caso de quem trabalha PJ, taxas, taxas e mais taxas, afinal o governo,´que é o sócio majoritário de todo brasileiro, tem que levar o dele.
Eh. Que pena. [acorda, olha para um lado, para o outro, e volta a realidade].
Marcio Kuchma
[quote=Rafael Steil][quote=richardpeder]
[/quote]
Rafael[/quote]
Caro Rafael e demais amigos,
Toda profissão necessita ser regulamentada!
Não sei se teremos impostos, etc, etc…teremos uma profissão que seja reconhecida e não seremos mais “curandeiros”, ou seja, pra dizer que é analista ou que é do ramo da informatica, deverão ter que ser aprovado em alguma coisa, conselhos de informatica, tipo CREA, Conselho de Medicina, etc…acho que está na hora de regulamentarmos a profissão…mesmo trazendo algumas coisas desagradaveis, teremos vantagens…podem ter certeza!
ate mais…
…continuando…acho que, esta regulamentação tem a ver com cada um e não com empresas…acho que a regulamentação tende a melhorar nossas vidas e não a das empresas! pode ser que ocorra alguma cobrança de impostos, etc…mas eu defendo a regulamentação para melhorar nossas vidas e não enriquecer as empresas!
ate mais…
Melhorar nossas vidas? em que ponto? A melhora que deveria existir eh na qualidade tecnica, porem sou extremamente cetico em crer que uma “regulamentacao da profissao” fara qualquer efeito em relacao a isso.
Ai vc pode dizer que entra todo o lance de educacao, e que tem que ser formado e tudo mais… Com base nisso, teriamos que esperar o fulano se formar para poder trabalhar “profissionalmente”? Se for isso, nao me parece nada vantajoso.
Mais impostos tambem eh meio ruim, nao?!.
Ok, mesmo que fosse somente para o lado que toda empresa deveria ter um “profissional responsavel”, como acontece em medicina / farmacia… Em qualquer desses ramos a mutretagem eh alta, com um farmaceutico assinando por diversos estabelecimentos simplesmente para fazer-se cumprir a lei.
Informatica nao eh medicina, e os nossos “curandeiros” fazem mais magia que os curandeiros dos outros
Rafael
Regulamentar é bom… quanto a parte de impostos e abusos por parte dos empregadores e consultorias sacanas isso é culpa da própria comunidade que aceita ficar na ilegalidade com empresas fantasmas ou sonegando impostos… Se todo mundo exigisse clt seria outra coisa.
Bom sei la, existem pros e contras, cada um aqui vai dar opinião favorecendo sua situação atual ou a situação na qual gostaria de estar, mas e dai? Não vai mudar nada mesmo, eles la em Brasilia vão votar e estão cagando e andando pra todos os posts aqui sabe pq? Pq brasileiro reclama e nunca faz nada. A organização “não-governamental” mais forte hj é o MST, é o unico q faz algo contra o governo (não to dizendo que seja certo ou errado, mas eles tem força), ja a UNE ou outros orgãos não tem poder nenhum, me lembro quando os vereadores se deram um aumento abusivo de salário… muita falação e pouca ação, o salarário ta la ainda.
Eh. Que pena. [acorda, olha para um lado, para o outro, e volta a realidade].
Marcio Kuchma[/quote]
Depende a natureza da empresa, se a tua for empresa de servico e nas nao precisar constar desenvolvimento de software, consultoria ou coisas desse tipo até pode. Por exemplo uma empresa de servicos que presta processamento de dados para outras empresas esta coberta no simples.
Mas sempre é bom ter cuidado e não se prejudicar depois, eu já tive empresa do simples e fazia isso, colocando processamento de dados. Mas mudei justamente para não ter problemas futuros.
]['s
Sim, eh verdade. Isso sempre da pra fazer, mas nao eh honesto.
Eu nao me sentiria bem tendo uma empresa aberta que “faz digitacao” (p.ex.) e usando a fachada pra desenvolvimento de software.
Marcio Kuchma
[quote=Flin]Regulamentar é bom… quanto a parte de impostos e abusos por parte dos empregadores e consultorias sacanas isso é culpa da própria comunidade que aceita ficar na ilegalidade com empresas fantasmas ou sonegando impostos… Se todo mundo exigisse clt seria outra coisa.
[/quote]
Isso acontece em qualquer ramo. Todo mundo tenta sonegar impostos em algum momento. Se o individuo tem empresa fantasma, ele proprio acaba sendo um grande prejudicado, pois eh algo ilegal e pode acarretar em muitas complicacoes ao mesmo. Uma regulamentacao nao vai impedir isso de acontecer. Muitas empresas hoje nao querem mais ficar contratando funcionarios para fazer as coisas, o que leva entao a chamada “terceirizacao”. Embora, se tal lei entrasse em vigor, algumas empresas se vissem obrigadas a “regularizar” alguns empregados, provavelmente muitas outras fariam com que tais atuassem como tericeritos ( aka, com suas proprias empresas ), e eh “dentro da lei”.
Rafael
Eu acho uma sacanagem pegar um cara que ta no inicio de carreira e obrigar ele a abrir empresa e despedir ele do dia pra noite.
Todas as empresas querem terceiros especializados, poucas empresas tem funcionários no quais elas investem e deixam ele crescer. Ou seja, vc tem que fazer teu trabalho num tempo recorde e ainda estudar pra não ficar dezatualizado senão no próximo projeto vc ta arriscado de ser substituido. Imagina essa situação pra um cara em seu primeiro / segundo emprego?! É triste mas acontece.
PJ.
Galera é o seguinte. Em novembro foi aprovada uma emenda que autoriza as empresas de desenv de software se enquadrarem no simples federal. A minha está sendo mudada pra ME, eu recomendo que vocês falem com seus contadores urgente pq se vcs quiserem se enquadrar no simples em 2005 precisam fazer opção ainda esse mês. Tenho essa emenda no meu email só preciso procurar