Profissão Nerd: Desenvolvedor de Jogos de Computadores

24 respostas
ViniGodoy

Recentemente, dei uma entrevista para o site Gurias Nerds, com o tema:
Profissão Nerd, Desenvolvimento de Jogos

Nela, expliquei um pouco sobre o que é o desenvolvimento de um jogo, e também expliquei a estrutura dos cursos de pós e graduação em jogos da PUC/PR, onde dou aula.
Quem tem curiosidade na área, pode ler o artigo aqui: http://www.guriasnerds.com/profissao-nerd-desenvolvimento-de-jogos/

24 Respostas

Eric_Yuzo

Show de bola.

Em um futuro próximo ainda vou aprender a fazer jogos. :stuck_out_tongue:

Anime

Ótimo,tirou algumas duvidas que tinha a respeito… :stuck_out_tongue:

A propósito,adorei o titulo…Profissão Nerd: Desenvolvedor de Jogos de Computadores

ViniGodoy

Valeu pessoal. Dá um trabalhão fomentar a área no Brasil. Mas vamos devagar e sempre! :slight_smile:

Anime

Sério…Acho que vai mudar,o pessoal que está entrando nas faculdades agora tem muito interesse nessa area… :wink:

tutu_rp

Desenvolvimento de Jogos eis um ramo da informática que quero seguir

Paulo_Silveira

pois é! podemos ver que o Vini não faz bom trabalho apenas no guj! Parabens!!

sethbra

Muito boa iniciativa ViniGodoy
Eu até tenho em mente um jogo para linux de aventura, mas nunca coloquei em prática :cry:

Luiz_Aguiar

Bacana Vini!

Atualmente estou envolvido diariamente com uma equipe de 15 pessoas de desenvolvedores de jogos… mudei bastante minha visão sobre essa área, de fora vemos muito equivocadamente.

[]s

ViniGodoy

Sério Luiz? Que equipe é essa? Que tipo de jogos desenvolvem? E por que você está envolvido?
É sempre bom conhecer mais gente da área. :slight_smile:

Uma campo que pouca gente conhece são os serious games. Jogos como os da EBTS (que na verdade, são simuladores bem reais para o exército), ou mesmo as linhas educacionais aqui a Positivo. Há também muitos trabalhos com jogos para restabelecer pacientes que sofreram traumas e usam próteses, e deixar aulas de fisioterapia mais interessantes e efetivas.

M

ViniGodoy,

Não consigo visualizar esse link que passou, está dando erro 404. :shock:

A propósito, vi que na PUC/PR existe cursos de especialização a distância. Não existe a possibilidade de colocar o de especialização em jogos? :smiley:

Att.

adriano_si

molmedo:
ViniGodoy,

A propósito, vi que na PUC/PR existe cursos de especialização a distância. Não existe a possibilidade de colocar o de especialização em jogos? :smiley:

Att.

Cara, acho pouco provável por causa da estrutura necessária pra se desenvolver um jogo… Me corrijam se eu estiver falando Merda…

lina

Oi,

Que coisa. o Link esta fora… :?

Tchauzin!

M

adriano_si:
molmedo:
ViniGodoy,

Att.

Cara, acho pouco provável por causa da estrutura necessária pra se desenvolver um jogo… Me corrijam se eu estiver falando Merda…

Então, a principio também achei. Chegou a olhar as disciplinas? Eu achei que daria pra fazer um esquema a distancia, com encontros bimestrais ou trimestrais pra realização de provas, apresentação de trabalho e etc, mas posso estar enganado também. :slight_smile:

ViniGodoy

O link já voltou para o ar.

Não existe o curso à distância de jogos. Porém as aulas são quinzenais e aos sábados.
E não valeria a pena. Alguns dos professores são profissionais da área e o contato com eles é extremamente importante. Você também entrará em contato com colegas que são artistas.

É uma daquelas pós que você vai suar bastante a camisa. O conteúdo é bastante diferente do que se vê na faculdade, e não é tão fácil de levar quanto uma engenharia de software. O aluno precisa se dedicar aos trabalhos, não só assistir as aulas. E estudar “por conta” nesse caso é bastante difícil. :wink:

Leozin

meu sonho desde criança era ser programador de jogos… desde os 11 anos de idade tentei aprender algo, mas nunca tive capacidade intelectual pra o fazer

aí depois desisti da área de programação, resolvi começar uma faculdade, aprendi java e até hoje estou nessa área corporativa

mas admito que, bah, aprender a programar pra jogos é algo que ainda me incomoda e tenho muita vontade de aprender… até faculdade de design de jogos eu ví aqui em SP

enfim, parabéns pela entrevista Vini, continue assim :slight_smile:

Naruffy

Acho que fazer uma pós de games, ou qualquer outra área, a distância é complicado, mas eu fiz um curso sobre desenvolvimento de jogos pela internet, e gostei bastante me foi bem util, (alias, o certificado chegou ontem :D)

Apesar de eu me lascar muito, e não ter todo o conhecimento que queria, já fiz alguns jogos “bobos”, e tudo que aprendi foi pesquisando na internet, perguntando em forums, e com o curso citado acima.

Pretendo fazer uma faculdade/especialização mais pra frente em games.

[]s

ViniGodoy

Não estou tirando o mérito. Existe material muito bom na internet, como o do meu portal, o killer game programming in java, gamasutra, coke&code, etc. Por isso, o legal da pós também é ouvir as dicas e experiências dos profissionais da área, trocar contatos com quem já desenvolve na indústria e, claro, aprender também. :slight_smile:

Luiz_Aguiar

Pow manow, não posso te contar senão tenho que te apagar rsrs
:smiley:

ViniGodoy

Hehehe… isso que é ultra-secreto.

Aliás, já viram que coincidentemente o nerdcast dessa semana fala do mesmo assunto?

Já teve gente cobrando pq eles não chamaram o pessoal do portal também. :slight_smile:

davidbuzatto

Muito legal Vini!
Parabéns :wink:

[]´s

Marky.Vasconcelos

Hehe… boa Vini!

Engraçado, mas eu tenho bastante esperança na área de jogos digitais em um futuro próximo.

jjose

Kkk

Acho que essa frase é complicada… hehe

• entendi
OliveirakunJava

Parabéns Vini! Eu li a sua entrevista e achei bem legal, da uma boa noção de como funcionam a graduação e pós graduação em desenvolvimento de jogos.

D

Eu acho que desenvolver jogos é muito desvalorizado pela pirataria e o jogo original é muito desvalorizado pelos impo$to$…

E gostei da entrevista, deu para perceber o que é “desenvolver jogos”…

o http://www.pontov.com.br/site/ também é muito bom, tem ótimos artigos, o difícil de C++ é as bibliotecas e templates mesmo…

Criado 2 de dezembro de 2010
Ultima resposta 4 de dez. de 2010
Respostas 24
Participantes 17