Profissão Nerd: Desenvolvedor de Jogos de Computadores
24 respostas
ViniGodoy
Recentemente, dei uma entrevista para o site Gurias Nerds, com o tema:
Profissão Nerd, Desenvolvimento de Jogos
Nela, expliquei um pouco sobre o que é o desenvolvimento de um jogo, e também expliquei a estrutura dos cursos de pós e graduação em jogos da PUC/PR, onde dou aula.
Quem tem curiosidade na área, pode ler o artigo aqui: http://www.guriasnerds.com/profissao-nerd-desenvolvimento-de-jogos/
Em um futuro próximo ainda vou aprender a fazer jogos.
Anime
Ótimo,tirou algumas duvidas que tinha a respeito…
A propósito,adorei o titulo…Profissão Nerd: Desenvolvedor de Jogos de Computadores
ViniGodoy
Valeu pessoal. Dá um trabalhão fomentar a área no Brasil. Mas vamos devagar e sempre!
Anime
Sério…Acho que vai mudar,o pessoal que está entrando nas faculdades agora tem muito interesse nessa area…
tutu_rp
Desenvolvimento de Jogos eis um ramo da informática que quero seguir
Paulo_Silveira
pois é! podemos ver que o Vini não faz bom trabalho apenas no guj! Parabens!!
sethbra
Muito boa iniciativa ViniGodoy
Eu até tenho em mente um jogo para linux de aventura, mas nunca coloquei em prática
Luiz_Aguiar
Bacana Vini!
Atualmente estou envolvido diariamente com uma equipe de 15 pessoas de desenvolvedores de jogos… mudei bastante minha visão sobre essa área, de fora vemos muito equivocadamente.
[]s
ViniGodoy
Sério Luiz? Que equipe é essa? Que tipo de jogos desenvolvem? E por que você está envolvido?
É sempre bom conhecer mais gente da área.
Uma campo que pouca gente conhece são os serious games. Jogos como os da EBTS (que na verdade, são simuladores bem reais para o exército), ou mesmo as linhas educacionais aqui a Positivo. Há também muitos trabalhos com jogos para restabelecer pacientes que sofreram traumas e usam próteses, e deixar aulas de fisioterapia mais interessantes e efetivas.
M
molmedo
ViniGodoy,
Não consigo visualizar esse link que passou, está dando erro 404. :shock:
A propósito, vi que na PUC/PR existe cursos de especialização a distância. Não existe a possibilidade de colocar o de especialização em jogos?
Att.
adriano_si
molmedo:
ViniGodoy,
A propósito, vi que na PUC/PR existe cursos de especialização a distância. Não existe a possibilidade de colocar o de especialização em jogos?
Att.
Cara, acho pouco provável por causa da estrutura necessária pra se desenvolver um jogo… Me corrijam se eu estiver falando Merda…
lina
Oi,
Que coisa. o Link esta fora… :?
Tchauzin!
M
molmedo
adriano_si:
molmedo:
ViniGodoy,
Att.
Cara, acho pouco provável por causa da estrutura necessária pra se desenvolver um jogo… Me corrijam se eu estiver falando Merda…
Então, a principio também achei. Chegou a olhar as disciplinas? Eu achei que daria pra fazer um esquema a distancia, com encontros bimestrais ou trimestrais pra realização de provas, apresentação de trabalho e etc, mas posso estar enganado também.
ViniGodoy
O link já voltou para o ar.
Não existe o curso à distância de jogos. Porém as aulas são quinzenais e aos sábados.
E não valeria a pena. Alguns dos professores são profissionais da área e o contato com eles é extremamente importante. Você também entrará em contato com colegas que são artistas.
É uma daquelas pós que você vai suar bastante a camisa. O conteúdo é bastante diferente do que se vê na faculdade, e não é tão fácil de levar quanto uma engenharia de software. O aluno precisa se dedicar aos trabalhos, não só assistir as aulas. E estudar “por conta” nesse caso é bastante difícil.
Leozin
meu sonho desde criança era ser programador de jogos… desde os 11 anos de idade tentei aprender algo, mas nunca tive capacidade intelectual pra o fazer
aí depois desisti da área de programação, resolvi começar uma faculdade, aprendi java e até hoje estou nessa área corporativa
mas admito que, bah, aprender a programar pra jogos é algo que ainda me incomoda e tenho muita vontade de aprender… até faculdade de design de jogos eu ví aqui em SP
enfim, parabéns pela entrevista Vini, continue assim
Naruffy
Acho que fazer uma pós de games, ou qualquer outra área, a distância é complicado, mas eu fiz um curso sobre desenvolvimento de jogos pela internet, e gostei bastante me foi bem util, (alias, o certificado chegou ontem :D)
Apesar de eu me lascar muito, e não ter todo o conhecimento que queria, já fiz alguns jogos “bobos”, e tudo que aprendi foi pesquisando na internet, perguntando em forums, e com o curso citado acima.
Pretendo fazer uma faculdade/especialização mais pra frente em games.
[]s
ViniGodoy
Não estou tirando o mérito. Existe material muito bom na internet, como o do meu portal, o killer game programming in java, gamasutra, coke&code, etc. Por isso, o legal da pós também é ouvir as dicas e experiências dos profissionais da área, trocar contatos com quem já desenvolve na indústria e, claro, aprender também.
Luiz_Aguiar
Pow manow, não posso te contar senão tenho que te apagar rsrs