“black_fire”:
:arrow: Realmente, não estou encarando Elite com pessoas que entram em restaurantes comem comidas finas, andam em carros de ponta e vão em festas da alta sociedade.
Estou tentando ver elite como uma valorização, que não sejamos idolatrados, mas que as pessoas tenham conciência que pelo menos 90% da vida delas depende de um profissional de informática, e lentamente a informatica vai se infiltrando em áreas que nunca imaginou-se.
Falow pessoal…
Bom, se o ponto eh esse (reconhecimento da classe perante outras profissoes), minha visao eh a seguinte:
Informatica eh ainda um campo novo de trabalho e que ainda nao tem uma regulamentacao “oficial” (para bem ou para mal), digamos assim como os advogados, medicos e engenheiros.
Hoje qualquer um que faz um curso de 15 dias em “montagem de hardware” trabalha com Informatica. A maioria das pessoas (das quais talvez 90% a vida depende de profissionais de Informatica, como voce assinalou) nao sabe distinguir tais profissionais - se a pessoa arrumou o problema ela eh considerada um “profissional”, nao importa se o cara apenas arrumou o micro, ou se apenas re-formatou o WinXX que esta com virus, ou apenas instalou a ultima versao da Encarta, ou se ele eh um tecnico em manutencao de monitores, ou se eh um analista ou ainda um programador Java que manja de Struts-Hibernate-Velocity-J2EE. Se resolveu o problema dela, otimo.
Entao o cara aprende a fazer “home-pages” ou desenvolver “sistemas” e posta um anuncio no jornal, do tipo “faco qualquer tipo de sistema - preco: 600 reais” (eu ja vi isso). Agora me diz - como a profissao de informatica vai ser devidamente reconhecida pelo povo em geral (nao estou falando de pessoas pobres apenas nao - estou falando do pessoal do escritorio, dos profissionais liberais, gerentes e etc)?
Pra ser advogado eh preciso ter curso superior e ser filiado (obrigatorio? nao sei) a OAB. Para ser medico eh preciso ter curso superior e ter CRM (eh isso mesmo?), uma especie de autorizacao para atuar na area. Para engenheiro, idem (curso superior e CREA, se nao em engano - me desculpem, eu realmente nao lembro dessas siglas todas).
E para ser “programador”? O que eh preciso?
Claro, isso nao eh unilateral - a sociedade deve exigir isso tambem (veja se um medico consegue atuar sem ser autorizado - ate consegue, mas esta ilegal e uma hora ou outra…). Medicina eh enxergado como algo vital, que precisa de uma regulamentacao. Essa visao deveria ser difundida entre os gerentes tambem (algo mais ou menos como: “TI eh vital, vamos contratar mao-de-obra especializada e que saiba do que esta fazendo para que depois tudo nao entre em colapso” :)).
Portanto, IMHO, para que nossa classe atinja esse “status” perante as demais, eh preciso regulamentacao (que especie de regulamentacao eh outra historia) e maior selecao dos profissionais. A maioria de nos aprendeu o que sabe por conta propria, certo? Do ponto de vista da sociedade, o que nos diferencia dos “tecnicos em manutencao formatadores de Windows” que vemos por ai?
E nao, a sociedade em geral ainda nao entende a meritocracia hacker como um meio de reconhecimento social. 
Obs.: nao tenho curso superior. E essa questao vai alem disso - formacao eh apenas um dos topicos.
Marcio Kuchma