Voces já tiveram problema com aquele arquiteto ou analista que quer ser o centro de tudo?
O tipo de sujeito que não quer que os outros cresçam logo ele e uma pequena equipe quer centralizar todo o conhecimento do que voce está fazendo e só te passar tudo mastigadinho, assim eles detem o conhecimento de tudo?
creio que esse seja tambem um problema muito recorrente hoje em dia, tem muita gente que não sabe delegar e com isso não dá oportunidade de crescimento aos demais. E aí o que fazer?
[quote=Sparcx86]Voces já tiveram problema com aquele arquiteto ou analista que quer ser o centro de tudo?
O tipo de sujeito que não quer que os outros cresçam logo ele e uma pequena equipe quer centralizar todo o conhecimento do que voce está fazendo e só te passar tudo mastigadinho, assim eles detem o conhecimento de tudo?
[/quote]
Ele pode ser competente para isso, e seguir assim. Se a atribuição dele for essa, o que fazer?
Porém, a empresa não deve aplicar gestão do conhecimento¹, se o funcionário que detém o conhecimento for embora, o projeto vai ao declínio.
Vejo quatro alternativas:
1 - Você pode tentar se aproximar dele e fazer as coisas juntamente com ele, esse é o melhor caso, e relativamente utópico.
2 - Invente uma função ou responsabilidade a mais para ti que ele não tem, a qual tu a detenha (por exemplo, testes de software).
3 - Tente mudar de projeto.
4 - Em último caso, mude de empresa.
Já conheci profissionais assim. Esse tipinho aí só merece uma coisa: pena. Aliás, nem isso.
Profissional seguro de si não fica com conhecimento guardado, não é gaveta. Ele compartilha, pois sabe que isso é bom pra ele.
Esse tipo de cara não cresce muito, porque acaba ficando preso na própria armadilha: quem não pode ser substituído, não pode ser promovido.
Estude o máximo que puder, absorva o máximo que conseguir, compartilhe conhecimento e se torne um ponto de referência. E, na primeira oportunidade, deixe de trabalhar com essa anta, antes que a doença dele passe pra você.
[quote=Sparcx86]Voces já tiveram problema com aquele arquiteto ou analista que quer ser o centro de tudo?
creio que esse seja tambem um problema muito recorrente hoje em dia, tem muita gente que não sabe delegar e com isso não dá oportunidade de crescimento aos demais. E aí o que fazer?[/quote]
Acho que o problema nao eh nem da pessoa que age dessa forma, mas sim dos chefes e ou gerentes, que nao colocam um STOP nesse tipo de comportamento.
Eu acho importante que os arquitetos sempre participem ativamente do design de alguma funcionalidade ou sistema, mas eu acho que eles tb quem que ser abertos o suficiente para ouvir opinioes, trabalhar em time com analistas e programadores, nao decidir tudo sozinho e ter sempre a ultima palavra em tudo. Isso nao eh bom para moral da equipe e nao eh bom para a empresa no geral.
Aqui na empresa onde trabalho tem alguns desenvolvedores que tem o papel de arquitetos porque eles trabalham aqui por muito tempo e tem um amplo conhecimento da implementacao dos nossos produtos e eles tb trabalham direto com os carinhas que trabalhando somente fazendo pesquisa de novas tecnologias, criando prototipos de partes novas do sistema e etc. Porem, quando alguma coisa tem que ser feita os desenvolvedores que estao realmente com a mao da massa podem opiniar, discutir diferentes solucoes, sem problemas.
Se vc realmente acredita nisso, vc deveria trabalhar numa pedreira quebrando pedra o dia inteiro com martelo de cozinha ao lado de criancas de 8 anos de idade na China ou na India.
Perfeito, aumenta o lucro da empresa, nao aprende p* nenhuma, nao da futuro nenhum, e nao acrescenta nada na vida.
Não tenho esse problema na empresa onde eu trabalho. Muito pelo contrário, o analista aqui é uma ótima pessoa. Mas já tive o desprazer de conhecer pessoas como descrito nos posts acima. São mesquinhos, e como dito, dignos de pena.
Se vc realmente acredita nisso, vc deveria trabalhar numa pedreira quebrando pedra o dia inteiro com martelo de cozinha ao lado de criancas de 8 anos de idade na China ou na India.
Perfeito, aumenta o lucro da empresa, nao aprende p* nenhuma, nao da futuro nenhum, e nao acrescenta nada na vida.
Já mandei embora muitos funcionários devido esse tipo de atitude de não disseminar o conhecimento. Prefiro um funcionário não tão qualificado mas sempre disposto a colaborar com a equipe espalhando seus conhecimentos doque um profissional egoista e centralizador.
ele tem medo de você errar em algo importante, por que você nao demonstra responsabilidade
provavelmente, ele deve corrigir seus códigos, ele só nao tem coragem de falar onde corrigiu
pior seria se ele te falasse, olha o sistema é assim, se vira, quando tiver pronto me avisa
ou talves ele realmente seja o cara “sei tudo e nao vou te ensinar nada”, “aprenda lentamente para eu ter um motivo para nao te promover”, "por que se eu te promover não terei meu aumento no final do ano :twisted:
eu ja estive em uma empresa muito recentemente com uma pessoa assim na equipe… é o caso onde todo mundo sabe que a pessoa além de estar na empresa ja a alguns anos vai morrer la dentro por dificuldade de arrumar coisa melhor (ou mesmo pior…).
vou ser bem honesto, é meio digno de pena sim, a pessoa faz isso considerando a lei da sobrevivência, acredita que precisa disso para se manter na empresa, o pior de tudo é que talvez tenha razão, o que é pior…
Acredite, mesmo que isso aconteça com você, tente se manter sempre buscando, se atualizando, aprendendo, se esforçando para ser produtivo na empresa, sempre jogando limpo… você até vai depender de informação dessa pessoa ali na hora, mais VOCÊ vai crescer bastante profissionalmente… VOCÊ vai evoluir…
inclusive em certos ambientes não tem o que fazer, o jeito é sair dele, não adianta reclamar… (da uma olhada nos seus ultimos tópicos…)
Essa situação pode não estar acontecendo necessariamente por “maldade” do cara.
É preciso ver que pode acontecer por diversos motivos, como: falta de organização para dividir as tarefas, um certo comodismo porque na verdade é mais fácil assumir tudo sozinho do que passar o conhecimento, perfeccionismo, etc.
Veja que não estou dizendo que seja algo positivo, mas eventualmente pode não haver má intenção. Nesse caso, talvez você possa marcar presença como alguém que vai facilitar a vida dele e fazer o trabalho com qualidade.
Siga o conselho que foi dado em um outro post anterior: faça a sua parte, mas demonstre que está pensando e obtendo entendimento do projeto como um todo. A tendência é que aos poucos ele passe a confiar mais em dividir as responsabilidades.
Eu particularmente não acredito que hoje em dia exista essa prática de centralizar conhecimento com o objetivo de se auto-promover. Os conceitos mudaram, e é muito melhor para a sua situação na empresa ser visto como “O CARA” pela equipe - o que evidentemente inclui ajudar e ser alguem com que se pode contar.
creio que esse seja tambem um problema muito recorrente hoje em dia, tem muita gente que não sabe delegar e com isso não dá oportunidade de crescimento aos demais. E aí o que fazer?[/quote]
Aproveite o mastigado e engula, mas atento para absorver os nutrientes (conhecimento). Aos poucos, você passa a conhecer o sistema e pode passar a criticar o que ele te passa (lembrando que, neste caso, criticar está mais relacionado ao saber o porque do que ao simples reclame).
Sugira alternativas à solução dele. Ele pode não aceitar, mas você mostrará que está pensando também.
Agora, o principal: Ele não transmite o conhecimento ou você não vai até o conhecimento?
#CadaCoisa que a gente lê que nem acredita :shock:
Conhecimento aqui, não é necessariamente tecnologia mas conhecimento do negócio em que se está trabalhando. Algo que NÃO se aprende ficando em casa acessando a internet ou fazendo cursos tecnicos por aí.