Bem galera, vou dar um exemplo de algo, por sinal, aconteceu comigo mesmo.
Nunca tive grana pra bancar uma faculdade, mas descobri q minha área era a de TI, como os cursos geralmente são caros, os livros, etc… eu fui fazendo um após outro, melhorava um pouco e fui investindo… passei 5 anos trabalhando na área de desenvolvimento (como autônomo) apenas com cursinhos e muita leitura (tutoriais e mais tutoriais) … no início deste ano, fiquei sabendo de uma vaga de desenvolvedor, o pré requisito (pra variar) era superior completo, ou no mínimo a partir do 6º período . . . de uma forma ou de outra, eu me candidatei à vaga, concorri com outros programadores formados, e pra ser sincero, na hora da entrevista com o gerente do projeto… tentando resumir o que o saia da boca dos caras:
“Se ao sair da faculdade eu tiver a cabeça deles, prefiro continuar sem ser formado”.
Como já tinha experiência na área de desenvolvimento, fiquei sem sequer ter pisado numa universidade, mas reconheço e muito minha deficiência enquanto “profissional de cursinhos”, somos guiados para onde a maré vai, se a onda do momento for java, dana-se a aprender java, se for C# a mesma coisa… e muitas vezes o cara não tem conhecimento suficiente pra entender tudo q vem por trás, e fica estagnado no mercado.
Hoje, estou cursando uma faculdade, e estou percebendo as diferenças de visão.
De uma forma ou de outra, seja formado ou não, se vc não correr atrás ou se preocupar em ser atual, não tem chance no mercado, vai ser um eterno estagiário.