[quote=Anonymous][quote=juzepeleteiro][quote=bobmoe]Acredito que o grande número de profissionais de nível médio se deve ao fato do mercado estar mais astuto. Quem está na área reconhece a situação atual: Título é diferente de competência!
O maior perigo de toda esta história são os estudantes profissionais, que sabem dialogar a teoria (go-gó), porém não são capazes de resolver problema algum.
As esquipes que pagam o preço! Desenvolvedores sérios tem que fazer tudo na correria. Tudo isso porque o estudante profissional queria ganhar R$30,00 a hora esqueceu que além de saber, tinha que resolver problemas.
Eu vejo esse carnaval de empregos Java e não sei onde isso vai parar. É só gente pulando de empresa em empresa porque se compremetem com o problema e não são capazes de resolver.
Acho que isso é um sinal que estamos caminhando para os méritos, em vez de títulos. O que é uma coisa boa, pois isso estimula as pessoas a procurar faculdade para aprender e não para pegar diploma.[/quote]
Eu só queria entender aonde tá escrito que o profissional com faculdade sabe resolver problemas e o técnico não. Eu tenho exemplos de pessoas formadas em boas faculdades que são umas antas (assim, como tem pessoas técnicas também), e tenho exemplos de pessoas técnicas que são geniais (assim como pessoas com faculdade também).
Eu só queria entender essa relação:
técnico = burro, só sabe o técnico e olhe lá.
formado = genial, sabe pensar e resolver problemas.
[/quote]
Concordo que ter um diploma de faculdade hoje em dia não quer dizer muita coisa, pois todo ano uma porção de gente consegue terminar a graduação, muitos porque o maior esforço foi o de pagar pelo curso.
Mas imagine-se no lugar de um recrutador para uma vaga de emprego, se ele vê que você fez só até o ensino médio vai falar: “Pô, mas você não fez nem faculdade?”, e vai pegar outro que nem era tão melhor que você, mas que tem diploma. A probabilidade dessa pessoa se encaixar melhor na vaga é maior, ele pensa.
Esse problema do pessoal conseguir o diploma sem saber nada é muito sério, você não vê que estão querendo fazer um exame que nem o da OAB só que para os formados em medicina? Tá aumentando muito os casos de erros médicos causados por profissonais com má formação.
Tem muita gente que fez faculdade e hoje está desempregada. Entretanto, tem gente que nem o Sílvio Santos, por exemplo, que começou como camelô e hoje tem uma emissora de televisão.
[/quote]
Bem, eu nem preciso imaginar, acabei de analisar currículos para a empresa que eu trabalho. E sim, formação tem um peso, mas a experiências, coisas que o cara fez, a forma como ele escreve o currículo (sem querer encher linguiça), cursos e etc contam também e muito.
Eu sou contra a esse negocio de prova para informatica, por eu nunca poderia trabalhar com informatica se tivesse isso, eu ainda não sou formado.
E, sim, estou fazendo uma faculdade de 3 anos só para pegar o canudo. Me pergunte sobre metodologias, sobre grafos, matematica linear, estruturas de dados, administração e etc… Podemos conversar e trocar figurinhas numa boa.
Abraços,
Jose Peleteiro