Profissional Java

Eii pessoal…
É possivel ter sucesso na vida de programador se a pessoa não tiver formação (faculdade)?

Abç!

Sim, apenas com muita mas muita dificuldade mesmo.

Estou vendo empresas onde o requisito mínimo é a facul, e pior, já vi duas pessoas rejeitadas em entrevista na minha empresa por não terem superior.

Com formação já ta difícil …

Se você fazer um deploy (algo tipo 8) ) em alguns projetos opensource de grande porte você tenha chance.

Eu acho que um proffisional com cursos superiores e certificações tem que ter mais valor que um sem formação. Isso parece ser mais justo.

Mas depende muito do que você quer para sua carreira. Se sua vontade for ser um programador independete não é exigido ter curso superior, mas se pensa em trabalhar em uma grande empresa é preciso ralar e estudar, pois a concorrência é grande.

[quote=mfidelis]Eii pessoal…
É possivel ter sucesso na vida de programador se a pessoa não tiver formação (faculdade)?

Abç![/quote]

Mas enfim, você não pode fazer faculdade ou não quer fazer faculdade ? De qualquer maneira, você vai precisar investir na sua formação, se não for com faculdade, com cursos, se não for com cursos, com livros, e por aí vai …

Só um exemplo…
Eu estou no 2º ano de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFSP - Instituto Federal de São Paulo
Fiz 2 Estágios em programação totalizando 12 meses e sou certificado OCPJP.
Participo do grupo de pesquisa em Visualização Computacional (Iniciação Cientifica) e tenho ingês intermediário/avançado.

Eu sou formado como técnico em eletroeletrônica e trabalho na área de instalação/manutenção de CLP e componentes Eletroeletrônicos.Quero entrar na área de TI com Programador Jr. e na minha região… não consigo.
Isto que Araraquara está sendo considerada polo tecnológico no estado de SP, porem com muitas faculdades de otima qualidade na região USP , UFscar IFSP e compania fica facil ter mão de obra de qualidade e barata.

Só vou entrar na área quando me formar e partir para Capital… Já tenho isto em mente.Estou concorrendo a uma vaga para estudar 1 ano nos EUA atráves do programa Ciência sem Fronteiras e pretendo cursar o ultimo ano da faculdade lá, tudo isso para ter uma chance no mercado de trabalho quando eu voltar.

E ai acha que fácil ?

NO PAIN NO GAIN!

Eita… Vejo que tenho um longo caminho para trilhar… Vou cursar Ciencias da computação ou analise de sistemas… E acredito que ingles tabem ira ajudar…
Obrigado pela colaboração pessoal… ajudaram muito (mesmo) …

Abç!

[quote=mfidelis]Eita… Vejo que tenho um longo caminho para trilhar… Vou cursar Ciencias da computação ou analise de sistemas… E acredito que ingles tabem ira ajudar…

Abç![/quote]

Comece estudando por conta própria enquanto não ingressa na faculdade. Você entrando com uma base na faculdade ajudará a filtrar algumas asneiras que os professores falam e tentam te ensinar errado.

[quote=RRaminelli]Eu acho que um proffisional com cursos superiores e certificações tem que ter mais valor que um sem formação. Isso parece ser mais justo.

Mas depende muito do que você quer para sua carreira. Se sua vontade for ser um programador independete não é exigido ter curso superior, mas se pensa em trabalhar em uma grande empresa é preciso ralar e estudar, pois a concorrência é grande.

[/quote]

Fato: O profissional tem que ser valorizado por aquilo que produz. Para produzir ele precisa conhecer, e para conhecer ele tem que estudar, não importa onde, não importa quando.

Opinião: Formação universitária é mais cara e mais dispendiosa, mas tende a ter mais qualidade, mais oportunidades de estágio, melhor networking.

[quote=norbAns][quote=mfidelis]Eita… Vejo que tenho um longo caminho para trilhar… Vou cursar Ciencias da computação ou analise de sistemas… E acredito que ingles tabem ira ajudar…

Abç![/quote]

Comece estudando por conta própria enquanto não ingressa na faculdade. Você entrando com uma base na faculdade ajudará a filtrar algumas asneiras que os professores falam e tentam te ensinar errado.[/quote]

Realmente.

Melhor sair do ensino médio e procurar por conta algo que se gosta, do que entrar direto na faculdade, ficar gastando dinheiro lá dentro pra descobrir o que gosta.

Eu fiz assim, vou começar a faculdade agora com 20 anos. Mas vou fazer algo que tenho certeza que vou gostar, e já vou entrar com uma boa carga de conhecimento, isso é muito importante.

E outra, não adianta achar que vai se dar bem fazendo o caminho inverso. Realmente, tem gente que se dá bem sem curso superior, mas eles não são regra e sim exceção…

O melhor mesmo é se sacrificar um pouco e fazer um curso superior pois você ganha maior reconhecimento e aprende muito também…