Profissionalismo ou deslealdade?

Ola pessoal, !

Queria relatar um fato que já deve ter acontecido com voces !

Trabalho como analista em uma empresa de SP, estou nela há uns 4 anos

Minha empresa tem um concorrente forte no ramo dela, que por sua vez, os donos são todos “conhecidos” e quase que “inimigos”

Semanas atrás, essa empresa concorrente veio ate mim perguntar se eu poderia desenvolver alguns projetos para eles como free lance, apenas desenvolver nada alem disso.

Vocês já sabem onde vai dar a historia…rs

O que esta em minha mente é, eu aceito o convite, pois quando acaba o expediente, eu trabalho da forma que quero?

Se aceitar, eu comunico meus gerentes? Estou pretendendo casar e preciso levantar uma grana. No entanto, mesmo antes de falar, sei que eles não vão gostar disso, pois eles conhecem os donos da outra empresa e não gostam muito deles.

O que vocês acham?

PS. Não preciso falar que alguns dados aqui são fictícios

abraços

Como diriam os antigos, você tá “procurando sarna pra se coçar”. Mesmo que você não cometa nenhuma ilegalidade, isso não quer dizer que a situção será confortável. Além do mais, com tanto freelancer por aí, porque eles procuraram justamente um do concorrente ?

Dê uma lida: http://jus.com.br/revista/texto/12326/a-clausula-de-nao-concorrencia-e-seus-reflexos-sobre-a-liberdade-de-trabalho

vou te dar uma otima dica. “NÃO CASE!” rsss

agora falando serio, isso vai dar mer&%@#$!!! se descobrirem vão te demitir so de birra!

Eu penso assim , você deve fazer o que vc tem em mente , mas lembre-se que se você fizer algo , este poderá voltar contra você , imagina a situação você faz algo para o concorrente e embora os donos da empresa atual tratem o concorrente como inimigo acredito que os mesmos se falem de alguma maneira , imagina que o concorrente mencione o desenvolvimento de algum sistema feito por você ? o que os donos da empresa onde você trabalha vão falar e pensar ? se coloque no lugar deles ? enfim cada caso é um caso , no seu caso se você falar acredito que a empresa atual não vai gostar, como vai pedir para você não fazer isto, então a melhor maneira neste caso , e partir para projetos free , há muitos destes e você aumenta sua renda e não compromete a sua integridade na empresa onde você esta atualmente , esta é uma opinião pessoal minha …boa sorte …

Vão te demitir, qdo/se souberem.

[quote=andrests.sp]Ola pessoal, !

Queria relatar um fato que já deve ter acontecido com voces !

Trabalho como analista em uma empresa de SP, estou nela há uns 4 anos

Minha empresa tem um concorrente forte no ramo dela, que por sua vez, os donos são todos “conhecidos” e quase que “inimigos”

Semanas atrás, essa empresa concorrente veio ate mim perguntar se eu poderia desenvolver alguns projetos para eles como free lance, apenas desenvolver nada alem disso.

Vocês já sabem onde vai dar a historia…rs

O que esta em minha mente é, eu aceito o convite, pois quando acaba o expediente, eu trabalho da forma que quero?

Se aceitar, eu comunico meus gerentes? Estou pretendendo casar e preciso levantar uma grana. No entanto, mesmo antes de falar, sei que eles não vão gostar disso, pois eles conhecem os donos da outra empresa e não gostam muito deles.

O que vocês acham?

PS. Não preciso falar que alguns dados aqui são fictícios

abraços
[/quote]

no ponto de vista juridico eu não sei informar com certeza, pelo link que o vinigodoy mandou eu não arriscaria sem consultar um advogado, no ponto de vista ético eu não veria mal “contanto que” nenhuma informação relativa ao seu empregador atual seja passada, como o buraco é mais embaixo e mesmo você não tendo sido desleal você poderia se ferrar com isso (mesmo se não tivesse a proibição jurídica que eu leigamente entendi existir), eu diria para comentar isso com o seu atual chefe e ver e a reação dele… para todos os casos você até está interessado em uns freela por fora mas não quer “sarna para se coçar” como disseram, então não esse free lance…

É complicado por serem concorrente diretos e conhecidos, tá estranho esse convite… porém se você é CLT esquece, se você é PJ avalie se o risco x lucro é válido…

Abs

Legalmente, a empresa que atualmente te emprega poderá te demitir por justa causa, caso haja, no contrato de trabalho, alguma cláusula que determine a obrigatoriedade de exclusividade, pelo tempo de duração do mesmo ou, como em alguns casos, por período posterior ao fim do contrato.
Embora a maioria das empresas não façam uso deste direito, a maioria dos contratos contém cláusulas que impedem o empregado de trabalhar em 2 empresas do mesmo ramo, ao mesmo tempo ou, de sair de uma e entrar em outra.
Claro que determinadas profissões são mais afetadas (como o caso de analistas e desenvolvedores) que outras (médicos, enfermeiros, seguranças, psicólogos, etc).
Via de regra, tudo o que envolve a tua vida profissional é extremamente complicado.
Pessoalmente, eu conversaria com os gerentes/gestores, exporia a situação e, se fosse o caso, até proporia um acordo de exclusividade. Isso, além de te render uma dose a mais de confiança, poderia render um aumento também.

O problema é se a empresa concorrente resolve abrir o bico…

Oi,

Chegaria para o chefe, dono ou Gerente da empresa em que trabalho e falaria que a empresa concorrente quer que eu trabalhe para eles em projetos paralelos ou freelance.

Mais ou menos assim:

Lina: Oi, tem um minuto ?
Chefe: Oi Lina, sim… pode falar.

L: A empresa “tal” me procurou para desenvolver projetos paralelos…
C: E o que você disse.

L: Como sou ética e amo trabalhar nessa empresa, eu disse que não poderia fazer esse tipo de serviço, mesmo precisando de dinheiro para meu casamento. Achei melhor avisa-lo…
C: Muito bem Lina, vou ter uma conversa com eles… que história é essa de querer contratar meus funcionários.

L: Se bem que eu merecia um aumento né?
C: Sem problemas Lina. No próximo mês já estará na sua conta.

L: Obrigada.
C: Eu que agradeço.

Tchauzin!

O Link que o vinny mandou esclarece algumas coisas com certeza(embora um contrato daquele 1 milhão.rss, dificilmente aconteceria aqui no BR)

Embora, não tive nenhum contrato de exclusividade ou que denotasse tal prática. Pelo conteúdo da conversa, também percebi que o interesse é puramente profissional (eu ja conhecia eles antes)

Creio que vou analisar melhor isso, e caso eu decida, antes vou conversar com os gerentes e expor a situação.

[quote=andrests.sp]O Link que o vinny mandou esclarece algumas coisas com certeza(embora um contrato daquele 1 milhão.rss, dificilmente aconteceria aqui no BR)

Embora, não tive nenhum contrato de exclusividade ou que denotasse tal prática. Pelo conteúdo da conversa, também percebi que o interesse é puramente profissional (eu ja conhecia eles antes)

Creio que vou analisar melhor isso, e caso eu decida, antes vou conversar com os gerentes e expor a situação.
[/quote]
A questão é, a partir do momento que você desenvolver algo para eles, muitas pessoas irão saber. Tanto da empresa concorrente, quanto da atual empregadora. Quais destas pessoas são, realmente, pessoas confiáveis?
Pessoas que buscam ajudar e te apoiar, você dificilmente encontra, pessoas com má índole e vontade de te puxar o tapete, tem aos montes.

Pense nisso.
Eu não esperaria, faria o mesmo que a Lina sugeriu.

No meu ponto de vista seria totalmente anti-ético. Se é uma empresa diretamente concorrente a sua, não é nada profissional aceitar a proposta.

[quote=lina]Oi,

Chegaria para o chefe, dono ou Gerente da empresa em que trabalho e falaria que a empresa concorrente quer que eu trabalhe para eles em projetos paralelos ou freelance.

Mais ou menos assim:

L: Como sou ética e amo trabalhar nessa empresa, eu disse que não poderia fazer esse tipo de serviço, mesmo precisando de dinheiro para meu casamento. Achei melhor avisa-lo…
C: Muito bem Lina, vou ter uma conversa com eles… que história é essa de querer contratar meus funcionários.

Tchauzin!
[/quote]

Essa parte em negrito é bem ’ romancista" rss

Mas é bem por ai mesmo(tirando o aumento claro.)

[quote=lina]Oi,

Mais ou menos assim:

Tchauzin!
[/quote]

a Lina quando vai pedir aumento para o chefe ela faz carinha do gato de botas do sherek kkkkkk

zueira!!!

kkkkkkkkkkkkkkk no maximo um “vamos pensar no seu aumento” como resposta

[quote=andrests.sp]O que esta em minha mente é, eu aceito o convite, pois quando acaba o expediente, eu trabalho da forma que quero?
[/quote]

Eu acho que seria ético vc COMUNICAR o empregador caso deseje aceitar.

é anti-ético e desleal…

caia fora…o dinheiro não compensa.

agora…para dizer não…aproveite para perguntar se eles não te querem fixo na empresa deles e se há alguma “ótima” proposta…

se houver diga para o seu chefe o que aconteceu, e escolha seu caminho de maneira digna.

2