Profissionalismo ou deslealdade?

O problema é a propriedade intelectual. E a questão da lealdade e ética. Se são “inimigos” o que vc acharia se fosse o seu chefe e descobrisse?

Faca a coisa certa porque é a coisa certa. Não pelas consequencias. Isso se chama ética. Sem isso não há auto-estima amigo.

Auto-estima não é tudo. Mas sem ela não há nada.

Acho que a pior parte é abrir a possibilidade da ex-empresa abrir um processo contra você e a concorrente por roubo de segredo industrial, ou o equivalente do negócio em questão.

Até provar se é ou não é o caso, é uma longa dor de cabeça.

Pessoal, nao vou levar “segredo” algum, somente o conhecimento tecnico. Isso ja foi deixado claro

Mas do jeito que esta a coisa, se eu sair da empresa que estou e ir trabalhar na outra, nossa, seria a pior sacanagem para eles(mesmo que eu fale que me ofereceram o dobro do salario )

Mas pelos comentarios de voces, no fundo, creio que o certo é ficar onde estou! só espero que um dia nao me mandem embora por achar alguem mais “barato”, porque isso tambem nao é “legal” e sabemos que um monte de empresa faz, e ai,quando indagamos, muita gente diz: reducao de custo, modernidade e outras baboseiras como desculpa…ai ninguem fala em ética…

Como ja falaram acima, acho que eh um problema de propriedade intelectual.
Se os concorrentes da sua empresa escolheram especificamente VOCE para fazer esses trabalhos para eles, soh tem um motivo: a experiencia que voce tem trabalhando na sua empresa.

Toma bastante cuidade porque dependendo do tipo de trabalho que voce ira fazer, se alguem descobrir, voce pode ate ser acusado de passar conhecimentos adquiridos na sua empresa para os concorrentes e provavelmente ira perder o seu emprego. Ja vi isso acontecer!

Acho que o mais correto seria, trabalhar em um lugar ou outro. Se essa outra empresa quer ter o seu conhecimento veja se eles querem te contratar pagando mais, se eles toparem, veja se o seu chefe cobre a oferta dos caras para manter voce na empresa. Agora fica fazendo trabalho para os dois nao rola mesmo.

//Daniel

[quote=andrests.sp]Mas do jeito que esta a coisa, se eu sair da empresa que estou e ir trabalhar na outra, nossa, seria a pior sacanagem para eles(mesmo que eu fale que me ofereceram o dobro do salario )
[/quote]
Sacanagem? Chegas ao pé do teu chefe e dizes que tens uma oferta melhor da empresa tal. Ou cobrem ou sais para lá. Da mesma forma que o teu chefe chega ao pé de ti e te manda embora se arranjar um estagiário que faça o teu trabalho por metade do preço. É a vida…

[quote=andrests.sp]Pessoal, nao vou levar “segredo” algum, somente o conhecimento tecnico. Isso ja foi deixado claro

Mas do jeito que esta a coisa, se eu sair da empresa que estou e ir trabalhar na outra, nossa, seria a pior sacanagem para eles(mesmo que eu fale que me ofereceram o dobro do salario )

Mas pelos comentarios de voces, no fundo, creio que o certo é ficar onde estou! só espero que um dia nao me mandem embora por achar alguem mais “barato”, porque isso tambem nao é “legal” e sabemos que um monte de empresa faz, e ai,quando indagamos, muita gente diz: reducao de custo, modernidade e outras baboseiras como desculpa…ai ninguem fala em ética…[/quote]

Acho que você fazer o freela por fora sendo que é uma concorrente de sua atual empresa é anti-ético, no entanto todos nós trabalhamos por dinheiro e não por hobby(mesmo que muitas vezes gostemos muito do que fazemos e tenhamos isso como um hobby também). Leve o caso ao seu chefe, se você acha que merece mais dinheiro diga isso a ele.

Não leve esse pensamento de “vou ajudar a empresa, espero que um dia ela não me demita na situação XYZ”, a empresa tem um objetivo: lucro. Se em alguma situação você não for mais conveniente para eles, pode ser que você venha a ser demitido. E isto não é “sacanagem”, são apenas negócios.

A empresa deve te tratar de forma profissional e você deve tratá-la do mesmo jeito.

Boa tarde,

Eu gostaria de saber se as cabeças das grandes coorporações que só fazem sugar os recursos ambientais e de mão de obra tem a mesma preocupação com essa “ética profissional” apontada por vocês.

[]'s

[quote=getAdicted]Boa tarde,

Eu gostaria de saber se as cabeças das grandes coorporações que só fazem sugar os recursos ambientais e de mão de obra tem a mesma preocupação com essa “ética profissional” apontada por vocês.

[]'s[/quote]

Só por que tem gente que faz errado que dizer que todo mundo deve fazer?

[quote=pmlm][quote=andrests.sp]Mas do jeito que esta a coisa, se eu sair da empresa que estou e ir trabalhar na outra, nossa, seria a pior sacanagem para eles(mesmo que eu fale que me ofereceram o dobro do salario )
[/quote]
Sacanagem? Chegas ao pé do teu chefe e dizes que tens uma oferta melhor da empresa tal. Ou cobrem ou sais para lá. Da mesma forma que o teu chefe chega ao pé de ti e te manda embora se arranjar um estagiário que faça o teu trabalho por metade do preço. É a vida…[/quote]

Esse é o ponto…

[quote=raf4ever][quote=getAdicted]Boa tarde,

[]'s[/quote]

Só por que tem gente que faz errado que dizer que todo mundo deve fazer?[/quote]

Ah não! Devemos ser o mais honestos e transparentes possivel. Saber separar a vida pessoal da profissional e quando sairmos do trabalho, puxarmos a tomada.

Eu, paricularmente, conversaria com o meu atual gestor, o problema é o seguinte: será que ele conversaria comigo antes, em uma possível substituição? Eu vou um pouco pela linha de pensamento do pmlm e deixa arder.

[]'s

[quote=getAdicted][quote=raf4ever][quote=getAdicted]Boa tarde,

[]'s[/quote]

Só por que tem gente que faz errado que dizer que todo mundo deve fazer?[/quote]

Ah não! Devemos ser o mais honestos e transparentes possivel. Saber separar a vida pessoal da profissional e quando sairmos do trabalho, puxarmos a tomada.

Eu, paricularmente, conversaria com o meu atual gestor, o problema é o seguinte: será que ele conversaria comigo antes, em uma possível substituição? Eu vou um pouco pela linha de pensamento do pmlm e deixa arder.

[]'s[/quote]

Não tem essa de ‘puxar’ a tomada,ou faz o que é certo ou não faz.

Não é pq me sacanearam que eu vou me sujar tambem.

[quote=raf4ever][quote=getAdicted][quote=raf4ever][quote=getAdicted]Boa tarde,

[]'s[/quote]

[]'s[/quote]

Não é pq me sacanearam que eu vou me sujar tambem.[/quote]

Puxar a tomada no sentido de ter uma vida social. Não no sentido de agir com má fé em um lugar e depois fingir que nada aconteceu ao chegar em casa.

Ninguém falou em sujeira, eu me refiro aos direitos e deveres por parte das empresas tambem, a empresa teria a sensibilidade que este rapaz está tendo?

Grande abraço!

[quote=getAdicted][quote=raf4ever][quote=getAdicted][quote=raf4ever][quote=getAdicted]Boa tarde,

[]'s[/quote]

[]'s[/quote]

Puxar a tomada no sentido de ter uma vida social. Não no sentido de agir com má fé em um lugar e depois fingir que nada aconteceu ao chegar em casa.

Ninguém falou em sujeira, eu me refiro aos direitos e deveres por parte das empresas tambem, a empresa teria a sensibilidade que este rapaz está tendo?

Grande abraço![/quote]

Entendi errado,foi mal.

[quote=raf4ever][quote=getAdicted][quote=raf4ever][quote=getAdicted][quote=raf4ever][quote=getAdicted]Boa tarde,

[]'s[/quote]

[]'s[/quote]

Grande abraço![/quote]

Entendi errado,foi mal.[/quote]

imagina, desculpa qualquer coisa… Valeu!!

[quote=getAdicted]Boa tarde,

[]'s[/quote]

Provavelmente não, mas se uma dessas grandes corporações se sentir lesada por você ela te manda um exército de advogados-zumbis e te massacra. No sentido contrário, você não faz nenhum arranhão. A questão não é ser ético ou anti-ético. A questão é se resguardar. Um deslize nesse sentido pode destruir todo um patrimônio construído a muito custo.

Nada justifca a falta de ética assim como nada justifica vc bater com a cabeca na parede. (em condicões cerebrais saudáveis)

Leia isso aqui: http://www.opoderprimario.com.br/o-suicidio-de-nelsinho-piquet/

Bem, quase todos aqui ouviram falar daquele caso, do cara que trabalhava na Coca,e pegaram ele tomando pepsi(nao é brincadeira…),
foi mandado embora, mas na justiça ele ganhou a causa…enfim, ele faltou com a etica? a justiça nao entendeu assim…(http://folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u58490.shtml)

Enfim, valeu pela opinicao de cada um, eu vou optar por nao desenvolver nada, se tiver que fazer algo, só quando eu sair da empresa(se sair.)

Valeu pessoal

Abraços

Galera, apenas um esclarecimento, o que eu quiz dizer com:

… é o comprometimento que o sistema que lucra tem com a mão de obra. rmendes08, concordo com você. Por favor, sejam hosnestos e não comprem briga a troco de nada.

saoj, se foi um puxão de orelha, rs… Eu tentei reformular a minha ideia ao falar com o raf4ever.

[]'s

[quote=lina]Oi,

Chegaria para o chefe, dono ou Gerente da empresa em que trabalho e falaria que a empresa concorrente quer que eu trabalhe para eles em projetos paralelos ou freelance.

Mais ou menos assim:

Lina: Oi, tem um minuto ?
Chefe: Oi Lina, sim… pode falar.

L: A empresa “tal” me procurou para desenvolver projetos paralelos…
C: E o que você disse.

L: Como sou ética e amo trabalhar nessa empresa, eu disse que não poderia fazer esse tipo de serviço, mesmo precisando de dinheiro para meu casamento. Achei melhor avisa-lo…
C: Muito bem Lina, vou ter uma conversa com eles… que história é essa de querer contratar meus funcionários.

L: Se bem que eu merecia um aumento né?
C: Sem problemas Lina. No próximo mês já estará na sua conta.

L: Obrigada.
C: Eu que agradeço.

Tchauzin!
[/quote]

Agora vamos sair do mundo de sonhos e entrar na realidade… como as coisas realmente seriam:

Lina: Oi, tem um minuto ?
Chefe: Oi Lina, sim… pode falar.

L: A empresa “tal” me procurou para desenvolver projetos paralelos…
C: E o que você disse.

L: Como sou ética e amo trabalhar nessa empresa, eu disse que não poderia fazer esse tipo de serviço, mesmo precisando de dinheiro para meu casamento. Achei melhor avisa-lo…
C: Deixa eu ver se entendi… Você vai querer um aumento né?!

L: Acho que eu merecia ne?
C: Sem chances! Se não está feliz aqui a porta esta aberta… Alias pode passar no RH pois não admito chantagens aqui dentro. Esta demitida!

L: Obrigada.
C: Eu que agradeço.

Agora falando sério… vc gosta de onde está? se gosta manda o concorrente pastar e porfavor não comente nada com o seu chefe pois senão a merda fede pra vc!
Se não gosta cai fora da empresa e trampe para o concorrente…

não li o link todo do godoy, muito grande. e não vou dar uma opnião muito dinamica por que meus gerentes visitam o forum hehe. mas vocês ja sabem o que eu ia sugerir kkkk