Programa de mensagem em Java

5 respostas
Z

Ola pessoal, entrei hoje na lista

Estou com uma dúvida em relação a comunicação entre dois micros

Fiz um pequeno programa de mensagem que envia de um formulario jsp para um servlet e deste para o servidor socket

Como a pessoa no outro computador recebe a mensagem ?

Teria que rodar um outro programa java em cada máquina cliente?

Agradeço qualquer ajuda

5 Respostas

J

Seja bem vindo!!! :sentido:

Se vc estiver usando Socket, vc comunicação é através de Streams.

E vc terá que ter um servidor (que estende ServerSocket) e um cliente (que estende Socket) rodando, e assim efetuar a comunicação através dos métodos destas classes… blz?

Z

Obrigado :slight_smile:

Eu estou usando DatagramSocket

Eu sei que o servidor tem que ficar rodando dentro de um while( true ) loop infinito, mas e quanto à máquina cliente ?
Por exemplo, se eu mando uma mensagem para outra máquina, como esta vai ficar ouvindo para abrir um pop-up com a mensagem enviada ?

:?:

J

Ai depende… se for somente um retorno do servidor, não precisa fazer um while. Mas agora, se vc não sabe a quantidade de mensagens que o servidor irá te retorna, ai será preciso…

Na classe Socket tem o método this.getInputStream() que retorna um canal de comunicação do servidor para o cliente, onde este pode ficar esperando uma mensagem do servidor. Ai depende da sua lógica e problema… blz?

Z

Entao,

O Problema não seria quantas mensagens enviar, mas como o cliente vai receber essas mensagens

Seria mais ou menos assim :

Eu envio uma mensagem para o IP 123.123.1.123.
O servidor socket recebe a mensagem e encaminha para este IP.

Minha dúvida é : como a máquina deste IP fica “sabendo” que chegou uma nova mensagem ? Como o ambiente e web teria que ficar um applet (por exemplo) rodando infinitamente e escutando determinada porta para receber a mensagem ?

C

Basicamente a resposta é SIM! Vc tem que ter um app rodando no cliente para receber essas notificacoes de menasgem!!!

Eu respondi um post com uma aplicacao que faz uma especie de servico de mensagens, vide link:
http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=4791

Até +!

Criado 22 de junho de 2004
Ultima resposta 22 de jun. de 2004
Respostas 5
Participantes 3