Programa Desktop com verificação online de atualizações?

Olar!
Estou desenvolvendo um programinha para uma comunidade gamer, ele não é nada mais que uma simples calculadora de status do jogo. O problema é que o jogo está em constante mudança e vira e mexe essa calculadora que desenvolvi precisará ser atualizada com os novos dados do jogo. Eu desenvolvi ela pelo NetBeans em Java e ainda não distribui para ninguém.
Gostaria de saber como eu faço para colocar um sistema de verificação de versões automática do programa, pois se algum dia eu precisar atualizá-lo, ele busca informações sozinho e atualiza no pc da pessoa. Como posso fazer isso da forma mais simples possível?
Obrigado :slight_smile:

Estude sobre sockets e servlets, seu programa a cada inicialização ou número x de dias/horas irá realizar uma requisição, com a versão do programa anexada nela, a um servidor web rodando uma servlet que ira realizar a verificação da versão e irá retornar uma resposta informando se há ou não uma nova versão.
Te aconselho a apenas direcionar o usuário a uma página de downloads e deixe que ele faça o download da nova versão.