Olá Pessoal,
Sou iniciante em programação e estou estudando os fundamentos de programação com aplicação em java, tenho feito alguns programinhas simples, bem simples mesmo e todos estes programinha tenho rodado eles no prompt do windows,portanto gostaria de saber como posso fazer estes programinhas em janela gráfica, como exemplo coloco abaixo o código de um programinha que calcula media de um aluno, se alguém puder me ajudar com a duvida agradeço muito.
import java.util.*;
public class media
{
public static void main(String[] Args)
{
float nota1,nota2,nota3,media;
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
System.out.println("Digite a nota 1: ");
nota1 = entrada.nextFloat();
System.out.println("Digite a nota 2: ");
nota2 = entrada.nextFloat();
System.out.println("Digite a nota 3: ");
nota3 = entrada.nextFloat();
media = (nota1 + nota2 + nota3) / 3;
System.out.println("A media e: "+media);
}
}
Boa noite! Cara, há alguns jeitos de fazer isso, vamos pelo mais fácil. Neste caso você já pode “esquecer” o Scanner e o public static void main(String[] Args)
Na interface gráfica você vai precisar criar um jFrame, dentro do jFrame você vai precisar colocar 4 jTextFields e um botão. Não é jLabel, é jTextField (Campo de texto).
Depois de colocar, joga isso no seu botão (Clica duas vezes no botão e coloca o código):
double valor1, valor2, valor3, media;
valor1 = Double.parseDouble(jTextField1.getText()); //O valor1 pegou o primeiro textField
valor2 = Double.parseDouble(jTextField2.getText()); //O valor2 pegou o segundo textField
valor3 = Double.parseDouble(jTextField3.getText()); //O valor3 pegou o terceiro textField
media = (valor1 + valor2 + valor3 / 3); //A variável "media" é encarregada por realizar a operação
jTextField4.setText(String.valueOf(media)); //E o textField4 simplesmente mostra os valores.
Exemplo do programa: