Olá Pessoal,
Sou iniciante em programação e estou estudando os fundamentos de programação com aplicação em java, tenho feito alguns programinhas simples, bem simples mesmo e todos estes programinha tenho rodado eles no prompt do windows,portanto gostaria de saber como posso fazer estes programinhas em janela gráfica, como exemplo coloco abaixo o código de um programinha que calcula media de um aluno, se alguém puder me ajudar com a duvida agradeço muito.
import java.util.*;
public class media
{
public static void main(String[] Args)
{
float nota1,nota2,nota3,media;
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
System.out.println("Digite a nota 1: ");
nota1 = entrada.nextFloat();
System.out.println("Digite a nota 2: ");
nota2 = entrada.nextFloat();
System.out.println("Digite a nota 3: ");
nota3 = entrada.nextFloat();
media = (nota1 + nota2 + nota3) / 3;
System.out.println("A media e: "+media);
}
}
Boa noite! Cara, há alguns jeitos de fazer isso, vamos pelo mais fácil. Neste caso você já pode “esquecer” o Scanner e o public static void main(String[] Args)
Na interface gráfica você vai precisar criar um jFrame, dentro do jFrame você vai precisar colocar 4 jTextFields e um botão. Não é jLabel, é jTextField (Campo de texto).
Depois de colocar, joga isso no seu botão (Clica duas vezes no botão e coloca o código):
double valor1, valor2, valor3, media;
valor1 = Double.parseDouble(jTextField1.getText()); //O valor1 pegou o primeiro textField
valor2 = Double.parseDouble(jTextField2.getText()); //O valor2 pegou o segundo textField
valor3 = Double.parseDouble(jTextField3.getText()); //O valor3 pegou o terceiro textField
media = (valor1 + valor2 + valor3 / 3); //A variável "media" é encarregada por realizar a operação
jTextField4.setText(String.valueOf(media)); //E o textField4 simplesmente mostra os valores.
Exemplo do programa:

Boa noite @Renison, para um melhor entendimento não apenas para fazer essa simples tela seria bom dar uma estudada sobre swing ou javaFX, que são as duas formas de construção de GUI para java desktop, abaixo listei alguns links que pode te ajudar nisso:
JavaFX:
Swing:
https://netbeans.org/kb/docs/java/gui-functionality_pt_BR.html
Tem uma variedade de material sobre o assunto na internet, coloquei apenas alguns. Espero ajudar, bons estudos!
1 curtida