Programa em java com banco de dados para rodar em outro pc

Bom, é o seguinte, estou desenvolvendo uma aplicação desktop com Java e estou no seguinte impasse, como rodar essa aplicação em outro PC que não seja o meu?
Utilizei o banco de dados postgresql, e quero saber se para rodar a aplicação vai ser realmente necessário instalar um SGBD na máquina que eu quiser rodar o programa, ou se tem alguma forma do banco de dados ser integrado ao arquivo .jar.
Espero que tenha sido claro, desde já, obrigado.

O correto seria você instalar o BD em uma única máquina (Servidor), e direcionar todas as conexões do banco dos demais terminais para o server.

Link de ajuda: Remote Connection PostgreSQL

Tava tentando evitar isso cara, por não achar muito seguro e tudo mais, não é uma coisa grande então queria um banco local mesmo, mas enfim, vou tentar usar algum banco embarcado no projeto, andei lendo sobre HSQLDB e um bocado de coisa, se não der certo vou acabar usando essa opção mesmo.

Se segurança é seu problema, use conexões JDBC com SSL. JDBC suporta tranquilo.

Você não precisa instalar o pgAdmin como no link de exemplo, somente o serviço do postgre já é o essencial para que a aplicação funcione corretamente!
Esse é o cenário mais comum em qualquer empresa que distribuí a aplicação em diversos terminais.

Você pode utilizar o javaDB, de repente seja uma solução mais palpável para o seu problema.

Estou usando o JDBC, obrigado pela sugestão.

Entendi, mas estava tentando fugir disse exatamente pela empresa não ser grande, não sei se teria um PC para ser usado como servidor, mas eu acho que essa é a melhor opção sim e vou acabar tendo que fazer isso. Mais uma última pergunta, se eu usar o JavaDB, adicionar informações ele no meu PC e outra pessoa também adiciona no dela, há como juntar, posteriormente, as informações contidas nos dois, formando somente um Banco?
Por conta disso eu acredito que o postgres no servidor vai ser a melhor opção mas preciso saber se há como fazer com o JavaDB kk, obrigado desde já!

Então igor…se varias pessoas vão usar…não da para “JUNTAR”…vc vai ter subir o banco em uma maquina remota mesmo…isso é CLIENT-SERVER.

Sim, sim, ok, então a melhor opção é realmente um servidor mesmo, obrigado!

Não tem como!
As duas possibilidades são estas, ou o dono da empresa utiliza uma única máquina com BD local, ou tem que fazer um pouco de investimento para montar um pequeno servidor para montagem do cenário que citei anteriormente.
O benefício que ele terá investindo em um server será muito maior do que o valor a ser investido nesse cenário.
Mostre as opções disponíveis para ele, fale sobre a segurança e garantia da informação e deixe ele escolher como ele quer resolver, se as informações da empresa dele realmente forem de grande valia para ele, pode ter certeza que um pequeno investimento em um servidor não será nenhum problema pra ele.

Cara, fiz tudo certo as configurações do postgresql mas ele não aceita conexões fora da rede local, tem como a conexão ser feita fora da rede local?

Geralmente aplicações desktop, para usar a aplicação de fora da rede local as conexões devem ser feitas por sessões remotas no servidor.

O Jonathan está certo, trabalho em uma empresa grande de desenvolvimento de software e trabalhamos com um servidor e terminais “apontados” para o servidor. Funciona muito bem.