Programa Java em cliente sem Java

Olá pessoal.

Estou desenvolvendo um programa bem simples, e gostaria de saber:

Há como um cliente, sem o Java instalado, rodar meu programa?

Como assim sem java?
sem o copilador ou sem jvm?

Sem o JVM

Bom ele ira usar o JRE (Java run TIme) , na maioria das maquinas ele eh instalado para poder acessar applets de banco e tal ,
no minimo vc tera q ter o jre sendo que JDK eh somente para o ambiente de desenvolvimento .

Acredito que o que voce queira ouvir é, não, o cliente não consegue rodar o programa sem uma JRE compativel com o programa.

Em um sistema de que participei, o tal programa era instalado com um instalador profissional (como o Wise ou o InstallShield), e tinha incorporado o instalador da JRE justamente para não termos surpresas do tipo “José Cliente Nervoso da Silva não conseguiu instalar o sistema porque não sabe o que é esse maldito Java”. Então, mesmo que o Java do cliente fosse mais velho ou mais novo que o necessário para rodar o programa, ele sempre rodava porque o instalador criava um atalho para o java.exe que queríamos que fosse executado.

[quote=enantiomero]Em um sistema de que participei, o tal programa era instalado com um instalador profissional (como o Wise ou o InstallShield), e tinha incorporado o instalador da JRE justamente para não termos surpresas do tipo “José Cliente Nervoso da Silva não conseguiu instalar o sistema porque não sabe o que é esse maldito Java”. Então, mesmo que o Java do cliente fosse mais velho ou mais novo que o necessário para rodar o programa, ele sempre rodava porque o instalador criava um atalho para o java.exe que queríamos que fosse executado.
[/quote]

Nesse caso ele alterava as variáveis de ambiente? Por que com o oracle por exemplo, o mesmo instala a versão 1.3 na tua máquina e quando tu instala uma versão superior, para você rodar o programa você tem que tirar a declaração da JRE da variável de ambiente do oracle, senão o windows sempre vai utilizar essa versão antiga.

Não alterava variável de ambiente nenhuma. Basta criar um atalho que chame o Java com os parâmetros adequados. Ou seja, não é preciso mexer no path nem no classpath.
Exemplo de atalho:

"c:\arquivos de programas\java\jre6\bin\java" -classpath "c:\meu\diretorio\com\as\classes;c:\meu\programa.jar" MeuPacote.MinhaClasse

[quote=Mijuaho]Olá pessoal.

Estou desenvolvendo um programa bem simples, e gostaria de saber:

Há como um cliente, sem o Java instalado, rodar meu programa?[/quote]

Se você tiver um compilador que gere executáveis para o teu sistema operacional (um .exe no Windows) a partir de um .java, sim dá pra rodar sem uma JVM. Só desejo boa sorte. :smiley: