Programa "Navegador na Web"

10 respostas
Boohm

Olá pessoal, sou novo aqui no fórum, e relativamente novo em programação Java.

No entanto, fiz uma pesquisa e não encontrei nada relacionado ao assunto aqui.

Estou precisando criar um programa para preencher formulários na web,
para isso ele usa um banco de dados.

A empresa onde trabalho está passando por uma mudança e temos que inserir nossos clientes no banco de dados
de outra empresa. Conversei com eles e não há viabilidade de apenas exportar nosso banco de dados.

Tenho que cadastrar dado por dado no formulário deles…

Então pensei nesse projeto, creio que precisarei de um script para acessar a rede e importar o arquivo HTML do site.
Em seguida um outro script para interpretar o código… um script para validar o formulário. Depois um Script para
acionar a ação “Subject” do formulário do site com os dados da DB.

A idéia tá meio no “ar” ainda… Gostaria de pedir ajuda ai de alguém mais experiente, por onde começar… bibliotecas sugeridas, classes… enfim me arrumar um “norte” para começar o trabalho.

Desde já agradeço…

10 Respostas

di.magdaleno

Talvez já exista um software que possa te ajudar:

http://docs.seleniumhq.org/

A menos que você realmente tenha interesse em fazer você mesmo.

nel

Boohm:
Olá pessoal, sou novo aqui no fórum, e relativamente novo em programação Java.

No entanto, fiz uma pesquisa e não encontrei nada relacionado ao assunto aqui.

Estou precisando criar um programa para preencher formulários na web,
para isso ele usa um banco de dados.

A empresa onde trabalho está passando por uma mudança e temos que inserir nossos clientes no banco de dados
de outra empresa. Conversei com eles e não há viabilidade de apenas exportar nosso banco de dados.

Tenho que cadastrar dado por dado no formulário deles…

Então pensei nesse projeto, creio que precisarei de um script para acessar a rede e importar o arquivo HTML do site.
Em seguida um outro script para interpretar o código… um script para validar o formulário. Depois um Script para
acionar a ação “Subject” do formulário do site com os dados da DB.

A idéia tá meio no “ar” ainda… Gostaria de pedir ajuda ai de alguém mais experiente, por onde começar… bibliotecas sugeridas, classes… enfim me arrumar um “norte” para começar o trabalho.

Desde já agradeço…

Particularmente, “viajei” agora. O que exatamente tu quer fazer ? Construir um formulário ?
Eu não consegui compreender sua real necessidade.

Boohm

Particularmente, “viajei” agora. O que exatamente tu quer fazer ? Construir um formulário ?
Eu não consegui compreender sua real necessidade.

Pretendo construir um “Preenchedor” de formulário… entende? Um programa para preencher um formulário automaticamente.

Boohm

di.magdaleno:

Creio que este programa não irá funcionar, pois os dados são variáveis…

lucasirc

com selenium é possivel sim…

1. fazer primeiro o “teste basico” de preencher formulario
  2. gerar o codigo java
  3. modificar o codigo gerador para alterar os atributos nos inputs de acordo com cada registro do banco
di.magdaleno

Boohm:
di.magdaleno:

Como o lucasirc disse acima, é possível modificar o código para carregar os dados direto do seu banco com o Selenium. Acho que vai gastar menos tempo lendo a documentação e compreendendo como o Selenium funciona do que programando isso.

Se o desenvolvimento dessa aplicação fosse para um fim acadêmico ou mesmo por um desafio pessoal eu daria todo apoio para fazer você mesmo, mas, como foi dito no início do post, a aplicação serviria para agilizar o seu trabalho então acho que nada mais lógico do que pegar uma aplicação que já exista e atenda a sua necessidade.

Claro que essa é só a minha opinião.

R

uma vez fiz uma dessa aqui no servico, eu simplesmente gerei um arquivo com os inserts que eu queria fazer (parecido com o gerado quando tu faz um dump da base e jah com a estrutura de tabelas da base nova) e depois pedi pro DBA rodar …

Boohm

di.magdaleno:
Boohm:
di.magdaleno:

Como o lucasirc disse acima, é possível modificar o código para carregar os dados direto do seu banco com o Selenium. Acho que vai gastar menos tempo lendo a documentação e compreendendo como o Selenium funciona do que programando isso.

Se o desenvolvimento dessa aplicação fosse para um fim acadêmico ou mesmo por um desafio pessoal eu daria todo apoio para fazer você mesmo, mas, como foi dito no início do post, a aplicação serviria para agilizar o seu trabalho então acho que nada mais lógico do que pegar uma aplicação que já exista e atenda a sua necessidade.

Claro que essa é só a minha opinião.

Muito obrigado pessoal, vou quebrar a cabeça um pouquinho com o Selenium + como o di.magdaleno disse, vai ser melhor do que programar desde o zero.
Quem sabe quando eu tiver com mais tempo esse desafio se torne um bom passatempo …

Mas até lá muito obrigado… Espero que essa dúvida sirva para outros.

Forte abraço…

Boohm

Eu propus fazer isso também…

Mas não aceitaram…

Vai entender…

R

Eu propus fazer isso também…

Mas não aceitaram…

Vai entender…

Poiseh, lembro que aqui eles estavam com medo que eu duplicasse alguma entrada de cliente, soh pedi para que eles me passarem os cpf e cnpjs q eles jah tinham e fiz os tratamentos adequados (essa foi a parte chata), logico testando tudo em desenvolvimento antes de mandar pra base de producao …

Criado 27 de março de 2013
Ultima resposta 27 de mar. de 2013
Respostas 10
Participantes 5