Programa para construir telas

Dae galera,

Preciso criar um programa para criar telas que oferaça uma interface simples para o usuário, tipo para adicionar botões, checkbox, list e por ai vai. O que for adicionado a tela não precisa ter funcionabilidade, somente deve ser gerada uma imagem da tela. Estou pensando em usar swing, porém estou com uma dúvida, como eu posso fazer para que os componentes que serão adicionados a tela sejam redimencionados com o mouse como é feito por exemplo no netbeans?

Bom o mais simples de todos e voce usar umas das IDEs de construçao em JAVA,
Netbeans ou Eclipse , eu nao conheço nada mais facil de fazer telas para o Java que esses dois .

Eu uso eclipse com o plugin VE (Visual Editor) que gera um codigo mais limpo e mais facil de incrementar !
fica na sua escolha.
http://www.netbeans.org
www.eclipse.org

boa sorte

[quote=pacalexandre]Bom o mais simples de todos e voce usar umas das IDEs de construçao em JAVA,
Netbeans ou Eclipse , eu nao conheço nada mais facil de fazer telas para o Java que esses dois .

Eu uso eclipse com o plugin VE (Visual Editor) que gera um codigo mais limpo e mais facil de incrementar !
fica na sua escolha.
http://www.netbeans.org
www.eclipse.org

boa sorte
[/quote]

Pelo que eu entendi, o que ele precisa é construir a própria IDE de construção de telas, como o Netbeans por exemplo, e não simplesmente construir uma tela.

Não sei se estou certo, mas foi isso que entendi…

pacalexandre, o meu problema é que preciso contruir um programa que permita a construção de telas, assim como é feito no netbeans, eclipse e em tantas outras IDEs. A finalidade desse programa é que usuários sem nenhuma noção de programação possam construir telas. O importante para mim é que o usuário após desenhar a tela gere uma imagem da mesma.

Para um usuário leigo, é complicado mexer em uma IDE (reforço que as pessoas que irão mecher nesse programa não conhecem nada de programação, o papel delas será apenas de desenhar as telas a serem utilizadas).

Minha dúvida maior é como eu posso criar um componente na tela e redimensiona-lo apenas arrastando e soltando com o mouse, como é feito nas IDES.

É isso mesmo lavh.

[quote=BG]pacalexandre, o meu problema é que preciso contruir um programa que permita a construção de telas, assim como é feito no netbeans, eclipse e em tantas outras IDEs. A finalidade desse programa é que usuários sem nenhuma noção de programação possam construir telas. O importante para mim é que o usuário após desenhar a tela gere uma imagem da mesma.

Para um usuário leigo, é complicado mexer em uma IDE (reforço que as pessoas que irão mecher nesse programa não conhecem nada de programação, o papel delas será apenas de desenhar as telas a serem utilizadas).

Minha dúvida maior é como eu posso criar um componente na tela e redimensiona-lo apenas arrastando e soltando com o mouse, como é feito nas IDES.[/quote]

Ahhh foi mal :smiley:

Eu tinha entendido o que voce queria uma que fizesse as telas!
Bom ai voce complicou um pouquinho :smiley:
realmente pro usuario tem que ser uma coisa mais customizada , o que vc pode fazer e criar uns padroes
onde o seu cliente so escolha o que quer que tenha na tela e voce monta tudo direto via cogido !!! e mostra pra ele!
:slight_smile: bom Otimo trabalho ai pra vc … vai precisar.

Dei uma lida na sua necessidade e acho que o projeto Abeille pode ajudar, ele é um programa feito para fazer a montagem de telas utilizando uma interface simples de clicar e arrastar, que é facilmente utilizado no em suas aplicações após a construção, o site do projeto é bem completo com diversos exemplos e o programa muito simples de se utilizar, fica a dica.

https://abeille.dev.java.net/

[]s

Podem tambem usar o SwingSet3 java api, muito bom, facil e muito util para quem esta aprendendo java.

existe o programa GuiGenie. recentemente falei com o criador para ele abrir o codigo pra mim fazer uma melhora, ele ficou de me retornar assim que ele encerrasse um projeto em que ele estava, nao quis ser chato e pedir novamente, mas vc pode tentar.
de todos os programas que vi, ele eh o mais simples de todos.

abraços