Programa para geração de orçamentos

E aí galeraa, tudo certo? :lol:

Então, preciso da opinião do pessoal com mais tempo de estrada, pois eu não estou nem a um ano em Java…

Esses dias estava conversando com um colega que tem uma marcenaria, e ele como quem não quer nada perguntou se eu não conseguiria fazer um programa pra geração de orçamentos pra ele, eu disse que conseguia e tal, mas a conversa morreu ali mesmo…

Ultimamente estou com muito tempo livre, e hoje tive a idéia de fazer um programa do tipo, mais por aprendizado mesmo(preciso exercitar e aprender mais sobre Swing) e quem sabe lá na frente posso apresentar o programa pra esse amigo…

Estou fazendo um levantamento de requisitos portanto, e algumas das idéias que tenho são as seguintes:

Na parte de arquitetura e componentes utilizados, pretendo usar um DB embedded(aceito sugestões), Swing para a GUI, iText para o PDF e as API’s do Java.

Nas funcionalidades previstas vai ter cadastro de itens no DB, impressão e geração em PDF do orçamento, opção de salvar o orçamento em DB, e consulta de orçamento por situação e data de confecção…

Ainda estou levantando todos esses requisitos e aceito sugestões tanto de funcionalidades quanto de ferramentas que posso utilizar.

Uma dúvida que tenho é que se o programa vai ter DB embedded, com o tempo ele não vai ficar pesado demais, conforme for aumentando os registros no DB?

Esse tipo de programa Desktop carrega todos os dados do DB a cada inicialização?(não quero fazer aqueles programas em que o dono da empresa tem que chegar meia hora antes só pra iniciar os programas nas máquinas)…

Mudanças que eu comsideraria, usar Ireports pro relatório, pois é mto mais fácil de montar o layout, banco de dados gratuito, o postgres é gratuito e robusto;

E quanto a parte de swing a opção é sua, na faculdade tbm aprendi java swing e fiz sisteminhas assim, mas com o tempo virei e mudei pra web, pq e distríbuída, acesso
remoto, etc.

Pra desktop tem uma api que a oracle está investindo forte chamada Java FX, tem um editorzinho pra montar telas e o mais legal é q vc pode simplemente
pegar sua aplicação desktop e jogar num browser que ele roda, se tiver coragem de estudar, é um pouco mais complexa que o swing mas é mto mais bonita
pro cliente