Programa para loja

9 respostas
carloshsamaral

Pessoal, como to no inicio ainda, queria poder fazer um programa para uma loja ( por prática mesmo ), alguém que já fez poderia me dar umas ajudas sobre a regra de negócios , e etc … sei que é para fins educacionais que eu vou fazer … Se alguém poder dar dicas, agradeço !

O programa que eu quero desenvolver é um CRUD, só que nele posso jogar um % ( não é modulo haha ) de lucro, controle de estoque e só … nada de muio complexo ainda como imprimir numa impressora matricial, só fazer a interface e fazer ele cadastrar no BD … A interface eu vou pensar depois como fazer ( provavelmente eu vou usar o NetBeans para isso ), dicas de frameworks são bem vindas =]

9 Respostas

denisspitfire

Vamos lá mao na massa…

• Pegue a apostila fj-21.
  • Aprenda a como conectar no Banco de Dados.
  • Veja como fazer um CRUD, faça-os e depois comece a fazer o cadastro das entindades ex: Funcionario, produto, clientes, descontos pelo dia ou pelo periodo
  • Faça com JSP e Servlets ou JSF mas JSP eu acho mais facil pra aprender e é oque mostra na fj-21.
  • Arrume a parte gráfica pelo html com css e um javascript com jquery maroto que vai ficar da hora.
    Nada de GUI e o escambal… acho que demora mto :thumbup:
    flw espero ter ajudado, acho que com esse mapa ai fica mais facil pra ver oque precisa fazer.
Hebert_Coelho

Se o sistema é basicamente CRUD eu iria de JSF. Ele é muito bom com CRUDs. [=

carloshsamaral

denisspitfire já to fazendo curso de java e uso a apostila para me auxiliar :smiley: , eu sei conectar e tals =]

O que eu preciso é saber a regra de negócio e os casos de usos, como to no inicio me falta lógica :smiley:

Vou fazer um primeiro OO com ArrayList, depois com BD . Depois fazer um com swing e outro usando para Web, o bom que eu aprendo OO, web e a parte Gráfica

Aceito mais dicas :smiley:

tmvolpato

Seria legal voê já definir se vai focar em web ou swing…

Seria legal você usar Hibernate, jsf 2.0 com (PrimeFaces ou RichFaces) ai vai de gosto
tem vários exemplos de CRUD utilizando essas tecnologias pela internet

Em relação as regras de negócio, pelo sistema que você quer desenvolver tbm tem bastante sobre isso na internet
e mostrando como deve fazer, você está no caminho, a regra desenvolvida do jeito correto, será menos trabalho depois

Att

carloshsamaral:
denisspitfire já to fazendo curso de java e uso a apostila para me auxiliar :smiley: , eu sei conectar e tals =]

O que eu preciso é saber a regra de negócio e os casos de usos, como to no inicio me falta lógica :smiley:

Vou fazer um primeiro OO com ArrayList, depois com BD . Depois fazer um com swing e outro usando para Web, o bom que eu aprendo OO, web e a parte Gráfica

Aceito mais dicas :D

carloshsamaral

tmvolpato:
Seria legal voê já definir se vai focar em web ou swing…

Seria legal você usar Hibernate, jsf 2.0 com (PrimeFaces ou RichFaces) ai vai de gosto
tem vários exemplos de CRUD utilizando essas tecnologias pela internet

Em relação as regras de negócio, pelo sistema que você quer desenvolver tbm tem bastante sobre isso na internet
e mostrando como deve fazer, você está no caminho, a regra desenvolvida do jeito correto, será menos trabalho depois

Att

De principio quero focar Web, só que é bom tbm saber Desktop ;), por mais que eu faça um sistema e eu veja que da para vender pq não ? por isso eu tbm to afim de fazer utilizando Swing … O meu maior foco é Web pois no curso eu aprendo : Hibernate e JPA, Java Server Faces, Desenvolvimento RIA com RichFaces 3.3, Spring 3.5,EJB Enterprise Java Beans e iReport , como to ainda nas primeiras aulas com integração com mysql e tomcat, eu já quero me dar uma adiantada me ajudando =]

@EDIT : Um dos principais motivos para eu procurar aqui seria se alguém estivesse fazendo tbm ou alguém que já fez poderia me dar umas dicas, de coisas que podem acontecer, tipo como se fosse planejamento mesmo, com os possiveis erros e tals, para eu poder evitar =] , mesmo assim obg vou olhar na internet esses casos de usos, e alguém sabe um programa bom para eu poder modelar um UML ? Como to no inicio quero fazer um para eu poder ir me ajudando =]

J

Vamos lá, seguem meus 2 centavos:

Acho que se o objetivo é aprender lógica, eu seguiria os seguintes passos (lembrando que não é regra utilizar estes passos para qualquer sistema, mas para quem esta começando acho mais facil).

1-Iria desenvolver em Destkop (acho mais facil do que web para começar), se usar um RAD para as telas acho também mais facil que console.

2-Comece desenvolvendo as telas se for usar swing e/ou swt eu achei muito legal um plugin para o Eclipse chamado WindowBuilder. Escola o NetBeans ou o Eclipse e crie as seguintes telas:

a) Tela de cadastro de produtos, acho que 5 campos basicos para começar (codigo do produto, nome do produto, preço de compra, porcentagem de lucro, quantidade em estoque)

b) Tela de cadastro de cliente (codigo do cliente, nome do cliente, endereco, aqui fica livre os campos)

c) Tela de cadastro de pedidos, nesta tela um combo para selecionar o cliente e uma lista para adicionar produtos, com a quantidade de cada produto e um preço total (que será calculado automáticament).

3-Se sabe acessar banco de dados, então eu iria criar o modelo de dados. Se quiser fazer com arrays,  que as vezes a programação de persistência pode se tornar complicada.

4-Implemente os cadastros basicos (produto e cliente), somente lendo os campos da tela e gravando no banco de dados, depois implemente atualização e exclusão

5-Implemente as regras de validação de produto e cliente

6-Implemente agora a tela de pedido que será um pouco mais complexa pois irá calcular preço do produto baseado na % de lucro e também o preço total baseado nas quantidades

7-Por ultimo faça a parte de baixar do estoque e também a validação do pedido para não deixar colocar nada que não exista no estoque

PS: Este definitivamente não é a melhor pratica de desenvolvimento embora possa ser util em muitos casos e muito usada principalmente em sistemas menores… Acho dificil começar desenvolvendo baseado em TDD ou outras metodologias, e até mesmo dificil começar o desenvolvimento separando tudo em camadas!

Boa sorte

carloshsamaral

jmmenezes:

Acho que se o objetivo é aprender lógica, eu seguiria os seguintes passos (lembrando que não é regra utilizar estes passos para qualquer sistema, mas para quem esta começando acho mais facil).

1-Iria desenvolver em Destkop (acho mais facil do que web para começar), se usar um RAD para as telas acho também mais facil que console.

2-Comece desenvolvendo as telas se for usar swing e/ou swt eu achei muito legal um plugin para o Eclipse chamado WindowBuilder. Escola o NetBeans ou o Eclipse e crie as seguintes telas:

a) Tela de cadastro de produtos, acho que 5 campos basicos para começar (codigo do produto, nome do produto, preço de compra, porcentagem de lucro, quantidade em estoque)

b) Tela de cadastro de cliente (codigo do cliente, nome do cliente, endereco, aqui fica livre os campos)

c) Tela de cadastro de pedidos, nesta tela um combo para selecionar o cliente e uma lista para adicionar produtos, com a quantidade de cada produto e um preço total (que será calculado automáticament).

3-Se sabe acessar banco de dados, então eu iria criar o modelo de dados. Se quiser fazer com arrays,  que as vezes a programação de persistência pode se tornar complicada.

4-Implemente os cadastros basicos (produto e cliente), somente lendo os campos da tela e gravando no banco de dados, depois implemente atualização e exclusão

6-Implemente agora a tela de pedido que será um pouco mais complexa pois irá calcular preço do produto baseado na % de lucro e também o preço total baseado nas quantidades

7-Por ultimo faça a parte de baixar do estoque e também a validação do pedido para não deixar colocar nada que não exista no estoque

PS: Este definitivamente não é a melhor pratica de desenvolvimento embora possa ser util em muitos casos e muito usada principalmente em sistemas menores… Acho dificil começar desenvolvendo baseado em TDD ou outras metodologias, e até mesmo dificil começar o desenvolvimento separando tudo em camadas!

Boa sorte

Amigo, vc me deu a base que eu queria :D, o problema que Swing eu não sei direito e nem SWT vou ter que da uma olhada… Muito obrigado, eu acho que a parte de cliente nem precisa, só preciso mesmo do estoque e pedidos.

Se alguém poder acrescentar ou dar outras dicas estou apto a isso =]

J

carloshsamaral:
jmmenezes:

Boa sorte

Amigo, vc me deu a base que eu queria :D, o problema que Swing eu não sei direito e nem SWT vou ter que da uma olhada… Muito obrigado, eu acho que a parte de cliente nem precisa, só preciso mesmo do estoque e pedidos.

Se alguém poder acrescentar ou dar outras dicas estou apto a isso =]

Amigo… perfeito… elimina a parte de cliente então e só grava o nome do mesmo no pedido!
Quanto mais simplificar no começo melhor… sei que muitos vão discordar de mim, mas eu acho que criar “algo” é um bom passo no aprendizado da programação… é importante estudar padrões de projeto, arquitetura, etc e conhecer as formas de fazer, mas na minha opnião acho muito dificil você criar algo perfeito do nada, tanto que na faculdade se começa aprendendo programação estruturada em código macarrão!

Em relação ao Swing e SWT… eu gosto mais do SWT pela questão de performance, mas tem de tomar alguns cuidados a mais pois ele não é tão portável quanto o swing… o plugin Window builder trabalha bem com os 2, mesmo por que suas telas serão extremamente simples.

Eu não começaria por web, pois acho que antes de começar a criar sistemas web, precisa aprender como o basico do http funciona, um pouco de html, e pensar que existem coisas processadas no cliente e no servidor! Geralmente os estagiários que trabalharam comigo sem conhecer nada tinham mais facilidade em começar com desktop!

carloshsamaral

A vlw, eu to fazendo um Crud aqui ai depois vou começar a fazer esse de loja =], tbm acho isso a pratica é a melhor forma de aprender programação, no caso como estou no inicio eu utilizo muitas coisas para me auxiliar, quero tentar tirar o máximo proveito disso para depois não precisar mais, só quando for necessário

Criado 31 de maio de 2012
Ultima resposta 31 de mai. de 2012
Respostas 9
Participantes 5