Programa para prints da tela

Ae galera, tô querendo começar um projeto mas não sei como começar.

A ideia é fazer um programa que permita tirar prints de uma área selecionada na tela e já salvar numa pasta especificada. O programa deve rodar em “background”, pois quando eu precisar selecionar uma área da tela não será necessário alternar entre o programa atual e o “tirador de prints”.
Já que não será necessário selecionar o programa, eu penso que poderia haver uma combinação de teclas (tipo ctrl+shift+alt) para que quando elas fossem ativadas, o programa entra em ação e possibilita a seleção da área e o print.

Conhecem algo parecido ou tem algumas dicas do que precisarei pra começar? Valeeu

Cara, fazer esse programa não será muito difícil. Uma coisa que eu ñ sei muito é fazer o programa está sempre ativado para ouvir as teclas digitadas, mas para printar a tela vc vai ter que usar métodos da classe Robot() (algo parecido com new Robot().captureImage(0,0,Width,Height)) e para guardar numa pasta vc vai usar ImageIO.whrite(imagem,“jpg”,new File(“C:\minha pasta\image.jpg”))

Não tem como escutar eventos globais de teclado somente em Java. Você teria que escrever um programa em C utilizando as bibliotecas do windows (se for o caso) e utilizá-lo através de JNI.