Queria saber o melhor jeito de gravar nome de um usuario e a senha em um programa java…
no meu caso a senha nao eh nada de mais… apenas para buscar as configuracoes pessoais do usuario…
tava pensando em usar Properties
eh uma boa???
Programa swing com senha
13 Respostas
eu acho melhor ter um bd do q um arquivo de properties, pois ele é texto puro( a não ser q vc implemente algo pra criptografar ).
Caso seja uma coisa simplezinha, pode ser… mas lembre-se de gravar a senha usando algum tipo de hash, como o MD5, por exemplo.
Aqui vai um exemplo, pra dar uma acelerada:
public String getMD5(String string) {
byte[] senha = string.getBytes();
MessageDigest md = MessageDigest.getInstance("MD5");
md.update(senha);
return new BigInteger(1, md.digest()).toString(16);
}
Mesmo que vc mande pra um banco de dados, se vc gravar como texto puro a seguranca continua indo pro vinagre… entao, se vc vai gravar uma senha, MD5 (ou outro hash) nela, nao importa onde 
concordo, mas o arkivo de property é MUITO menos seguro q um bd, seja ele qual for…
do u agree ?
Nao… se a senha estiver 'hash’eada, a unica diferenca entre os dois eh que o banco de dados oferece ainda mais uma protecao, que eh a senha pra entrar nele - soh que essa senha geralmente tem que ser configurada como plaintext em algum lugar na propria aplicacao, entao… :roll:
mas num arkivo de property um user “descuidado” pode abrir por acaso e editar. No bd não, o cara tem q saber o q tá fazendo pra editar.
Bd nao…
estou tirando meu programa de um banco de dados e passando ele pra arquivo justamente porque… nao acho necessidade pelo tipo de coisa que estou fazendo usar Banco de Dados…
E eh uma aplicacao Local…
Se qd eu for redistribuir minha aplicacao nenguim tiver que instalar e configurar o banco de dados certamente muito vao querer encher minha caixa de e-mails com perguntas…
vlws galera pelo apoio =)
Segurança por obscuridade não é segurança de forma alguma.
Use qualquer hash segura e guarde onde quiser, a não ser que você tenha 1 servidor de autênticação, o lugar não vai fazer diferença alguma.
Segurança por obscuridade não é segurança de forma alguma.
Use qualquer hash segura e guarde onde quiser, a não ser que você tenha 1 servidor de autênticação, o lugar não vai fazer diferença alguma.
discordo, obscuridade é algo bom, pois c vc diminui o range de possíveis atakes, + seguro é…
na minha opnião… 
Qualquer coisa que voce possa fazer para dificultar o trabalho de pessoas mal-intencionadas é valido…
o problema eh que tem gente que se baseia muito em seguranca por obscuridade apenas, ignorando os outros meios… algo como "… ah, o cara nao vai saber onde esta mesmo… nao tem como ele descobrir que isso funciona assim… "… mas eh tudo uma questao de tempo ate alguem conseguir acesso…
Rafael
obscuridade é um AJUDA na segurança, mas só isso não basta( o q é óbvio ).
Tudo depende do ponto de vista de cada um sobre a palavra “obvio” 
Rafael
e tb do quão seguros eles kerem estar :lol: