Programaçã e Webdesigner

3 respostas
rodolfomdi

Tive uma duvida, pois estou iniciando na programação Java e tenho interesse em fazer projetos para web, englobando a elaboração de sites por ex.
Quero saber…se é necessario primeiro eu ter um bom entendimento em webdesigner, ou qual é a relação e a diferença entre a programação e o webdesigner???

Por onde devo começar, ou qual seria o ideal!!!

3 Respostas

Cerjr

Olá rodolfo,
como web designer o seu foco será com usabilidade, visual…

já como programador o seu foco será com a funcionalidade, implementações…

bem para começar em qualquer uma das duas você precisará conhecer pelo menos html e css.

espero ter ajudado…

ViniGodoy

Só uma observação:
web designer é o profissional. A área é web design.

Você até pode ter noções de web design para facilitar sua programação e a conversa com o web designer profissional. Mas não se engane, a menos que você faça uma faculdade de design, ou tenha muito dom para coisa, seus sites vão ficar tão bonitos e humanos quanto os de qualquer técnico por aí (vide o site da Sociedade Brasileira de Computação).

Se você quiser fazer um serviço de qualidade mesmo, considere com carinho a contratação ou parceria com um designer formado. Eles podem analisar quem é o cliente e projetar a identidade visual, de modo que o layout do site expresse os conceitos que seu cliente realmente quer. Fora que, além do site, seu cliente provavelmente irá querer papelaria, cartão de visitas, pasta de vendas, etc…

Nós, programadores, conseguimos fazer linhas retas. Nosso conceito de alinhamento se resume a esquerda, direita, centro e justificado. O suficiente para deixar um documento técnico bonito, mas não muito mais do que isso.

Cerjr

ViniGodoy:
Só uma observação:
web designer é o profissional. A área é web design.

Você até pode ter noções de web design para facilitar sua programação e a conversa com o web designer profissional. Mas não se engane, a menos que você faça uma faculdade de design, ou tenha muito dom para coisa, seus sites vão ficar tão bonitos e humanos quanto os de qualquer técnico por aí (vide o site da Sociedade Brasileira de Computação).

Se você quiser fazer um serviço de qualidade mesmo, considere com carinho a contratação ou parceria com um designer formado. Eles podem analisar quem é o cliente e projetar a identidade visual, de modo que o layout do site expresse os conceitos que seu cliente realmente quer. Fora que, além do site, seu cliente provavelmente irá querer papelaria, cartão de visitas, pasta de vendas, etc…

Nós, programadores, conseguimos fazer linhas retas. Nosso conceito de alinhamento se resume a esquerda, direita, centro e justificado. O suficiente para deixar um documento técnico bonito, mas não muito mais do que isso.

Concordo 100% 8)

Criado 10 de outubro de 2008
Ultima resposta 10 de out. de 2008
Respostas 3
Participantes 3