Programação com VEP

Boa noite pessoal

Sou iniciante em Java… Uso o Eclipse e o plugin Visual Editor Projectpara desenvolvimento gráfico.

Minha pergunta é:

Seria mais viável começar a programar da mesma forma de como aparecem os códigos quando criamos uma visual class(frame, por exemplo)?

Pelo que eu vi, o Visual Editor produz um código com um “baita” encapsulamento.

Quais são as vantagens, e as desvantagens de se programar da forma que o Visual Editor produz os códigos??

Desde já agradeço, pessoal.

Acho que o ideal seria você aprender a manipular as Frames/Componentes na mão, pra depois partir para o Visual Editor.

Ele é muito bom e produtivo, mas se você fizer “na mão” sem dúvidas terá um melhor aproveitamento e entendimento…

:wink:Sinceramente, acho que “aproveitamento” eu não terei não, sabe? rsrs

Eu entendo que é necessário dominar bem uma linguagem por completo, mas fazer frames, botões,caixas de texto, alinhar tudo direitinho na unha, não é mto produtivo não. Claro que a parte de lógica, domínio de outras classes é indispensável, porém nessa parte visual, eu creio que essa ferramenta adianta um bom lado.

Dá pra se aprender muito também com os códigos produzidos pela própria IDE, uma vez que ela foi desenvolvida pela própria empresa criadora do Java, ou seja, já foram implementadas as “boas práticas de programação” no Visual Editor. Eu o vejo como um modelo a ser seguido. Posso estar errado…

Pelo menos eu penso assim…

Mas gostaria de mais opiniões

Vlw :wink:

O colega quis dizer que é bom você saber fazer na mão, antes de sair usando o VEP. Não que seria uma boa só desenvolver na mão tudo.

Eu gosto muito do padrão do VEP. Ele é claro, conciso, separa bem a parte da criação dos objetos e encapsula bem os componentes. Para um editor visual, gera um código muito limpo.

Achei uma pena o projeto ter sido descontinuado, acho o código gerado pelo Window Builder, padrão nas novas versões do Eclipse, é bem menos amigável. O editor do GridBagLayout do VEP era muito bom também.

Entendi.

Levando em consideração isso, qual a melhor forma de fazer “na mão”?
Gostaria de saber se é interessante tomar como referência o modelo de código do Visual Editor. Ou programar da forma que vemos nos livros, faculdades, etc.

Eu gosto tanto do padrão do VEP que sigo ele quando programo na mão.