Sinceramente, acho que “aproveitamento” eu não terei não, sabe? rsrs
Eu entendo que é necessário dominar bem uma linguagem por completo, mas fazer frames, botões,caixas de texto, alinhar tudo direitinho na unha, não é mto produtivo não. Claro que a parte de lógica, domínio de outras classes é indispensável, porém nessa parte visual, eu creio que essa ferramenta adianta um bom lado.
Dá pra se aprender muito também com os códigos produzidos pela própria IDE, uma vez que ela foi desenvolvida pela própria empresa criadora do Java, ou seja, já foram implementadas as “boas práticas de programação” no Visual Editor. Eu o vejo como um modelo a ser seguido. Posso estar errado…
O colega quis dizer que é bom você saber fazer na mão, antes de sair usando o VEP. Não que seria uma boa só desenvolver na mão tudo.
Eu gosto muito do padrão do VEP. Ele é claro, conciso, separa bem a parte da criação dos objetos e encapsula bem os componentes. Para um editor visual, gera um código muito limpo.
Achei uma pena o projeto ter sido descontinuado, acho o código gerado pelo Window Builder, padrão nas novas versões do Eclipse, é bem menos amigável. O editor do GridBagLayout do VEP era muito bom também.
Levando em consideração isso, qual a melhor forma de fazer “na mão”?
Gostaria de saber se é interessante tomar como referência o modelo de código do Visual Editor. Ou programar da forma que vemos nos livros, faculdades, etc.